quarta-feira, 31 de março de 2010

NEP promove reunião entre HGVC e instituições de ensino superior

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Geral de Vitória da Conquista promoveu ontem (30), encontro entre a diretoria da unidade e instituições de ensino superior públicas e particulares, para discutir, de forma ampliada, uma parceria formal voltada para a realização de estágios e possíveis contrapartidas das entidades na busca por melhoria nos serviços e atendimento do hospital. Participaram da reunião representantes da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

As instituições receberam a proposta de elaborar projetos que possibilitem espaços para os estudantes desenvolverem suas atividades acadêmicas, um módulo para Núcleo de Educação Permanente com biblioteca, sala de estudo, auditório, enfim um ambiente de educação que oportunize o desenvolvimento de competências pessoais. Como o projeto requer tempo para elaboração, foram propostos projetos menores, como a ampliação de clínicas com salas de estudos, destinadas a reuniões entre estudantes e seus preceptores, discussões de casos clínicos, entre outras atividades previstas para cada curso.

Este trabalho visa proporcionar à comunidade estudantil possibilidades de aprendizagem, na qual suas habilidades e competências sejam desenvolvidas para tenham a oportunidade de se tornar profissionais mais completos. "O HGVC é um grande campo de ensino em diversas áreas do conhecimento. Por isso, as instituições de ensino públicas e particulares recorrem à unidade, na busca de campo para estágio. Entretanto a demanda é grande para a realidade atual do HGVC", afirmou Valdenice Silva Rocha Vieira, coordenadora do NEP.

Para Valdenice, as instituições de ensino também são parceiras, na medida em que trazem novos conhecimentos, desenvolvem projetos de pesquisa, fazem cursos de capacitação para os servidores, contribuindo para a melhoria do serviço. "A reunião foi importante, pois proporcionou o encontro destas instituições e mostrou o compromisso que temos enquanto hospital com a formação de profissionais para a sociedade", disse Valdenice. "Para acolher, os estudantes precisamos de um ambiente que lhes ofertem instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, observando o estabelecido na legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho. Além disso, enquanto hospital, temos o compromisso com a sociedade de oferecermos serviço de saúde com qualidade", concluiu a coordenadora do NEP.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tecnologia de ponta do HCOR chega às ambulâncias do SAMU da Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza hoje (29) e amanhã (30), no SAMU Metropolitano de Salvador, a implantação da telemedicina em todas as ambulâncias de Unidades de Suporte Avançado (USA), dos SAMU 192, da Bahia. Além disso, estão sendo treinados 200 profissionais (médicos e enfermeiros) de 22 municípios. O projeto piloto do Ministério da Saúde é uma parceria com o Hospital do Coração (HCor), que detém a tecnologia digital, e faz parte da iniciativa Hospitais de Excelência a serviço do SUS, lançado pelo governo federal em 2008.

Cada ambulância do SAMU será equipada com um pequeno aparelho chamado tele-eletrocardiógrafo digital portátil, capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame, realizado no paciente em sua residência ou na ambulância, é transmitido para a internet e analisado na Central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor), e o laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos.

A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU, 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor. O trabalho é realizado diariamente em tempo real. De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência da Sesab, Paulo de Tarso, os benefícios diretos dessa tecnologia são a redução do tempo de atendimento, análise mais apurada do quadro do paciente e a realização de uma triagem ainda na casa da pessoa ou na ambulância, para o encaminhamento mais ágil ao chegar a um hospital.

"O serviço, também, vai melhorar a gestão do atendimento na rede hospitalar do SUS", explicou Paulo de Tarso, acrescentando que muitos pacientes que apresentam dor no peito não têm necessariamente doença cardiovascular ou não precisam ser internados. "Nos Estados Unidos, a ausência de triagem correta é responsável por cerca de cinco a oito bilhões de dólares de gastos desnecessários por ano e, o diagnóstico eficiente pode evitar que essas pessoas sejam hospitalizadas desnecessariamente", finalizou o coordenador.

Na Bahia, 200 profissionais (médicos e enfermeiros) estão sendo capacitados, além de receberem os equipamentos para equiparem as USAs dos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, Jequié, Alagoinhas, Eunápolis, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Ilhéus, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitoria, Guanambi, Paulo Afonso, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias.

Pesquisa inédita

O sistema Tele-Eletrocardiografia digital faz parte do projeto Hospitais de Excelência a Serviço do SUS. É uma parceria firmada em 2008 entre o Ministério da Saúde e seis hospitais de referência para humanizar e melhorar o atendimento aos pacientes do SUS. O convênio com esses hospitais envolve a aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional, pesquisas e consultorias na área de gestão com a cooperação de hospitais do país de reconhecimento nacional e internacional. A parceria prevê o desenvolvimento de 114 projetos em três anos.

