segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Secretário apresentaações da Saúde aos conselheiros do TCE

Atenção Básica e especializada em Saúde, ações de vigilância, assistência farmacêutica, recursos humanos, rede hospitalar, planejamento e gestão, finanças, controle social, educação permanente, saúde do trabalhador, regulação, transplantes, projetos e programas de cooperação, Fundação Estatal e outras formas de contratação. Estes foram os principais tópicos apresentados hoje (31) pelo secretário da Saúde do estado, Jorge Solla, no Tribunal de Contas do Estado da Bahia, atendendo a convite formulado pelos conselheiros do TCE.

Na sua explanação, intitulada "Saúde na Bahia - Resultados e Perspectivas", Solla traçou um panorama completo da sua atuação à frente da pasta da Saúde, desde a situação encontrada, em janeiro de 2007, até o início do segundo semestre de 2009. Para o conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, de quem partiu a iniciativa de convidar o secretário, "é a primeira vez que vejo alguém chegar aqui e demonstrar o controle completo de todos os dados de sua pasta. Esta exposição é base fundamental para nós, para que possamos prosseguir não apenas na nossa função de controle externo, mas também para contribuir, como é o nosso desejo".

Entre os temas que mais despertaram questionamentos para esclarecimento dos conselheiros, programas como o Saúde da Família, deficiência de profissionais médicos e mecanismos de gestão de unidades hospitalares, como as Organizações Sociais, Pessoa Jurídica e Fundação Estatal foram destaque. Especialmente a Fundação Estatal, que deverá merecer um evento específico - reunião ou seminário - para uma explanação mais detalhada. "Estamos abertos, à disposição para conversar sobre o assunto. Nunca seremos competentes no controle externo se não soubermos o que acontece na saúde, na cultura, enfim, nas diversas áreas de governo", opinou o presidente do TCE, Manoel Figueiredo Castro.

"Potencializar as OS (Organizações Sociais), aperfeiçoar a Gestão Direta e a Gestão Indireta e implantar a Fundação Estatal: são as três vertentes que adotamos e que, acreditamos, significam um salto importante de qualidade para a gestão da Saúde no estado da Bahia", resumiu o secretário Jorge Solla. Ele explicou as vantagens de uma administração por mecanismos como as OS e a Fundação Estatal, principalmente na agilidade que se pode imprimir na administração das unidades e na contratação de pessoal.

"Um hospital com administração pública pode ficar meses com uma enfermaria parada antes de vencer a burocracia necessária para a obra, enquanto uma OS pode contratar serviços de imediato. No Hospital do Oeste, a Osid (Obras Sociais Irmã Dulce, entidade responsável pela gerência) contratou com facilidade toda uma equipe de neurocirurgiões do Rio Grande do Sul, enquanto o Estado teria que fazer concurso público", afirmou Solla. A carência de profissionais médicos no Brasil e na Bahia foi uma das questões esmiuçadas pelo secretário. "Na Bahia, temos uma das piores situações, não só no número de profissionais per capita como no número de profissionais em formação. Até 1959, tínhamos apenas uma faculdade de medicina, e, até 2001, apenas duas, em todo o estado. Para efeito comparativo, só a cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, tem três faculdades", argumentou.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aposentados da SESAB tem até o dia 11 de setembro para se recadastrarem

Os aposentados da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem até o dia 11 de setembro para se recadastrarem. A informação é da Secretaria da Administração do Estado (SAEB) explicando que a medida tem por objetivo garantir a regularidade do pagamento dos benefícios aos servidores estaduais inativos. Os aposentados tem à disposição 20 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), distribuídos nos SAC, tanto na capital como no interior do estado, a sede do Suprev, em Brotas, e o Serviço de Atendimento ao Servidor (SAS), que funciona no térreo da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Os aposentados podem consultar a lista, disponível no endereço eletrônico http://www.portaldoservidor.ba.gov.br, para saber se precisa fazer o recadastramento. Ali também estão disponíveis todos os endereços dos locais para a realização do procedimento. Ao procurar uma unidade de recadastramento, o aposentado deverá levar carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor (dispensável para maiores de 70 anos), comprovante de endereço e contracheque atualizados.

Em caso do aposentado estar impedido de comparecer a um dos postos de recadastramento, por motivo de doença ou locomoção, ou ainda por estar fora do domicílio, o recadastramento poderá ser feito através de procuração por instrumento público, com data de emissão não superior a seis meses, ou através de formulário próprio de representação, fornecido nas unidades Ceprev. Será necessário, também, atestado ou relatório médico nos casos de doença ou impossibilidade de locomoção. Em caso de ausência do domicílio, deverá ser apresentado documento que comprove em que localidade se encontra ou reside o beneficiário.

Os casos de falecimento de ex-servidores devem ser comunicados imediatamente ao Ceprev, mediante a apresentação da certidão de óbito, a fim de que seja regularizada a situação cadastral perante a Previdência Estadual. Quem não se recadastrar, no prazo determinado, terá seus benefícios suspensos a partir da folha de setembro, de acordo com a Lei 11.357/09, que organiza o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos do Estado.

Médico chinês transforma tomografias em arte







































































O radiologista chinês Kai-hung Fung desenvolveu uma técnica que transforma tomografias computadorizadas em 3D para diagnósticos médicos em arte.

O especialista, que trabalha no Hospital Pamela Youde Nethersole Eastern, em Hong Kong, já teve sua obra reconhecida.

Uma imagem da cavidade nasal feita por Fung recebeu um prêmio em um concurso da revista Science e da Fundação Nacional para a Ciência, nos Estados Unidos.

O que Fung criou em 2006 é o que chama de "Técnica Arco-Íris", na qual adiciona cor às imagens do computador. "Estas imagens que eu crio são produzidas diretamente de um terminal médico de 3D, representando o que eu vejo nele", disse o especialista.

"Eu não uso programas de computador como o Photoshop para mudar mais as imagens."

"O meu objetivo é preservar a relação direta entre os dados e a obra de arte. É uma verdadeira integração de arte, ciência e tecnologia e tanto pode ser estudada cientificamente quanto apreciada como arte visual."

"As imagens estão cheias de informação. Cada linha ou ponto representa uma estrutura anatômica específica do organismo em estado normal ou debilitado. Isto cria uma perspectiva pouco comum."

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Serviço de alimentação ganha nova organização no HBase

O serviço de alimentação prestado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HBase) está mais rigoroso e qualificado, com fiscalização permanente, buscando refeições de qualidade, melhor atendimento e controle no fluxo do refeitório. Para garantir este controle, foram confeccionados cartões para o s funcionários, que são reconhecidos por meio de sistema digital que libera a catraca recém instalada, dando acesso ao refeitório.

