quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dia da Secretária: HGVC parabeniza profissionais da área


Dia 30 de setembro é o Dia da Secretária. Antes encarregada apenas de funções basicamente operacionais como atender telefone, controlar agenda do chefe e digitar comunicados, hoje as secretárias desempenham múltiplas atividades sendo um agente fundamental dentro de empresas e instituições.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC parabeniza a todas secretárias da unidade, que desempenham um trabalho de grande responsabilidade e que exige muita disciplina e organização.

O profissional da área de secretariado é fundamental em uma equipe. É com essa visão que toda a equipe HGVC agradece as nossas queridas e indispensáveis secretárias.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Hospital de Base investe em alimentação saudável




Ter uma alimentação saudável e de qualidade torna-se essencial para garantir uma boa saúde. Desenvolver um excelente trabalho alimentar é algo que o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC procura fazer para que os funcionários e pacientes tenham uma rica e nutritiva alimentação.

Para o auxiliar alimentício, Tiago Marisco, a escolha certa dos alimentos é de fundamental importância na recuperação dos pacientes. “O hospital nos fornece o histórico do paciente, e a partir disso procuramos suprir as necessidades nutricionais deles, visando a melhora o mais rápido possível”, afirma Tiago.

Já as refeições oferecidas aos funcionários, são balanceadas com o objetivo de proporcionar o equilíbrio nutricional. A boa dieta é aquela que não apresenta abusos ou deficiências e garante o bom funcionamento do organismo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sesab entrega o troféu "Amigo do Transplante"


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, entrega o troféu “Amigo do Transplante”, profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos na próxima segunda-feira, dia 27, às 9 horas, no auditório João Torres, subsolo da Sesab. O evento terá a presença do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, e do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, que na oportunidade falará sobre a situação dos transplantes no Brasil e na Bahia.

A entrega do troféu “Amigo do Transplante” integra a programação da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorada na última semana do mês de setembro, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, com o principal objetivo de divulgar informações sobre doação e transplante de órgãos e, desse modo, sensibilizar a população para a importância de doar órgãos, ampliando o número de doadores.

Em sua terceira edição, o troféu “Amigo do Transplante”, a ser entregue no dia 27, contemplará as empresas de ônibus Viação Águia Branca, Camurugipe, São Luis e Santana; os médicos Jorge Bastos, Patrícia Fernandes Marback, Carlos Marcílio e Margarida Dutra; o diretor do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, César Martins, e o coronel Expedito Barbosa dos Santos, chefe da Casa Militar do Governo do Estado.

Esse ano, na Bahia, foram registradas, entre os meses de janeiro e agosto, 30 doações de múltiplos órgãos. No mesmo período, foram realizados 22 transplantes de fígado, 47 de rins, 96 de córneas e 17 ósseos. Para Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o elevado índice de negativa familiar - mais de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação – é um maiores obstáculos para que a ampliação do número de transplantes no estado.


Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HGVC promove campanha de incentivo à doação de órgãos



Em comemoração ao Dia Nacional de Doadores de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da unidade realizam a campanha “Doe Ógãos Doe Vida. O objetivo da campanha, que acontece de 27 de setembro a 01 de outubro, é informar e sensibilizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos.

De acordo a Assistente Social da Cihdott, Eloneide Caracas, a fiscalização e a divulgação da doação são algumas das atividades desenvolvidas pela equipe. “A Coordenação Intra-hospitalar realiza um trabalho de organizar, no âmbito do hospital, o processo de captação de órgãos, além de trabalhar com a equipe médica da Unidade”, destaca a assistente.