O Sistema Tele-eletrocardiografia digital vai permitir ainda a produção de uma pesquisa inédita no país. Com as informações registradas nos computadores centrais do sistema, será possível levantar dados sobre o tempo de atendimento dos pacientes, número real de casos, gravidade das doenças e impacto na redução das complicações clínicas e da segunda opinião de especialistas. O estudo será coordenado pelo HCor e deve começar ainda neste semestre. A previsão é que os primeiros dados sejam divulgados no segundo semestre deste ano.

fonte: www.saude.ba.gov.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Portaria que regula funcionamento de emergências vai melhorar prestação de serviços da Rede SUS

“É importante esclarecer que a Secretaria, além de gestora, também é executora, presta serviços como no caso do Hospital Municipal Esaú Matos e também deverá obedecer tais medidas”

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista vem adotando inúmeras medidas para melhorar o atendimento nas emergências dos hospitais pertencentes e conveniados à Rede SUS. No dia 09 de março, o Comitê Gestor Municipal de Urgência e o Conselho Municipal de Saúde realizaram reunião extraordinária, oportunidade em que foi editada a Portaria 004/2010, que dispõe sobre os plantões de profissionais médicos na Rede SUS em Vitória da Conquista. A portaria é válida para todos os hospitais credenciados ao SUS e para os hospitais públicos, a exemplo do Hospital Municipal Esaú Matos e o Hospital Regional de Vitória da Conquista (Hospital de Base).

A reunião do dia 09, bastante representativa, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Suzana Ribeiro, do Coordenador Municipal de Urgência e Emergência, Sandro Bahia, da coordenadora do Sistema Municipal de Auditoria, Avaliação e Controle do SUS, Rita Ataíde – além de conselheiros locais de saúde, conselheiros municipais de saúde, representantes dos hospitais credenciados, diretores técnicos e gerais dos hospitais, médicos reguladores e assistentes, do delegado do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB) - Delegacia de Vitória da Conquista, Luís Cláudio Menezes de Carvalho, o Diretor do Hospital Regional de Vitória da Conquista, Gerardo Azevedo Júnior, e a Diretora da 20ª DIRES, Marilene Barbosa Ferraz.

Na visão de Sandro Bahia, a Portaria é necessária na medida em que existem dificuldades enfrentadas tanto pela população, que necessita do atendimento, quanto pela Central de Regulação, que muitas vezes não encontra médicos nos plantões dos hospitais. “Precisamos entender que, nas emergências, os médicos de plantão devem estar presentes e não de sobreaviso, como vem ocorrendo em algumas unidades”.

O médico Luís Cláudio Carvalho, por sua vez, afirmou que o texto da Portaria está perfeitamente em sintonia com o Artigo 2º, da Resolução nº 1451, do Conselho Federal de Medicina, segundo o qual “a equipe médica do Pronto Socorro deverá, em regime de plantão no local, ser constituída, no mínimo, por profissionais das seguintes áreas: Anestesiologia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia”.

A secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, destacou que a medida adotada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista tem como objetivo garantir o melhor atendimento médico à população nos pronto-socorros dos hospitais. Por isso, afirmou, a Secretaria de Saúde encaminhará as escalas de plantão de todos os hospitais que atendem pelo SUS, todo inicio de mês, ao Ministério Publico Estadual e CREMEB, o que vai potencializar a fiscalização do funcionamento de tais equipamentos, garantindo melhor atendimento à população.

“É importante esclarecer que a Secretaria, além de gestora, também é executora, presta serviços como no caso do Hospital Municipal Esaú Matos e também deverá obedecer tais medidas”, informou Suzana Ribeiro, segundo quem a responsabilidade da melhoria do atendimento é de todos que constróem o SUS, “sejam gestores, prestadores de serviço ou trabalhadores de saúde e à população cabe fiscalizar, realizar o controle social através da participação popular, seja através dos Conselhos Locais ou do Conselho Municipal de Saúde ou simplesmente como indivíduo no exercício da cidadania. Somente assim, o SUS pode realmente ser efetivado e consolidado”.

Reunião no Ministério Público Estadual – Na última segunda-feira, dia 22 de março, em reunião convocada pela promotora Guiomar Miranda, ocorrida na sede do Ministério Público, a Portaria editada pela Prefeitura foi objeto de discussão que envolveu a secretária de Saúde, Suzana Ribeiro, Gerardo Azevedo Júnior (Diretor do Hospital Regional de Vitória da Conquista), Rita Ataide (coordenadora do Sistema Municipal de Auditoria, Avaliação e Controle do SUS), Ricardo Alexandre Ferreira (Diretor Geral da Santa Casa), Élvio Pontes (Diretor Técnico da Santa Casa), Emanuel Pedreira (Diretor do Unimec), Dijalma Vieira (Diretor do Afrânio Peixoto) e Jucelma Silva Leão (Procuradora do Município).