Aos acompanhantes, que também se alimentam no refeitório, são distribuídos nos leitos, rigorosamente, bilhetes que dão direito, ao longo do dia, a café da manhã, almoço, lanche e jantar. É importante ressaltar que a o Hbase é a única unidade da região que oferece alimentação para os acompanhantes, garantindo mais conforto e condição para quem tem dificuldades de deslocamento para bairros distantes ou que residem em outras cidades.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HBase lança informativo interno

Começou a circular nesta segunda-feira (17), o informativo interno "Nossa Base", do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Com publicação quinzenal e tiragem de mil exemplares, número aproximado à quantidade de servidores, o informativo tem a finalidade de garantir que sejam reforçadas informações de interesse dos funcionários da unidade, que nem sempre tem a repercussão necessária.

Na sua primeira edição, o informativo traz informações sobre a folha de ponto, serviço de alimentação, a aquisição de roupas e a mobilização promovida pela diretoria do hospital no combate à Gripe A (H1N1). A publicação traz ainda o espaço literário do servidor, cujo objetivo é descortinar os prováveis dotes para a escrita que alguns funcionários possuem, mas não encontraram a oportunidade para divulgar, como é o caso da servidora Silvia Pinchemel, colaboradora que fala sobre o trabalho e a palavra de ordem do Serviço Social: humanização.

"Esse informativo é um instrumento que além de colaborar na comunicação interna, valoriza o servidor não apenas pelo espaço que lhe é dedicado, mas também por garantir que informações importantes sejam socializadas", informa Felipe Magalhães, diretor da unidade.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SESAB abre seleção para estágio em transplante

Estão abertas até o meio dia da próxima segunda-feira, dia 24, as inscrições para estágio na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO). Podem participar da seleção estudantes do curso de medicina que estejam cursando os 7º e 8º semestres, com disponibilidade de 20 horas semanais para o estágio, sendo 12 horas de plantão e 8 horas de atividade didática, aula e produção científica. O estágio, com duração de seis meses, prorrogável por mais seis, com bolsa, é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes - Coset.

De acordo com o médico Eraldo Moura, coordenador da Coset, o estágio visa capacitar estudantes de medicina no processo de doação e transplante de órgãos - identificação de possíveis doadores, manutenção, diagnóstico de morte encefálica, entrevista familiar e acompanhamento de captação de órgãos e tecidos para transplante. Os candidatos selecionados farão o estágio na CNCDO, que funciona no Hospital Geral do Estado (HGE), e também acompanharão pacientes nas emergências e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais públicos.

A inscrição deve ser efetivada via internet, com o preenchimento da ficha disponível no site www.saude.ba.gov.br. A ficha deve ser enviada para o e-mail sesab.transplante@saude.ba.gov.br. O candidato deve também enviar Curriculum Vitae e histórico escolar. A avaliação escrita acontece no próximo dia 26, quarta-feira, às 12 horas, no auditório da Fundação Hemoba, na avenida Vasco da Gama s/n, próximo ao HGE.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bahia tem 78 casos confirmados de Gripe A (H1N1)

O estado da Bahia contabiliza, agora, 78 casos confirmados da gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 19 de agosto deste ano, foram considerados como suspeitos 568 casos, sendo confirmados 78 deles. Outros 101 casos foram descartados, 398 estão em investigação e há apenas um óbito confirmado laboratorialmente.

Dos casos confirmados, 50% são do sexo masculino. A idade média foi de 24 anos, variando de 11 meses a 77 anos. A maioria dos casos confirmados, 75,6% é de residentes em Salvador e os outros residentes nas cidades de Lauro de Freitas (4), Cachoeira (3), Feira de Santana (3), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Guanambi e Camaçari (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (AL), um em Ribeirão Preto (São Paulo) e outro em Montevidéu, Uruguai.

A Argentina foi o possível local de contaminação para 60% (43 casos), seguido pelo Chile (8), Estados Unidos (2), Uruguai (1) e outros em viagens dentro do Brasil.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mortes por nova gripe chegam a 368, diz Ministério da Saúde

Do total de óbitos, 50% tinham algum fato de risco. Países do hemisfério sul são mais afetados por causa do inverno.

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (18) que o Brasil tem 368 mortes pela Influenza A. Os números se referem a casos registrados até o dia 15 de agosto. De acordo com o ministério, do total de pessoas que morreram, 185 tinham algum fator de risco, incluindo a gestação, o que representa 50,3%. Além disso, dentre os mortos, 46 eram mulheres grávidas(12,5%).

Os principais fatores de risco para o agravamento da doença, de acordo com o boletim, são problemas metabólicas e respiratórios, cardiopatias crônicas, hipertensão arterial e imunodepressão, além de gestação.

Segundo o ministério, de 25 de abril a 15 de agosto, foram registrados 20, 82 mil casos graves ocasionados por gripe, a maior parte (58%) em mulheres. Entre esses, 83% se desenvolveram a partir do novo vírus. Dentre os pacientes que sofreram complicações, 42,4% possuiam pelo menos um fator de risco.

O ministério informou também que a taxa de mortalidade dos casos graves confirmados para o novo vírus no Brasil é de 0,19 óbitos por 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o boletim divulgado nesta terça, os países do hemisfério sul, que estão no inverno, continuam registrando aumento no número de casos de mortes pela nova gripe, ao contrário dos países que estão no verão. Em clima frio, a transmissão do vírus é mais acelerada.

Do G1, em Brasília

Influenza A: MS esclarece sobre e-mails

O Ministério da Saúde esclarece que não utiliza e-mails como forma de contato direto com o cidadão. O alerta é reforçado porque foram detectados e-mails na internet em nome do Ministério da Saúde com supostas recomendações de prevenção contra a influenza A (H1N1) e um link "clique aqui". A população não deve abrir essas mensagens e apagá-las imediatamente, pois podem ser a porta de entrada para vírus ou para a ação de fraudadores em busca de dados pessoais, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. O Ministério da Saúde reitera que as ações de esclarecimento sobre a nova gripe são realizadas pelos meios de comunicação de massa (TV, jornais, rádio e mídia online) e pelo Disque Saúde (0800 61 1997).