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países que mais realizam transplantes de órgãos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de transplantes no país cresceu 16,4% no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 2.367 transplantes de órgãos de doador falecido. No primeiro semestre de 2009, foram 2.033 cirurgias nesta modalidade contra 1.688 procedimentos realizados no primeiro semestre de 2008 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


A doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano é uma iniciativa importante. É através do transplante de figado, rins, coração e outros orgãos, que muitos estão sobrevivendo dignamente ou ganham melhores condições de vida. Para ser um doador é necessário que comunicar à família sobre o desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno. Em caso de doadores vivos, a pessoa precisa ter boas condições de saúde, ser maior de 21 anos e querer doar. O HGVC acredita que com apenas um ato muitas pessoas podem ser salvas.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Núcleo de Vigilância Epidemiológica participará de capacitação em São Paulo


O Ministério da Saúde não para de promover o aperfeiçoamento dos seus profissionais. E o HGVC segue o mesmo ritmo. Entre os dias 27 de setembro a 01 de outubro, a enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Maria Célia Abreu, estará participando das atividades do Curso de Atualização Em Vigilância Epidemiológica Hospitalar, na cidade de São Paulo, oferecido pelo Ministério da Saúde. Além de participar do curso de capacitação, a enfermeira também apresentará as atividades desenvolvidas pelo núcleo do HGVC. Essa capacitação integra o trabalho continuado do HGVC no sentido de melhorar o atendimento, com equipe hospitalar cada vez mais preparada.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Novos computadores para o HGVC


Investir na qualidade dos serviços prestados à comunidade, oferecidos pelo Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, é o que a Secretaria de Saúde da Bahia/Sesab vem promovendo. A chegada de 14 computadores no HGVC tem por objetivo substituir os computadores que antes eram terceirizados, além disso, alguns setores serão escolhidos para receber as novas máquinas, ou seja, aqueles que mais necessitam de novos equipamentos.


Para o coordenador de Tecnologia da Informação/TI do HGVC, Wellington Oliveira Silva, o hospital foi beneficiado com esses computadores. “A vinda desses equipamentos contribuiu muito, pois não iremos precisar locá-los, efetivando menos custo”, afirma o coordenador.


Mais equipamentos-O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HGVC recebeu do Ministério da Saúde 02 computadores. Segundo a coordenadora do setor, Simone Galvão, esses equipamentos servirão para que o setor implante o Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Sinan, que registra e processa dados sobre agravos de notificação de todo o território nacional, contribuindo para definição de medida de controle sendo utilizados para o cadastro. “Iremos utilizar os computadores somente para o cadastro de notificação, para que possamos contribuir com todos”, declara Simone.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Seleção de vigilantes no HGVC


Na tarde dessa quinta feira, 16, teve início no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC uma seleção para contratação de novos vigilantes. O processo, coordenado pela empresa vencedora da licitação, a Guardsegure, levará em consideração os seguintes critérios: aplicação de teste e entrevista. No entanto,o objetivo da empresa é aproveitar toda a equipe que já atuava na segurança da unidade.

O inspetor de vigilância da Guardsegure, Agnaldo Pereira Teixeira Santos, acredita que o trabalho da empresa vai contribuir para o crescimento da unidade. “Avaliar os canditados por meio de prova e entrevista é um forma de conhecê-los melhor. Esse é só o primeiro contato com essa equipe que já presta serviço aqui no hospital”, avaliou o inspetor.

O número de vigilantes continuará o mesmo: 16 vigilantes devem continuar atuando no HGVC. Profissionais capacitados e com potencial de crescimento é o que a administração do hospital busca para melhor atender a comunidade.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Encontro discutirá Síndrome de Down


Cerca de 80 pessoas já estão inscritas para o encontro “Um novo perfil do protocolo clínico de investigação rotineira e preventiva para pessoas com Síndrome de Down”, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Associação Baiana de Síndrome de Down (Serdown), que acontecerá no dia 25, das 8 às 13h, no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM).

O encontro, que conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Associação Bahiana de Medicina (ABM) e a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), terá como facilitador o médico pediatra e geneticista, Zan Mustachi, presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

De acordo com Liliane Silveira, coordenadora de Políticas Transversais da Diretoria de Gestão do Cuidado da Sesab, a qualificação de profissionais para diagnóstico e intervenções precoces tem se mostrado um dos pilares para a efetivação do direito à saúde de qualidade, como preconiza o SUS. “ O encontro vai reforçar a importância das ações educativas objetivando uma melhor qualidade de vida para as pessoas com a doença.