Na oportunidade, os diretores de hospitais esclareceram as dificuldades que enfrentam para cumprimento da Portaria, mas informaram que a medida é necessária para melhorar o atendimento de urgência da Rede SUS do Município. Para a promotora Guiomar Miranda, a reunião foi positiva pois os gestores entenderam a necessidade de cumprimento da legislação. “Todos ficaram de acordo em implantar imediatamente nos hospitais os plantões presenciais”.

fonte: www.pmvc.com.br

quarta-feira, 24 de março de 2010

HGVC já conta com mamógrafo instalado

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) oferecerá ao público feminino, em breve, mais um importante serviço: a mamografia. Os esforços da diretoria foram compensados nesta semana, com a instalação de um mamógrafo e uma reveladora, equipamentos modernos, importados e de fabricação alemã.

O superintendente da Atenção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Alfredo Boa Sorte, ressalta que esta ação, faz parte da política de descentralização na oferta de serviços e modernização dos equipamentos. “Estamos promovendo uma verdadeira revolução silenciosa na saúde. Nunca se investiu tanto na melhoria da atenção à saúde da população que mais precisa”, avaliou.

"Esta é mais uma vitória da população, que veio pelas mãos do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, preocupados em oferecer saúde pública de qualidade e, por isso, temos a honra de entregar este mamógrafo, há muito tempo esperado", lembrou o diretor geral do HGVC, Gerardo Azevedo Junior, ressaltando que o mamógrafo é um dos aparelhos obrigatórios para a efetivação da Oncologia no HGVC, serviço que deve passar a funcionar em junho deste ano.

O mamógrafo, resultado de um investimento da ordem de 180 mil reais, irá atender à população feminina da região Sudoeste. Segundo Francisco Miranda, coordenador de Manutenção do HGVC, todas as recomendações para a instalação do mamógrafo foram devidamente atendidas. "Agora, serão escalados e qualificados os profissionais que vão operar o equipamento, atendendo ao público alvo da nossa região", afirmou.

O governo do Estado, via Sesab, já investiu 2,2 milhões em equipamentos para o HGVC. Já estão instalados e em funcionamento tomógrafo, aparelho de raio X, ultrassom, microscópio cirúrgico, aparelhos de ar condicionado, além do arco cirúrgico que já realizou mais de cem procedimentos cirúrgicos. Para este ano, a direção geral da unidade hospitalar prevê importantes avanços no cuidado à saúde da população conquistense.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Começa a 2ª etapa de vacinação contra a Influenza H1N1

No Hospital Geral de Vitória da Conquista, a vacinação de trabalhadores de saúde imunizou 700 trabalhadores, cobrindo 100% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1) começou nesta segunda-feira (22). Até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, com exceção dos idosos a partir dos 60 anos, receberão as doses da vacina. Na Bahia, o público estimado para esta etapa é de mais de 1,5 milhão de pessoas.

Todas as grávidas devem se vacinar, independentemente do período da gestação. As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes, sendo a segunda meia dose administrada 30 dias após a primeira. Na vacinação das crianças, os responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

As pessoas com menos de 60 anos, que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos, também devem ir aos postos de vacinação. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, caso possuam.

Os idosos que tem doenças crônicas serão vacinados contra a H1N1 no período de 24 de abril a 7 de maio, juntamente com a Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe sazonal (comum). Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Este ano, na Bahia, não foram notificados casos da doença. No Hospital Octávio Mangabeira, referência para o tratamento da H1N1, apenas duas suspeitas foram registradas, uma criança e um adulto. Ambos já tiveram alta hospitalar e os exames para verificar se a doença foi confirmada ainda estão em curso.

Primeira Etapa

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que 77.503 trabalhadores de saúde e 7.121 indígenas foram vacinados, na Bahia, durante a primeira etapa da campanha de imunização contra a doença, que começou no dia 8 deste mês e seguiu até a última sexta-feira (19).

No Hospital Geral de Vitória da Conquista, a vacinação de trabalhadores de saúde que atuam na emergência, clínicas médica, cirúrgica, pediatria, maternidade, UTI, recepção, segurança, motoristas de ambulância, pessoal de limpeza, laboratório e banco de sangue imunizou 700 trabalhadores, cobrindo 100% do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Funcionários do HGVC recebem vacinação contra H1N1


Acontece nos dias 18 e 19 de março a campanha interna de vacinação contra o vírus H1N1 (Gripe A) para os funcionários do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Serão vacinados em primeiro lugar os profissionais que estão na assistência direta com o paciente, na escala desta datas, receberão a vacina no próprio setor. Já os profissionais que não estão na escala deverão ser vacinados no auditório da unidade, no horário de 11:00h às 12:00h ou das 16:30 às 18 horas na 5ª feira. Todos deverão portar o cartão de vacina.