Fonte: Ministério da Saúde

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

MS emite nota sobre a distribuição do Tamiflu


Com relação à distribuição do medicamento fosfato de oseltamivir para o tratamento da gripe A (H1N1), o Ministério da Saúde esclarece:

1) Não há proibição da venda do medicamento nas farmácias brasileiras. O fato é que o único laboratório fabricante do remédio deu prioridade total aos pedidos de compra feitos pelo Ministério da Saúde. Essa medida é necessária para que o governo federal cumpra a sua missão de oferecer o medicamento GRATUITAMENTE à população em caso de necessidade.

2) Essa informação vem sendo amplamente divulgada à imprensa, inclusive em comunicados do Ministério da Saúde de 22 e 23 de julho. Em 7 de agosto, a Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde reiterou a informação, acrescentando que a Pasta não tem sequer competência para a proibição. Qualquer medicamento que tiver autorização para comercialização emitida pela ANVISA tem a sua venda permitida no país.


3) O laboratório Roche, fabricante do medicamento, também deixou clara a posição em nota divulgada em 23 de julho e reafirmada ao Ministério da Saúde ontem. Diz o texto: "Sobre a distribuição do Tamiflu® (fosfato de oseltamivir), a Roche informa que está alinhada com o Ministério da Saúde para dar prioridade aos seus pedidos. Esta conduta obedece a uma orientação do plano de contingência da própria OMS (Organização Mundial da Saúde), que prioriza o abastecimento dos governos em situações de emergência. A Roche, comprometida em atender todos os pedidos do Ministério da Saúde, vem direcionando toda sua produção a ele. Os estoques só voltarão a ser repostos nos estabelecimentos comerciais após suprimento desta necessidade principal."

4) Não há falta de medicamento para o tratamento da gripe A (H1N1) no Brasil. O Ministério da Saúde já entregou 485.420 tratamentos aos Estados, número mais do que suficiente para atender a demanda atual. Além disso, o Ministério da Saúde tem em estoque 8,79 milhões de tratamentos adquiridos em 2006. Receberá até o final de agosto mais 800 mil tratamentos e negocia ainda a compra de mais de 9 milhões de tratamentos prontos com entrega prevista até maio de 2010 para manutenção de seu estoque estratégico.


5) O Ministério da Saúde considera que o fato de não haver medicamentos disponíveis nas farmácias, embora não haja proibição para tal, contribui positivamente no sentido de evitar uma corrida desnecessária para a compra desse remédio, que deve ser tomado apenas com indicações médicas a partir do protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde.


6) O Ministério da Saúde reitera que o uso indiscriminado do remédio pode tornar o vírus mais resistente e abrir caminho para o surgimento de novas cepas, o que traria mais riscos à saúde pública, como vem alertando a Organização Mundial da Saúde.


7) Para finalizar, o Ministério da Saúde reafirma a orientação à população para NÃO se automedicar.

Fonte: MS

Cientistas acham variante do cromossomo X que detém Aids em mulheres



Um grupo de cientistas descobriu uma variante genética do cromossomo sexual X que freia o desenvolvimento da Aids nas mulheres, informou o geneticista Michael Krawczak em Kiel, norte da Alemanha, na quinta-feira (13).

A conclusão deste estudo explicaria por que, em algumas mulheres infectadas com o vírus HIV, a doença demora muito tempo a se manifestar.

Krawczak é um dos membros que participou desta pesquisa, que foi coordenada no Instituto Fritz-Lipmann (FLI) em Jena, leste da Alemanha.

A descoberta deve ter grande utilidade na hora de prever o ritmo como a doença avançará em determinadas pacientes.

O pesquisador explicou que essa variante genética também poderia ser empregada, a longo prazo, para seguir investigando em possíveis medicamentos que combatam a Aids.

No caso de algumas pessoas infectadas pelo HIV, podem se passar mais de dez anos desde o contágio e até que seja necessário o tratamento médico, enquanto aproximadamente metade dos pacientes precisam de medicação específica, após um período máximo de dois anos.

Para as mulheres que possuem este gene, a Aids demora quatro vezes mais tempo a se desenvolver --o que significa oito anos, em média.

Em torno de 15% das europeias possuem este gene, contra 3% das africanas e 50% das asiáticas.

Apesar de se tratar de um avanço em relação à Aids, ainda falta esclarecer 85% dos fatores genéticos que influem no desenvolvimento desta doença transmissível.

O estudo completo será publicado na revista americana especializada em genética "American Journal of Human Genetics".
da Efe, em Berlim

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ademir Abreu destaca ações no combate da gripe A (H1N1)

O vereador Ademir Abreu (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, destacou os casos da nova gripe em Vitória da Conquista e ressaltou os estragos que a doença está causando em cidades do Sul do país. O parlamentar se declarou preocupado com a realização do Festival de Inverno Bahia, que vai acontecer em Vitória da Conquista, atraindo pessoas do Brasil inteiro, o que poderá ser uma porta de disseminação do novo vírus na cidade.

Ademir ressaltou que a Secretaria de Saúde já está tomando as medidas necessárias para que a nova gripe não seja disseminada em Conquista. Medidas como fiscalização na rodoviária, aeroporto e entradas da cidade, com a realização de uma campanha de conscientização quanto à nova gripe, foram sugeridas por Abreu.

fonte: www.camaravc.com.br

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Canal Saúde debate Gripe A

O Sala de Convidados, do Canal Saúde/Fiocruz, debate amanhã (14), às 13h, o desafio que o Influenza A (H1N1) vem impondo a gestores, profissionais de saúde e à população. Ao mesmo tempo em que pesquisadores tentam decifrar o vírus, gestores e profissionais de saúde precisam tomar decisões rápidas e eficazes, de cuidados com a população. População que, por sua vez, se vê obrigada a mudar seus hábitos para se prevenir.

As descobertas sobre a reação das pessoas à exposição ao vírus, como os grupos de risco, exigem mudanças de estratégias constantes. Como gerenciar tudo isso sem causar pânico ou uma sobrecarga no sistema público de saúde?

Opine ao vivo. No programa Sala de Convidados, o público participa ao vivo pela WEB http://www.canalsaude.fiocruz.br, no chat, ou assistindo pela NBR e ligando 0800 701 8122. Se preferir, antecipe a participação pelo canal@fiocruz.br

Convidados - para conversar com internautas e telespectadores ao vivo, estarão no estúdio representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Torcida do Flamengo mobiliza para doação de sangue

As torcidas do Clube de Regatas Flamengo, de todo o Brasil, se uniram para dar início a uma campanha de doação de sangue em todo o território Nacional. Com o título de "Campanha Nacional do Sangue Rubro Negro".