As inscrições continuam abertas. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Fonte:http://www.saude.ba.gov.br

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ministério da Saúde reajusta valor de hemodiálise e investe R$ 200 milhões no setor


Quatro procedimentos de Terapia Renal Substitutiva terão aumento de 7,5% no valor da sessão. Medida amplia oferta de serviços no SUS A partir do próximo dia 1º, os serviços de hemodiálise em todo o país terão garantidos um incremento de aproximadamente R$ 200 milhões do orçamento do Ministério da Saúde. A medida beneficiará diretamente cerca de 70 mil doentes renais atualmente atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão liberados por meio de portaria que será publicada na próxima semana e serão destinados ao reajuste de 7,5% no valor das sessões de hemodiálise como também à ampliação da oferta dos serviços na rede de saúde.

Os investimentos do governo federal no setor de hemodiálise foram anunciados pelo Ministério da Saúde durante encontro, na tarde desta quinta-feira (9), entre representantes do ministério, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Associação Brasileira dos Centros de Diálises e Transplantes (ACDT). Para o reajuste no valor das sessões serão destinados R$ 122 milhões por ano.

O restante do investimento (cerca de R$ 78 milhões) será aplicado no chamado “encontro de contas”; isto é, na rechecagem da produção de hemodiálises pelos serviços habilitados em todo o país. “As medidas têm o objetivo de identificar a real demanda por este tipo de procedimento e, a partir disso, ampliarmos e aprimorarmos os atendimentos”, explica o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame. Todo ano, o SUS absorve cerca de cinco mil novos doentes renais.

REAJUSTES – Os percentuais de reajuste nos serviços de hemodiálise foram definidos a partir de negociações com as entidades representativas do setor e com base em parâmetros obtidos a partir de estudo técnico realizado pelo Ministério da Saúde. O aumento em 7,5% incidirá nos valores de quatro procedimentos.

Todos eles referem-se à tabela da Terapia Renal Substitutiva (TRS). São dois procedimentos de hemodiálise realizados de uma a três vezes por semana. Essas sessões passarão a custar R$ 155. Os outros dois procedimentos de hemodiálise que sofrerão reajuste estão relacionados ao tratamento de pacientes portadores de HIV. Nestes casos, os valores aumentarão de R$ 213,76 para 229,79.

“Este investimento é resultado de um grande esforço orçamentário do Ministério da Saúde”, afirma o secretário Alberto Beltrame que, durante o encontro com representantes da SBN e da ABCDT, destacou a importância da manutenção do diálogo entre o governo e o setor para a permanente qualificação dos serviços de hemodiálise no país. As entidades que participaram do encontro aprovaram os investimentos anunciados e reconheceram a dedicação e a transparência do ministério no processo de negociação.

ESTUDO-A análise realizada pelo Ministério da Saúde para a definição técnica do reajuste de 7,5% no valor dos procedimentos é resultado de consultas a cerca de 20% do total de clínicas (aproximadamente, 630) que atualmente estão habilitadas para oferecer serviços de hemodiálise por meio do SUS. As unidades preencheram um questionário que avaliou desde aspectos gerais dos serviços (tamanho, localidade, instalações/equipamentos, aquisição de insumos/escala de atendimento, tributação) até o custo deles com recursos humanos.

O levantamento feito pelo ministério é um recorte de um grande estudo sobre o setor que está sendo realizado pelo Ibope em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz. A expectativa é que esse amplo diagnóstico seja concluído até o final deste ano.

Em 2009, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,6 bilhão nos serviços de hemodiálise pelo SUS. Este valor corresponde a um acréscimo de 141% em relação a 2001. Com os R$ 200 milhões de incremento, o investimento do governo federal no setor chegará a R$ 1,8 bilhão.