Provas para estágios não-obrigatórios serão realizadas em 28 de março

A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), através da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET) torna público que a prova para o Estágio Não-Obrigatório do SUS/Ba ocorrerá no dia 28 de março de 2010 (Domingo). Os portões serão abertos às 8 horas e fechados às 8h30min. As provas começam às 9 horas e terminam às 12 horas, exceto para os candidatos inscritos nos códigos de 107 a 110, cujas provas terminam às 13 horas.

Os candidatos inscritos deverão comparecer ao local, munidos de Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia) e caneta esferográfica preta ou azul. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento. Será proibido o uso de celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico.

Confira a lista de convocação e Vitória da Conquista, dos candidatos com inscrições válidas, bem como a lista geral das inscrições indeferidas, ou seja, aquelas que não atendem aos critérios do edital:

http://www.saude.ba.gov.br/eesp/noticias/vitoria_conquista.htm

http://www.saude.ba.gov.br/eesp/noticias/inscricoes_indeferidas.htm

segunda-feira, 15 de março de 2010

HGVC terá acolhimento para dinamizar o atendimento


Diretoria define agenda de reuniões para planejar acolhimento no Pronto-Socorro da unidade



A diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista realizou recentemente, uma reunião de planejamento para implantação do acolhimento no atendimento ao cliente/usuário do pronto-atendimento. Participaram da reunião o diretor geral da unidade, Gerardo Azevedo Júnior; a coordenadora de Enfermagem, Carolina Dantas; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Valdenice Silva Rocha Vieira, além da coordenadora do Internato da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rachel Salgueiro Rizírio, representando a instituição de ensino.

Para a efetivação do serviço, a diretoria do HGVC estabeleceu parceria com a UESB, por meio do Núcleo de Educação Permanente, setor que vem aproximando da unidade a comunidade acadêmica de Vitória da Conquista, garantindo oportunidade de aprendizado para alunos de vários cursos de formação superior.

Com o acolhimento será possível dinamizar o atendimento ao público, melhorando substancialmente o fluxo no pronto-atendimento, diminuindo o tempo de espera. Como se trata de um hospital de urgência e emergência, continuam sendo priorizados os casos mais graves, porém garantindo o atendimento a todo o público que buscar os serviços da unidade.

A direção do Hbase trabalhará com a Educação Permanente Continuada e, durante o mês de março, serão realizadas capacitações com médicos, enfermeiros e estagiários, para que sejam apresentados e discutidos os protocolos do acolhimento, com previsão de efetivação do serviço no início de abril. Um dos protocolos está relacionado à Classificação de Risco, que identifica cada usuário a partir da necessidade de atendimento. Esta metodologia deixa claro para o usuário que o atendimento obedece a gravidade do caso e não a ordem de chegada.

Segundo o diretor Gerardo Azevedo Júnior, este procedimento vai permitir redução do tempo de espera e do volume de atendimentos dos profissionais médicos. "A triagem no Hospital de Base vai melhorar a rotina do pronto socorro e garantir que os pacientes mais graves sejam atendidos com prioridade. A implantação da triagem está sendo possível graças ao empenho do NEP do HGVC e à parceria com a Uesb. Isso é extremamente importante para melhorar a qualidade no atendimento, até chegarmos ao acolhimento e implantarmos em definitivo uma política de humanização na unidade", concluiu Gerardo Júnior.

sexta-feira, 12 de março de 2010

PM inicia campanha de doação de sangue no HBase














O Hospital Geral de Vitória da Conquista recebeu na manhã de hoje (12), 60 alunos de curso de formação a soldados do 9° Batalhão da Polícia Militar, para a primeiro etapa de campanha de doação de sangue 2010, resultado de uma parceria entre a instituição e o Banco de Sangue, hoje gerido pela Fundação Hemoba.

Esta é a terceira campanha de doação de sangue realizada pela PM, sendo uma das principais ações sociais desenvolvidas pela companhia em Vitória da Conquista. No total, estão previstas 240 doações ao longo do ano, apenas de formandos, divididas em 20, todas as sextas-feiras, garantindo um estoque de bolsas que vai ajudar a salvar muitas vidas.