A iniciativa visa integrar todas as torcidas estaduais em prol da causa do sangue. A parceria da Fundação Hemoba com a FlaBahia ( uma das "Embaixadas" Regionais ) renderá frutos no próximo sábado (15), quando cerca de 35 torcedores irão doar sangue na sede da Hemoba, na Vasco da Gama.

Um dos responsáveis pela organização da Torcida Bahiana do Flamengo, Vinícius Araújo, acredita que a parceria poderá se consolidar definitivamente e o ato de doar sangue deverá virar rotina entre os torcedores do Flamengo. "Já que nos reunimos para torcer pelo nosso clube de coração, porque não nos juntar para um ato de solidariedade?", comentou Vinícius Araújo.

Os interessados poderão acessar o site da campanha no endereço eletrônico: http://mkt.flamengo.com.br/hotsite/sanguerubronegro/

Uesb oferece novas vagas para Mestrado em Enfermagem

No mundo tão competitivo em que vivemos, especializar-se é uma necessidade constante. Um dos caminhos para esse crescimento é fazer uma pós-graduação. Pensando nisso, a Uesb oferece aos profissionais da área de Saúde 15 novas vagas para a seleção do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, em nível de Mestrado Acadêmico, do Departamento de Saúde (DS), campus de Jequié.

As inscrições deverão ser feitas no período de 13 de julho a 21 de agosto, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, na Coordenação de Pós-Graduação do campus ou via Sedex. Entre as vagas disponíveis uma é reservada para candidato estrangeiro, que deverá se submeter aos mesmos critérios de seleção dos demais candidatos.

Podem se inscrever graduados na área de Ciências da Saúde e afins. O curso tem área de concentração em Enfermagem de Saúde e oferece quatro linhas de pesquisa: “Educação em Saúde e Sociedade”, “Família em seu ciclo vital”, “Políticas, Planejamento e Gestão” e “Vigilância à Saúde. O processo seletivo será constituído das seguintes etapas: prova de proficiência em Língua Inglesa; prova escrita de conhecimentos específicos; análise do Curriculum Vitae (Plataforma Lattes CNPq); análise do anteprojeto de pesquisa; e entrevista. O início das aulas está previsto para março de 2010.

Confira no Edital N° 063/2009 todos os critérios da seleção, bem como documentos necessários para inscrição, as datas de cada uma das etapas, entre outras informações.

Mais informações, pelo telefone (73) 3528-9738 ou pelo e-mail mestradosaude.uesb@gmail.com.

por Evelly Freitas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Bahia tem confirmados 66 casos de Gripe A (H1N1)

O estado da Bahia contabiliza, agora, 66 casos confirmados da gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 11 de agosto deste ano, foram considerados como suspeitos 423 casos, sendo confirmados 66 deles. Outros 94 casos foram descartados, 263 estão em investigação e há apenas um óbito confirmado laboratorialmente.

Dos casos confirmados, 53% são do sexo masculino. A idade média é de 27 anos, variando de 11 meses a 55 anos. A maioria dos casos confirmados, 74% é de residentes em Salvador e os outros residentes nas cidades de Lauro de Freitas (4), Cachoeira (3), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Guanambi, Feira de Santana e Camaçari (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (AL), um em Ribeirão Preto (São Paulo) e outro em Montevidéu, Uruguai.

A Argentina foi o possível local de contaminação para 65% (43 casos), seguido pelo Chile (7), Estados Unidos (2), Uruguai (1) e em viagens dentro do Brasil.

Histórico

A gripe A, conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda causada por uma cepa do vírus da influenza A (H1N1). Ele é diferente do H1N1 totalmente humano em circulação nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. A partir da identificação dos primeiros casos na Cidade do México, em abril/2009, a doença vem se expandindo ao redor do mundo, assumindo as proporções de uma pandemia. No Brasil, já foram confirmados pouco mais de 1 mil casos, com 4 óbitos.

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38° C (graus centígrados), tosse, dor de garganta, mialgias (dores de cabeça ou no corpo), coriza e espirros frequentes. Eventualmente, também são referidos dor abdominal, náuseas e diarréia. A maioria dos casos é da forma leve e branda e não tem requerido internação hospitalar.

Crianças menores de 2 anos e idosos acima de 60 anos, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como diabetes, pneumonias, cardiopatias, hemoglobinopatias, doenças renais crônicas, câncer e em tratamento para Aids ou em uso regular de medicação imunossupressora constituem grupo de risco para complicações pela doença.

Recomendações

Se uma pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos da doença é elevado, como Estados Unidos, México, Argentina, Chile, e apresentar sintomas, deve procurar atendimento médico, evitando a auto-medicação e não transitando por espaços com aglomerados de pessoas. No momento, não se dispõe de vacina contra a nova cepa do vírus Influenza A (H1N1) e as medidas de prevenção e controle se restringem a higiene pessoal - em especial a lavagem constante das mãos, com água e sabão ou, na falta deles, com álcool - e evitar locais fechados e de grande aglomeração de pessoas.

Não há razão, neste momento, para suspensão das atividades escolares em função da infecção por influenza A (H1N1), a gripe A, e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, de acordo com o Ministério da Saúde, reitera a recomendação de que alunos, funcionários e professores com sintomas de gripe não devem ir à escola. Essa orientação aplica-se a qualquer época do ano e não apenas para este momento, quando estamos vivendo a ocorrência da gripe A, aplicando-se igualmente a outras doenças como a gripe comum, conjuntivite, diarréia, dentre outras infecções leves transmissíveis.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Material para produção de vacina contra nova gripe chegou ao Brasil, diz Butantan


Isaías Raw disse que vacina deve ficar pronta até o começo de 2010. Capacidade de produção do instituto é de 30 milhões de doses.

O presidente do Instituto Butantan, Isaías Raw, afirmou nesta terça-feira (11) que a cepa do vírus da nova gripe chegou nesta manhã ao Brasil. Cepa é a amostra de uma linhagem específica de vírus sem a qual não é possível elaborar um imunizante eficaz.

Com a chegada do material, explicou Raw, o laboratório pode começar a fabricação de 30 milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1). Ele esteve em uma audiência na Câmara dos Deputados para debater a nova gripe.

A materia-prima para a produção da vacina para a nova gripe deve seguir amanhã para o instituto. Técnicos do laboratório estão agora no Aerporto Internacional de Guarulhos providenciando a liberação das cepas do vírus A (H1N1).

Serão feitos testes clínicos indispensáveis para garantir que o produto atenda aos requisitos de biossegurança. A meta é produzir 30 milhões de doses da vacina a partir de outubro até o início de 2010. A previsão é que as doses sejam aplicadas até abril de 2010.

O Ministério da Saúde já tem fechada a compra de 18 milhões de doses da Sanofi-Aventis, laboratório francês que mantém um convênio de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan. Desse total, 1 milhão de doses serão processados e envasados pelo instituto neste ano; os outros 17 milhões, no ano que vem.

"No início não será uma vacinação em massa, mas para aqueles que têm de se proteger, como os profissionais de saúde"

Para Raw, um eventual excedente pode ser enviado para outros países. “A Argentina não tem fábrica [de vacinas], o Chile não tem”, afirmou. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmara recentemente que o Brasil não teria capacidade de repassar vacinas aos vizinhos sul-americanos.

"Começamos a produzir em outubro para entregar para o Ministério da Saúde, mas leva pelo menos trinta dias para verificar se a vacina não tem, por exemplo, nenhuma contaminação bacteriana", disse Raw ao G1, explicando que três meses não serão suficientes para finalizar os lotes. "No início não será uma vacinação em massa, mas para aqueles que têm de se proteger, como os profissionais de saúde."

Rafael Targino Do G1, em Brasília Emilio Sant'Anna Do G1, em São Paulo

Greve na Saúde: Prefeitura quer resolver impasse com diálogo, afirma secretária de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Geral do Município participaram, nesta segunda-feira (10) de reunião com o Ministério Público do Trabalho, a ASAS, e o SindSaúde. Na oportunidade, foi elaborada uma agenda para negociação relacionando os percentuais para o reajuste e, principalmente, o retorno dos profissionais para o atendimento da população.

Segundo a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, o Governo Municipal tem mantido abertas as negociações com o sindicato. “O diálogo sempre é o melhor caminho e o Governo quer discutir com o sindicato até esgotar todas as possibilidades e terminar com este impasse o mais rápido possível. A gente tem compreensão do que é a Saúde da Família para o município e a importância dos profissionais deste programa”, salienta Ribeiro.

Para a secretária, é preciso destacar que o financiamento da área de saúde, no Brasil, ainda não avançou como ocorre na Educação, que dispõe de um fundo que garante mais capacidade de investimento aos municípios.

“Além disso, estamos numa crise financeira mundial, o que comprometeu ainda mais as receitas do município”, lembra Suzana Ribeiro, que informa ainda que equipe de Saúde da Família custa para os cofres públicos entre 28 a 32 mil reais, dos quais a Prefeitura arca com cerca de 70%.

Nesta terça-feira (11), será realizada a décima rodada de negociação. A proposta de reajuste da Prefeitura é de 2,5% para o nível superior e 6,5% nível médio, “sendo que, em novembro, a Administração apresentaria as planilhas com incrementos de receitas e renegociaria o reajuste com o sindicato”, informa a secretária.

fonte: www.pmvc.com.br

Semana de Aleitamento Materno




Semana é dedicada a mostrar importância do aleitamento e a doação de leite humano






A Vigilância à Saúde realiza entre os dias 10 e 14 de agosto uma série de atividades com foco no aleitamento materno. Nesse período, serão realizados em algumas Unidades de Saúde cafés da manhã e palestras educativas com gestantes e mulheres que estão amamentando. O objetivo desta atividade, em parceria com o Nasf, Unidades de Saúde, Banco de Leite do Hospital Esaú Matos e Rede de Atenção Básica, é promover o sentimento da importância do aleitamento materno e mostrar a relevância da doação de leite humano. Confira abaixo o calendário de atividades:

1. Igreja Católica do Simão Data: 10 de agosto Horário: 9 h

2. USF Vila Serrana Data: 11 de agosto Horário: 9 h

3. USF de Inhobim Data: 12 de agosto Horário: 9 h

4. USF do Conveima Data: 14 de agosto Horário: 14h

I Encontro Municipal de Aleitamento Materno


No dia 27 acontece o I Encontro Municipal de Aleitamento Materno, que será extensivo a toda a população e acontecerá no auditório do Pólo de Educação Permanente. Criado em 2004, o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos conta, atualmente, com 35 doadoras. O leite doado é utilizado na amamentação dos bebês prematuros que ficam internados no hospital. O banco de leite também recebe doaçãos de vidros de maionese e café solúvel para armazenamento do leite que também passa por um processo de pasteurização.

fonte: www.pmvc.com.br

HBase oferece vacina contra gripe para funcionários

Mais de 400 servidores do Hospital Geral de Vitória da Conquista já foram imunizados hoje (10) contra a Influenza B (gripe sazonal), durante campanha interna que acontece anualmente. A campanha, realizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, é uma ação preventiva de promoção à saúde do servidor.

Segundo a coordenadora do núcleo, Simone Galvão, com a imunização do profissional de saúde fica garantida a assistência ao usuário do SUS. A expectativa é a de que até o fim do dia 500 funcionários sejam atendidos, número que atinge a meta do Núcleo de Epidemiologia. O restante dos funcionários já foi imunizada anteriormente.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

HBase realiza limpeza de pátios e áreas verdes














O HBase vem passando, desde o início da semana passada, pela limpeza das áreas verdes, ação rotineira que visa melhorar a estética dos pátios da unidade e evitar a proliferação de insetos e animais peçonhentos. A limpeza é uma ação da diretoria, por meio da coordenação de Manutenção Predial, que junto à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, conseguiu dez funcionários da prefeitura para a execução dos serviços.



Segundo Herberson Souza Silva, coordenador de Manutenção Predial, a ação de limpeza resolve duas questões simultaneamente: a redução da altura da grama, "e aí o hospital ganha esteticamente", e a queda de riscos da procriação de escorpiões, principalmente. "Esta é uma criteriosa rotina de limpeza e higienização, preocupação constante da diretoria do hospital, e contamos ainda com a Prefeitura Municipal, uma parceria que colabora decisivamente para desenvolvermos esta limpeza", afirmou o coordenador.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Vamos nos livrar da gripe?


O micro-organismo que provoca a doença vive se modificando para infectar o homem e, muitas vezes, acerta em cheio. Diante das preocupações que um novo tipo do vírus desperta, SAÚDE! revela o que os cientistas têm feito para nos proteger dessa recorrente ameaça




Ele habitava a face da Terra muito antes dos primeiros hominídeos. Como um Davi às avessas, pode ter contribuído para dizimar os dinossauros. E, de tempos em tempos, logo após uma transformação ou outra, assusta e gripa uma boa parcela da população. A versão da vez atende pelo nome de vírus A (H1N1), já infectou milhares no planeta e semeou o temor de uma pandemia.