Segundo o diretor do hospital, Gerardo Azevedo Junior, esta é uma importante iniciativa da PM, que vai contribuir muito para os vários procedimentos realizados na unidade. "É motivo de alegria para o Hospital de Base receber estes soldados, porque a doação espontânea acontece com certa dificuldade, e a garantia de 20 policiais doando sangue às sextas-feiras, dá certa tranquilidade para a unidade", afirmou o diretor.

Durante a visita dos soldados, a coordenadora do Banco de Sangue, Anne Fátima, passou instruções com relação a quem está apto a fazer a doação e distribuiu panfletos com informações sobre todos os procedimentos para o ato. Em seguida, os primeiros policiais formandos se dirigiram ao banco de sangue para passar por todos os procedimentos para a doação.

O Comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Inácio Lira, informou que este é o terceiro ano consecutivo da campanha de doação de sangue e que além dos 240 alunos, serão convidados os policiais veteranos, "pois o ato de doação é espontâneo, e assim como os alunos de curso de formação a soldados se disponibilizaram, acreditamos que teremos as mesma respostas dos nosso policiais mais antigos para o engajamento na campanha", afirmou.

"A doação de sangue é um ato nobre", disse o aluno do curso de formação da PM Pedro Paulo Greenhalgh (foto), que fez parte dos primeiros voluntários de hoje. "Vivemos em uma sociedade em que se olha muito pouco para o próximo e junto com os colegas viemos fazer a doação de forma espontânea, porque entendemos que muitas pessoas precisam deste sangue", concluiu.

Diretoria do HBase realiza pesquisa de qualidade no atendimento

Alunos do curso de Farmácia e Enfermagem da Ufba são recepcionados pela direção e recebem as primeiras intruções sobre a pesquisa


Começa na próxima segunda-feira (15) a Pesquisa de Satisfação na Qualidade do Atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista. A pesquisa, cujo objetivo é levantar de forma prática quais as principais fragilidades do hospital no atendimento ao público, será respondida pelos usuários em quatro etapas, até o fim do ano.

Com este levantamento de dados reais, serão adotados procedimentos e protocolos para a melhoria de cada setor que necessite de intervenções mais urgentes. Segundo o diretor administrativo Luiz Flávio Souza Andrade, a pesquisa será uma ferramenta com dados apurados dos principais problemas da unidade e dará subsídios para tomadas de decisão. "Com os resultados da pesquisa em mãos poderemos analisar e definir criteriosamente quais ações serão tomadas para redução do problema. Estamos buscando com tudo isso qualificar o serviço e o atendimento oferecidos na unidade", explicou.

A pesquisa, coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente do HGVC, será feita por alunos de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), estagiários que se revezarão em dois turnos, em duplas, abordando os clientes/usuários em setores predeterminados, indicados como os que mais necessitam de intervenção.

Luiz Flávio informa que serão feitos estudos comparativos entre as quatro etapas da pesquisa. "Queremos gradualmente garantir as mudanças por setores. A partir de cada diagnóstico estaremos planejando e efetivamente promovendo as melhorias necessárias, porque o que desejamos é a satisfação de todos que venham necessitar dos nossos serviços", concluiu.

quinta-feira, 11 de março de 2010

MS lança Manual de Comunicação para emergências de saúde pública

Com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais eficaz e melhorar o relacionamento com a mídia em situações de crise, o Ministério da Saúde (MS), a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), reuniram nesta quarta-feira (10), em Brasília-DF, os assessores de comunicação das secretarias estaduais da saúde de todo o País para o lançamento do manual de Comunicação Eficaz com a Mídia Durante Emergências de Saúde Pública. Esta obra foi elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, cuidou de traduzir para o idioma português, diagramar e imprimir. Inicialmente, foram produzidos mil exemplares e o público alvo para a distribuição são os profissionais de comunicação de instituições de saúde pública, porta-vozes e gestores.

O evento contou com as presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ministro da secretaria de Comunicação, Flanklin Martins, do secretário de vigilância em Saúde, Gerson Penna, a presidente do Conass. Beatriz Dobashi, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), técnicos do MS e Conass. Na sua fala, Franklin Martins destacou a importância do manual para se estabelecer uma comunicação eficaz diante das questões emergenciais de saúde. Para ele esta publicação é uma ferramenta fundamental e estratégica para otimizar resultado.

Na avaliação do secretário de vigilância em Saúde do MS, Gerson Penna, é necessário aperfeiçoar as técnicas de comunicação, objetivando atingir formadores de opinião, especialistas e principalmente para a população sobre as ações de prevenção de doenças, "é preciso estabelecer uma sintonia entre a saúde e a sociedade por meio da comunicação, porque é com esse instrumento que poderemos garantir mais prevenção" reconheceu. No evento, Penna apresentou o plano de comunicação e as estratégias do MS para o enfrentamento da Influenza H1N1.