Enquanto as autoridades e os médicos tomam providências para conter o avanço da doença apelidada de gripe suína, os cientistas não medem esforços para descobrir meios de derrotar todas as facetas do influenza, o micro-organismo camaleônico que causa febre e até mortes. Mas a pergunta que não quer calar é: vamos um dia ficar livres para sempre do intruso?

“Esse vírus é muito instável e trafega entre diversas espécies animais. Por isso, sempre está sujeito a mutações que o tornam irreconhecível ao corpo humano”, explica o virologista Edison Durigon, da Universidade de São Paulo. O desafio é encontrar um jeito de construir uma muralha dentro do organismo. Nessa busca, pesquisadores americanos, por exemplo, quebram a cabeça para viabilizar uma vacina universal, capaz de barrar o mutante a despeito dos seus disfarces.

Mas a principal estratégia, defendem os especialistas, é jamais tirar os olhos do baderneiro microscópico. Em outras palavras, sustentar uma rede de vigilância planetária que não cochila. “Não adianta ter os laboratórios mais capacitados do mundo se esse controle é inadequado”, diz a virologista Terezinha Maria de Paiva, do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Em entrevista exclusiva, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, concorda e acrescenta: “Quando surge um vírus novo, nenhum epidemiologista pode dar chute”, opina. “Ouvi gente dizendo que a infecção pelo A (H1N1) seria igual à de 1918, que começou devagar e, depois, matou milhões. Outros apostaram em voz alta que essa gripe iria desaparecer. Puro chute. Quem acertou? Ora, cientistas sabem muito bem que só depois de seis a oito meses é que alguém terá bases mínimas para responder a essa e a outras perguntas, como: será que o vírus mudará e que todos os esforços para uma vacina foram em vão? Será que ficará mais forte? Será que ficará mais fraco?”, diz.

O influenza é uma velha ameaça à humanidade. E não estamos falando somente dos grandes surtos capazes de matar milhões de pessoas, como na gripe espanhola do início do século 20. O próprio vírus da gripe comum — ou sazonal, como preferem os médicos — também troca de roupa frequentemente para se esquivar do nosso sistema imune. Daí por que a vacina é renovada anualmente. Por mais que o microorganismo ainda consiga encontrar brechas para atacar, o imunizante é o jeito mais seguro de prevenir estragos — sobretudo aos organismos mais frágeis. Por isso, é recomendado a crianças, idosos e indivíduos de risco, como portadores de câncer ou HIV.

por Diogo Sponchiato, Lúcia Helena de Oliveira e Paula Desgualdo

Laboratório caça micróbio candidato a ET

Artemia salina, crustáceo cujos ovos resistem a ambientes extremamente secos, fará parte do experimento para "ETs"

Um novo laboratório a ser construído em Valinhos, no interior paulista, será o primeiro do país a testar indivíduos para verificar se são capazes de suportar viagens espaciais. O segundo astronauta brasileiro, porém, não será um humano, e sim um microrganismo.

Como ainda não foi encontrado nenhum planeta similar à Terra no Universo, o que o novo projeto tentará descobrir é quais organismos poderiam viver em luas e planetas já conhecidos. Um dos idealizadores do laboratório é Eduardo Janot Pacheco, professor do Instituto Astronômico e Geofísico da USP.

Segundo ele, a ideia é construir uma câmara de simulação de ambientes extremos para avaliar a vulnerabilidade de alguns seres vivos a altas temperaturas, radiação e situações às quais a maioria dos organismos não sobrevive.

O dinheiro para o projeto, em tese, já existe. Deverá sair do Inespaço, um dos novos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) criados pelo governo federal, que possui verba prevista de R$ 7 milhões para um período de três anos. Valinhos foi escolhida porque a USP já mantém um observatório lá. O novo laboratório deve aproveitar a infraestrutura.

Mas os cientistas não precisam esperar a nova câmara para trabalhar. Janot apresenta nesta semana, na Assembleia Geral da IAU (União Astronômica Internacional), no Rio, uma pré-seleção dos candidatos à "panspermia", o espalhamento da vida pelo Universo.

Ao extremo

Junto com os biofísicos Ivan Paulino Lima e Cláudia Lage, da UFRJ, ele identificou diversos extremófilos --micróbios resistentes a condições extremas-- que seriam capazes de viver fora da Terra.

O que o trio fez foi cruzar dados de inúmeros trabalhos de astronomia e de biologia. Após Janot determinar as estimativas da temperatura média de diversos planetas já conhecidos fora do Sistema Solar (os exoplanetas), os pesquisadores listaram quais deles poderiam abrigar micróbios como a Pyrolobus fumarii, que vive em fendais termais no oceano, suportando até 130ºC.

"Não é só que eles sobrevivem a essas condições extremas. Eles gostam de viver assim", diz Janot, que diz querer redefinir aquilo que os astrônomos chamam de "zona habitável". Hoje, essa é a classificação das zonas orbitais que não estão nem tão perto nem tão longe de seus sóis e são capazes de abrigar a água líquida.

"Aqui, a água é o solvente onde as reações necessárias à vida acontecem", explica Janot, alertando, porém, que talvez isso não seja uma regra geral. Afinal, existem micróbios capazes de resistir a uma vasta gama de condições inóspitas.

"Já que esses extremófilos sobreviveriam fora da zona habitável clássica, proponho que consideremos importantes também os planetas e luas que estejam na zona habitável desses organismos", diz Janot. Alguns exoplanetas com tamanho similar ao de Netuno têm temperaturas mínimas de 120ºC, viáveis para certos extremófilos terrestres.

RAFAEL GARCIA
enviado especial da Folha de S.Paulo ao Rio

Sesab avança na implantação de uma nova política para a área de Nefrologia

Dez médicos nefrologistas treinados para implantação do cateter usado por pacientes em diálise peritoneal, nove pacientes com insuficiência renal com cateteres implantados para serem inseridos em programa de diálise peritoneal e mais de 100 profissionais de saúde que atuam na área de nefrologia capacitados em diálise peritoneal. Estes são os primeiros resultados do II Curso Estadual de Diálise Peritoneal, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Câmara Técnica de Nefrologia. Iniciado no dia 3, segunda-feira, com aulas práticas no Hospital Geral Roberto Santos (HCRS) e no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), o curso teve continuidade hoje (6), no auditório do HCRS, com aulas teóricas.

Durante a abertura das atividades, representando o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte, classificou o curso de diálise peritoneal como mais um instrumento para qualificar profissionais de saúde, e disse que o governo investe "não só na ampliação e melhoria da assistência, mas também em educação permanente". Boa Sorte lembrou ainda que a Sesab vem investindo na descentralização de serviços de média e alta complexidade, incluindo a terapia renal substitutiva, mas que não se pode descuidar da atenção primária. "Com o controle da hipertensão arterial e diabetes e o acompanhamento pré-natal adequado, evitaremos grande número de problemas de saúde", garantiu o superintendente.

Para o secretário da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Rodrigo Bueno, a iniciativa da Sesab de promover o curso de diálise peritoneal e divulgar esse tipo de terapia renal substitutiva é de grande importância e tem todo o apoio da entidade. "Sentimos dificuldade para atender todos os pacientes que precisam de terapia renal substitutiva e sabemos que a diálise peritoneal é subutilizada", pontuou o representante da SBN, acrescentando que, em São Paulo, o tempo médio de espera para um paciente entrar em programa de hemodiálise é, em média, de dois meses, tempo suficiente para o paciente ser treinado e entrar em diálise peritoneal.

Nova política

Ampliar o acesso e melhorar a qualidade da assistência prestada aos pacientes renais crônicos, que são submetidos à terapia renal substitutiva (diálise). Esse é o principal objetivo da Sesab, que está realizando diversos investimentos para implantar uma nova política para a área da nefrologia, já aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), e que prevê a expansão da oferta da diálise peritoneal, tipo de tratamento que evita o deslocamento do paciente para os serviços de hemodiálise.

Os investimentos da Sesab na área da nefrologia, além da capacitação de recursos humanos, contemplam também o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), referência na rede estadual para a especialidade e um dos cinco únicos serviços de nefrologia pediátrica existentes no país.

A nefrologista Maria Tereza Martins, coordenadora da Câmara Técnica de Nefrologia da Sesab, revela que a proposta da nova política de assistência aos renais crônicos em diálise prevê o aumento do número de pacientes em diálise peritoneal, que hoje é inferior a 7%, para 12%. Para alcançar essa meta, estão previstas diversas ações, entre elas a ampliação do serviço de diálise peritonial automatizada intermitente, tipo de diálise que funciona como um "treinamento" para pacientes e seus familiares, até que estejam aptos para a inclusão na diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD) ou na diálise peritonial automatizada (APD).

Segundo o nefrologista Sérgio Presídio, coordenador do Serviço de Nefrologia do HGRS, os dois tipos de diálise peritoneal - CAPD e APD - tem eficácia e resultado semelhantes à hemodiálise, com a vantagem de serem procedimentos feitos na residência, pelos próprios pacientes. No caso da CADP, não é utilizada máquina e os pacientes precisam fazer a filtragem do sangue quatro vezes por dia, enquanto na APD, a filtragem é processada por uma máquina, uma vez por dia.

A divulgação da diálise peritoneal e capacitação dos profissionais da área de nefrologia é outra estratégia que vem está sendo adotada pela Sesab. Este ano, já foram realizados um simpósio sobre o tema, voltado para médicos nefrologistas, e o primeiro curso de diálise peritoneal. No momento, está sendo realizado o segundo curso, que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da UFBa. O curso consta de três etapas distintas, incluindo dois dias (3 e 4) de aulas práticas, um dia de aulas teóricas e mais dois módulos de treinamento prático para enfermeiros, também no HGRS e no HUPES.

Estiveram também presentes na abertura do curso teórico, hoje, o diretor de Gestão da Rede Própria da Sesab, Renan Araújo; o diretor do HGRS, Paulo Barbosa; e o presidente da SBN Bahia, Marco Antônio Silveira;

Novas medidas sobre a Gripe A (H1N1) são definidas pela SESAB

Pelo menos um técnico em cada unidade de saúde da rede própria da Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - será treinado para coletar material de pacientes com suspeita da influenza A (H1N1), a gripe suína. Esse mesmo funcionário também se encarregará da necessária articulação com o Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz, responsável pela recepção do material e seu encaminhamento ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, referência para a Bahia nos exames para detecção da nova cepa do vírus H1N1.

Essa e outras medidas foram definidas em reunião ocorrida hoje (5), entre a direção da Gestão da Rede Própria e diretores das unidades de emergência, maternidade e hospitais da Sesab. Entre elas, consta a maior divulgação interna sobre ações preventivas, como a higienização das mãos e a chamada "etiqueta da tosse", orientando os profissionais dessas unidades e mesmo os pacientes e acompanhantes sobre como cuidar de si e dos outros adotando medidas simples, porém eficientes, para evitar a propagação do vírus da gripe, seja a gripe sazonal (gripe comum) ou a do tipo A (H1N1), mais conhecida como gripe suína.

Durante a reunião, presidida pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte, e o diretor de Gestão da Rede Própria, Renan Araújo, os participantes ouviram as informações do coordenador da Cevesp - Coordenação Estadual de Vigilância às Emergências em Saúde Pública, Juarez Dias. Ele falou sobre as características da nova gripe, descrevendo os principais sintomas, e das normas para a administração do medicamento à base da substância Oseltamivir, único indicado para tratamento nos casos graves ou com risco de agravamento da nova gripe.

Os gestores também foram instruídos a atender os pacientes com sintomas de gripe em suas próprias unidades, encaminhando-os para o Hospital Especializado Octávio Mangabeira, referência para o tratamento de doenças respiratórias, somente nos casos em que os pacientes apresentem sintomas bem evidentes da gripe A ou nos casos com gravidade. "Na terça-feira, dia 11, vamos promover um momento específico com as maternidades, para aprofundar o assunto, em busca de um protocolo próprio para gestantes, que é um grupo de risco. Deverá acontecer na Maternidade Tsylla Balbino", informou Renan Araújo.

Situação atual

Pelos dados mais recentes divulgados hoje (5) pela Cevesp, na Bahia, desde a primeira notificação de caso suspeito de influenza A (H1N1), em 24 de abril deste ano, foram considerados suspeitos 324 casos, com 55 confirmados, 58 descartados, 211 em investigação e 1 óbito confirmado laboratorialmente. Dos casos confirmados, 50,9% eram do sexo masculino. A idade média dos casos confirmados é de 27 anos, variando de 3 a 55 anos. A maioria (76%) era residente em Salvador e os demais, residentes nas cidades de Cachoeira (3), Lauro de Freitas (2), Ilhéus (2) e 1 nas cidades de Porto Seguro, Guanambi, Camaçari e Feira de Santana, além da cidade de Maceió (Alagoas) e Montevidéu (Uruguai).