Para José Gomes Temporão é preciso convencer a população a partir de uma relação diária com os cidadãos. Ao se referir sobre a campanha de vacinação para o H1N1, ele afirmou se tratar de uma uma mega operação, pois vai atingir mais de 90 milhões de brasileiros, e que irá exigir de todos os gestores um diálogo mais freqüente com a população. "Precisamos passar com a maior clareza possível a necessidade de reafirmar nossas mensagens nesse universo da comunicação", destacou.

Beatriz Dobashi, ressaltou a importância da solidariedade como aspecto fundamental para o sucesso de qualquer ação em Saúde. Ela citou o exemplo da campanha de vacinação da rubéola, que vacinou 70 milhões de pessoas, contando sempre com o auxílio de diversos setores da sociedade e, principalmente com a colaboração do cidadão comum, "para isso é imperativo contar com um processo de comunicação eficaz e eficiente, como parte de uma grande estratégia".

quarta-feira, 10 de março de 2010

Saúde autoriza mais UPAS na Bahia - Conquista é uma das completas

Estado vai receber R$ 9,6 milhões para construir Unidades de Pronto Atendimento. Até 900 mil pessoas serão beneficiadas com serviços de assistência 24h

O Ministério da Saúde liberou recursos para a construção de mais seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na Bahia. Elas vão funcionar em seis municípios, segundo portarias publicadas no Diário Oficial da União. O estado receberá do governo federal R$ 9,6 milhões para obras e compra de equipamentos e, após a inauguração, mais R$ 750 mil serão destinados ao custeio mensal das atividades. Os novos serviços vão oferecer assistência de urgência e emergência 24h por dia e ajudar a desafogar os prontos-socorros dos hospitais locais, reduzindo filas.

Juntas, as seis unidades vão responder demandas de uma região com até 900 mil pessoas. As UPAs são divididas em três portes, conforme a capacidade de atendimento. Do total de novos serviços, três são do tipo I, com até 8 leitos e estrutura para atender 150 pacientes por dia cada uma, e três do tipo II, com até 12 leitos e capacidade para atender 300 pacientes por dia cada uma.

Até o momento, o Ministério da Saúde liberou recursos para a construção de 25 UPAs na Bahia, um investimento de R$ 44 milhões em 2009 e 2010. Em todo o país, foram autorizadas 329 Unidades de Pronto Atendimento. O governo federal liberou R$ 656,2 milhões para obras e compra de equipamentos. A previsão é chegar a 500 unidades até 2010. O andamento das obras é de responsabilidade dos municípios.

ATENDIMENTO - As Unidades de Pronto Atendimento oferecem serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por até 24h.

O projeto UPA 24h é uma iniciativa do Ministério da Saúde para reorganizar o fluxo de atendimento na rede pública, com o objetivo de melhorar a assistência oferecida à população. As unidades estão integradas à rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), à rede básica de saúde e à Estratégia Saúde da Família. Criada em 2002, a proposta integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergências e baseou-se em experiências de sucesso em cidades como Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).

REDUÇÃO DE FILAS - A experiência do estado do Rio de Janeiro, que possui 26 UPAs em funcionamento, demonstra a eficiência desses serviços no atendimento de urgência e emergência, resolvendo grande parte dos problemas sem necessidade de encaminhar o paciente para o hospital. Levantamento feito em 22 unidades, apontou que, de maio de 2007, quando foi inaugurada a primeira unidade da rede (no bairro Maré da cidade), até 22 de dezembro de 2009, 3.699.290 de pacientes foram atendidos. Desse total, apenas 21.632 (0,58%) precisaram ser removidos para hospitais. Isso significa que 99,42% dos casos foram solucionados nas próprias UPAs.

As cidades interessadas em construir unidades devem ter o serviço de SAMU 192 habilitado ou estar em processo de aprovação do projeto. Entre os requisitos está o compromisso de atingir, no mínimo, 50% de cobertura da Estratégia Saúde da Família na abrangência de cada UPA, no prazo máximo de dois anos.

Municípios beneficiados pelas portarias

Bahia:

Capim Grosso

Vitória da Conquista

Morro do Chapéu

Lauro de Freitas

Camaçari

Gandu

O que são as UPAS

As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) integram a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e oferecem atendimento de emergência de baixa e média complexidade 24 horas por dia. Elas são responsáveis por estabilizar o quadro clínico dos pacientes, definir um diagnóstico e analisar a necessidade de encaminhá-los ou não a uma unidade hospitalar. Os pacientes podem ser liberados, permanecer em observação por até 24h ou podem ser transferidos para um hospital, no caso de o quadro ser grave ou mais complexo.

Fonte: Ministério da Saúde

terça-feira, 9 de março de 2010

Semana da Mulher / HGVC

Bertha Lutz, uma feminista à frente de seu tempo

A luta em defesa da emancipação feminina no Brasil foi feita por muitas mulheres cuja coragem e determinação foram essenciais à conquista de direitos que hoje integram inclusive a Constituição Brasileira: o direito ao voto é, entre tantos outros, uma dessas vitórias alcançadas graças à organização das mulheres.

A zoóloga Berta Maria Júlia Lutz, sem dúvidas, integra a lista de mulheres cuja ação política desdobrou-se em conquista de direitos. Nascida em São Paulo, em 1894, foi nomeada secretária do Museu Nacional do Rio de Janeiro, fato que gerou repercussão porque , à época, era vedado às mulheres o acesso ao funcionalismo público. Em 1922, Bherta Lutz representou o Brasil na assembléia geral da Liga das Mulheres Eleitoras, realizada nos Estados Unidos, sendo eleita vice-presidente da Sociedade Pan-Americana. De volta ao Brasil, fundou a Federação para o Progresso Feminino, iniciando a luta pelo direito de voto para as mulheres brasileiras. Ainda em 1922, como delegada do Museu Nacional ao Congresso de Educação, garantiu ingresso das meninas no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Sucessora de Leolinda Daltro, fundadora da primeira escola de enfermeiras do Brasil, Berta Lutz organizou o I Congresso Feminista do Brasil. Na Organização Internacional do Trabalho, discutiu problemas relacionados à proteção do trabalho feminino. Em 1929, participou da Conferência Internacional da Mulher, em Berlim. Ao regressar, fundou a União Universitária Feminina. Em 1932, criou a Liga Eleitoral Independente e, no ano seguinte, a União Profissional Feminina e a União das Funcionárias Públicas.

Ainda em 1933, bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro e publicou A nacionalidade da mulher casada, na qual defendia os direitos jurídicos da mulher.

Candidata em 1933 a uma vaga na Assembléia Nacional Constituinte de 1934 pelo Partido Autonomista do Distrito Federal, representando a Liga Eleitoral Independente, ligada ao movimento feminista, não conseguiu eleger-se. Contudo, acompanhou as discussões da Constituinte, a convite da deputada paulista Carlota Pereira de Queirós. No pleito de outubro de 1934, candidatou-se mais uma vez e, novamente, obteve apenas uma suplência. No entanto, acabou assumindo o mandato em julho de 1936, devido à morte do titular, deputado Cândido Pessoa. Em sua atuação, lutou pela mudança de legislação trabalhista referente à mulher e ao menor, propôs igualdade salarial, licença de três meses à gestante, redução da jornada de trabalho - então de 13 horas. Permaneceu na Câmara até 1937, ocasião em que o regime do Estado Novo (1937-45) dissolve os órgãos legislativos do país.

Em 1975, Ano Internacional da Mulher, integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial da Mulher, realizada no México e patrocinada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Morreu no Rio de Janeiro, em 1976.

Fonte: www.cpdoc.fgv.br

sexta-feira, 5 de março de 2010

Hospital de Base ganha revitalização de área verde


Diretor administrativo, Flávio Andrade (direita) recebe representantes das Secretarias do Meio Ambiente e Serviços Públicos



A diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) deu início esta semana a uma série de reuniões com setores da Prefeitura Municipal, com o objetivo de viabilizar a revitalização dos canteiros centrais da Avenida Renato Rebouças, sobretudo na área em frente à unidade.

A primeira reunião foi com representantes das secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos, que visitaram a praça central em frente à unidade, analisaram os espaços e buscaram alternativas para efetivar alguns serviços.

"Entendemos que para garantir uma melhoria, é necessário que discutamos as possibilidades com os órgãos municipais responsáveis, envolvendo ainda a comunidade ao longo da referida avenida, oferecendo projetos de educação ambiental e cidadania", explicou Luiz Flávio Souza Andrade, diretor administrativo da unidade.

Embora haja rotina de coleta de lixo domiciliar, com dias determinados, alguns moradores não aderem a este procedimento, depositando lixo na avenida em dias indevidos e, além disso, são descartados entulhos ao longo da avenida, resíduos oriundos de construções e reformas de casas, e depositados materiais para construção. Partes das guias também estão danificadas, em função de em alguns trechos haver carga e descarga de empresas de transportes que possuem caminhões de grande porte, e são obrigados a atravessar o canteiro por não conseguirem manobras mais curtas.

Existe ainda a necessidade de marcação de faixa de pedestres e distribuição de placas de sinalização, já que o fluxo de pessoas que buscam os serviços da unidade é intenso.