A Argentina foi o possível local de contaminação para 76% dos casos confirmados (42), seguido pelo Chile (7), Estados Unidos (2), Uruguai e Brasil (Rio Grande do Sul). Para o paciente que foi a óbito, a contaminação ocorreu possivelmente em Salvador, uma vez que o mesmo não se deslocou para outras localidades, mas, até o momento, não foi possível estabelecer vínculo epidemiológico com nenhum caso suspeito ou confirmado.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Paciente com osteoporose agradecem apoio a Jaques Wagner

Na tarde desta terça-feira (04) a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose teve audiência com o governador Jaques Wagner no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia.

A Fenapco pediu o encontro para agradecer o que a Bahia vem fazendo pelos portadores de osteoporose grave. O estado foi inovador e é exemplo na distribuição do hormônio da paratireóide (Teriparatida) para os pacientes com osteoporose avançada sem a necessidade de processo judicial. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, esteve presente, assim como a presidente da Fenapco, Suely Roitman Benchimol.

A Teriparatida atua na recuperação da massa óssea e teve seu efeito comprovado em estudo feito pelo geriatra soteropolitano Antônio Carlos Silva Santos Junior, que realizou pesquisa com pacientes do Cedeba, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia. Agora, a Fenapco quer que o exemplo da Bahia seja aplicado no país. Por isso pediu que Jaques Wagner seja o porta-voz do pleito e ajude a levar a questão ao presidente Lula e ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Na reunião com o governador baiano também foi anunciada a futura criação da Associação Baiana de Pacientes e de Combate à Osteoporose, a Abapco. Ela surge para mobilizar a sociedade baiana como um todo. E também para ampliar a difusão de informações sobre a osteoporose, do diagnóstico ao tratamento, criando mecanismos para gerar mudanças no sistema de saúde da rede pública e privada. A Abapco realizará campanhas de prevenção em todas as faixas etárias da população.

Sistema Estadual de Transplantes reforça ações junto às escolas

Para ampliar o nível de informação e sensibilização da população sobre a política de transplante na Bahia, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes, está implementando o programa Educatransplantes, que se propõe a utilizar a educação como meio para que as atividades de transplante sejam discutidas, amadurecidas e aprimoradas.

A assistente social Liane Monteiro, do Sistema Estadual de Transplantes, explicou que o Educatransplantes tem duas linhas centrais de ação – a educação básica e a superior – e que está em andamento nos colégios estaduais Roberto Santos e Manoel Devoto o projeto piloto Viva Saúde na Escola, inserindo os transplantes na promoção e prevenção à saúde no contexto da saúde pública.

Esta semana, a Sesab firmou parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) para ampliar as ações sobre transplante na educação básica, via formação de professores e gestores, com videoconferências e outras atividades que estão sendo definidas.

Na educação superior, de acordo com a assistente social, palestras, minicursos, oficinas e a inclusão de temas sobre os transplantes vêm sendo destaque em instituições de ensino das áreas de medicina, serviço social, enfermagem e psicologia. “Este ano, até julho, alcançamos uma média de mil gestores, professores e alunos de ensino superior informados”, disse Liane.

Ela afirmou que neste segundo semestre “pretendemos ampliar a meta para 1.005, a partir de atividades de ensino, estágio, pesquisa e extensão, através de seminários temáticos, estágio supervisionado em saúde e pesquisa social, envolvendo professores e alunos de Serviço Social da Unime, da Dom Pedro II e da Universidade Católica do Salvador.

Nova rouparia começa a chegar ao HBase

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HBase) começou a receber, esta semana, as novas peças que compõem a rouparia, formada por lençóis, pijamas, capas cirúrgicas, casaco pagão para recém-nascido, chambre para paciente, colcha, pijamas infantil e adulto, cueiro, fronha, lençol adulto, entre outros produtos.

Os artigos são aquisições rotineiras, mas que contribuem para a melhoria no atendimento em vários setores da unidade que, em geral, dependem das roupas para garantir o conforto do paciente e principalmente procedimentos cirúrgicos.

A chegada desta rouparia é resultado do trabalho da Comissão Permanente de Licitação (Copel) do Hospital de Base, que tem realizado importantes negociações com os fornecedores nas rodadas licitatórias, a partir de planejamento que tem contribuído para a redução de gastos, respeitando todas as normas de compras públicas.

Como efeito, podemos constatar a economia de 13% do valor orçado, o que garante saldo para as novas aquisições. Em números reais a economia foi R$ 33.631,50 nas compras específicas de rouparia que custou R$ 69.368,50, quando o autorizado foi de R$ 103.000,00.

Segundo Elisete Oliveira Santos Néri, coordenadora da Copel, a diretoria da unidade, por meio das coordenações do financeiro, Copel e setores solicitantes, têm realizado licitações menores para atender necessidades imediatas, entre uma aprovação e outra. "Enquanto encaminhamos editais para aprovação para período de 6 meses, já estamos com datas marcadas para licitarmos os mesmos objetos para período de 3 meses", afirmou a coordenadora, lembrando ainda que desta forma o almoxarifado da unidade fica suprido até março e abril de 2010.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Confirmada a Gripe A (H1N1) como causa de óbito ocorrido na Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) informa que o resultado do exame RT-PCR de secreção e orofaringe do paciente GFS, masculino, 50 anos, residente em Salvador, que foi a óbito em 28/07/2009, apresentou resultado positivo para o vírus Influenza A/H1, linhagem suína. Os outros exames realizados, anatomopatológicos e RT-PCR dos tecidos coletados, ainda não foram concluídos. Vale ressaltar que o paciente era hipertenso e com história familiar de morte súbita.

Trata-se da primeira vítima fatal da doença no estado da Bahia. Este fato isolado não configura, no momento, que o vírus da Influenza A (H1N1) esteja circulando em Salvador. A Vigilância Epidemiológica da Sesab continua investigando a possível fonte de contaminação do paciente e monitorando os seus familiares no sentido de detectar qualquer alteração no seu estado de saúde.

A Sesab mantem um Pronto Atendimento, em regime de plantão 24h/dia, no Hospital Especializado Octávio Mangabeira, além de dispor de leitos para os casos que necessitarem de internação hospitalar. O Ministério da Saúde disponibilizou 500 tratamentos de Oseltamivir para o estado da Bahia como medida de reforço às ações de assistência.