Resultados


Na manhã de ontem (quinta-feira), a Secretaria de Serviços Públicos iniciou a limpeza da praça e a poda de árvores. Finalizado este serviço, a Secretaria do Meio Ambiente garante a manutenção das espécies já existentes e realiza o plantio de árvores e espécies ornamentais.

Segundo Luiz Flávio muitas melhorias, podem ser promovidas na avenida e na praça em frente ao hospital, fazendo com que o espaço seja mais bem utilizado. "A parceria com a prefeitura é fundamental, e felizmente a resposta veio rápida e podemos avançar para concretizar estas melhorias", concluiu.

terça-feira, 2 de março de 2010

Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho

Bahia se prepara para vacinação contra a Gripe A

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização, está finalizando os preparativos para a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1). A Bahia já recebeu 161 mil doses da vacina, que serão utilizadas na primeira etapa da estratégia de vacinação, que contemplará, entre os próximos dias 8 e 19, trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena. "A expectativa é que cerca de 170 mil pessoas sejam imunizadas nesta primeira etapa", revela Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, acrescentando que mais doses de vacinas chegarão nos próximos dias, a fim de atender toda a população alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já circula em 209 países. A proposta é vacinar os trabalhadores de saúde, de forma a garantir que esses profissionais estejam em condições favoráveis para atender às pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de adoecer e ter complicações decorrentes da doença.

Na Bahia, as equipes das diretorias regionais de Saúde (Dires) já foram treinadas para a realização da campanha e estão repassando as orientações para as equipes dos municípios, responsáveis pela operacionalização da campanha. As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo encaminhadas para as 31 regionais de Saúde, que se encarregam de distribuir os imunobiológicos para os municípios.

Estratégia

Para garantir que todos os profissionais de saúde sejam vacinados contra a Influenza A (H1N1), as doses serão disponibilizadas em todas as unidades municipais de saúde. Profissionais lotados em hospitais de grande porte terão acesso às vacinas no próprio local de trabalho. No caso da população indígena, a operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde - Funasa.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização explica que a estratégia nacional de vacinação contra o vírus influenza A se insere numa estratégia maior, de enfrentamento da pandemia, e que incluiu outras medidas, como o fortalecimento da atenção básica, a ampliação do número de leitos de terapia intensiva e o aumento do estoque de medicamentos para o tratamento da doença.

Em junho do ano passado, segundo a OMS, a disseminação do vírus H1N1 passou para a fase 6, ou seja, houve a disseminação da infecção em humanos, no nível comunitário, ocorrendo em diferentes regiões do mundo, situação que atende o critério para definição de pandemia. A partir daí, o Ministério da Saúde vem acompanhando atentamente a situação e se preparando para o enfrentamento de uma possível segunda onda pandêmica. Em 2009, na Bahia, foram notificados 1.370 casos de Influenza A, com 14 óbitos. Este ano, não houve, até agora, confirmação de casos no estado.

fonte: www.saude.ba.gov.br

segunda-feira, 1 de março de 2010

HGVC amplia o número de cirurgias


Cirurgiões e diretoria do Hospital de Base discutem melhorias para os serviços cirúrgicos


Buscando melhorar a gestão da unidade, a nova diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), empossada há 60 dias, mantém o rigor de reuniões periódicas entre seus profissionais na busca pela eficiência do atendimento ao usuário. Dando continuidade a uma agenda que visa um diálogo aberto com todos os setores e especialidades, foi realizado, esta semana, um encontro entre os cirurgiões de várias especialidades. Na oportunidade, foi anunciada a criação da Coordenação Médica do Centro Cirúrgico, sob comando do médico Wagner Rangel Borges, que vai atuar em conjunto a Coordenação de Enfermagem do Centro Cirúrgico.

A reunião teve também como objetivo o agradecimento da diretoria pelo empenho de toda a equipe, que nos últimos meses conseguiu ampliar o número de cirurgias. Foram apresentados novos protocolos para condução dos trabalhos dos cirurgiões, como a implantação do aviso cirúrgico e do controle diário dos pacientes internados. Desta forma, o HBase busca melhorar a organização para garantir maior rotatividade dos leitos, diminuindo a permanência do paciente no hospital, e aumentando a produtividade com qualidade e eficiência.

O diretor do Hospital de Base, Gerardo Júnior, apresentou dados da ampliação do número de cirurgias, que saltou de 128 em novembro passado, para 225 em janeiro, um aumento de quase 100% no número de procedimentos. No mês de fevereiro, até o dia 25, foram registradas 205 cirurgias. "Estamos acabando com a fila de cirurgias, inclusive daquelas que antes não eram realizadas na unidade. Estamos nos estruturando ainda mais, inclusive para fazer cirurgias mais complexas, como os aneurismas", disse Gerardo Junior.