A rede pública conta com cerca de 630 serviços habilitados para o atendimento a doentes renais, que recebem atendimento integral e gratuito. Em 2004, eram 483 unidades. Todos os estados e o Distrito Federal têm pelo menos um serviço habilitado.

Fonte:http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nep e Farmácia realizam aula de acidentes com Animais Peçonhentos e Soroterapia


O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC oferecerá nesta quinta, 09, uma aula sobre Animais Peçonhentos e Soroterapia. O objetivo do trabalho é discutir acidentes que ocorrem diariamente envolvendo esses animais, muitas vezes por falta de cuidados, e a melhor forma de agir nessas situações.

O Núcleo de Estudos Permanente/Nep junto com a Farmácia do HGVC são os parceiros envolvidos nessa realização. A aula será ministrada pelo farmacêutico e bioquímico Márcio Teles Santos que irá apresentar os índices de acidentes ocorridos e como diminuir os riscos causados por esses animais. O evento será dividido em dois horários: de 09h as 11h e das 17h as 19h, no auditório do hospital.

A aula é aberta para todos os enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos e estagiários da área de saúde. O desenvolvimento das ações destinadas à prevenção e ao controle dos acidentes é essencial para evitar acidentes com animais peçonhentos.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

HGVC implanta o serviço de cirurgia pediátrica

Qualidade no atendimento é algo que o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC procura sempre proporcionar à sociedade. Recentemente, o HGVC recebeu mais um integrante em sua equipe médica. O médico Luciano Carvalho, especializado em cirurgia e urologia pediátrica, passa a integrar o quadro de profissionais da Unidade.
Com essa nova contratação o HGVC, especialmente a UTI pediátrica, terão um avanço satisfatório, já que o atendimento também se estenderá ao berçário do hospital. Para a coordenadora da UTI pediátrica, Rachel Rizério, o objetivo principal é melhorar o serviço prestado à comunidade. “Teremos uma escala de 24 horas nos 7 dias da semana. Antes tínhamos uma cobertura parcial, somente na UTI pediátrica, mas agora iremos ter uma cobertura total da unidade e do berçário”, explica a coordenadora.

O HGVC é um dos poucos hospitais do Estado da Bahia a desenvolver um trabalho na área pediátrica. Profissionais capacitados e com especialidades específicas melhora consideravelmente o atendimento dado as crianças. O hospital tem como objetivo atender com qualidade e recursos necessários para cada tratamento. Além disso, a implantação da cirurgia pediátrica é mais uma conquista. O hospital poderá realizar cirurgias que antes não era oferecida a população.

"O HGVC investe de forma continuada em profissionais capacitados nas diversas áreas. A chegada de um médico especialista em cirurgia e urologia infantil qualifica ainda mais toda a equipe que integra o hospital". Comenta o Diretor Geral, Gerardo Júnior.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Divisa divulga determinações da Anvisa


A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado, informa à população que, como medida de interesse sanitário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, em todo o território nacional, do medicamento Atroveran Plus, fabricado por Hypermarcas S.A., localizada em São Paulo. Também como medida de interesse sanitário, a Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do medicamento Fauldvincri Solução Injetável CT 5 FAVD INCX 1 ml, Lote 10C0015, fabricado em abril de 2010, validade até abril de 2012, cuja detentora do registro é a empresa Libbs Farmacêutica Ltda., com sede em São Paulo.

Outra determinação da Anvisa foi a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, de todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pela empresa Sebastião A. Romanello ME, com sede em São Paulo, por não possuírem registro e a empresa não possuir autorização de funcionamento. Como medida de interesse sanitário, a Anvisa determinou a interdição cautelar, em todo o território nacional, do lote nº 0780063, fabricado em fevereiro de 2010, com validade até fevereiro de 2012, do medicamento Albendazol supensão oral 40mg/ml genérico, fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro S/A. A interdição é pelo prazo de 90 dias, a partir de 27/08/2010.



Fonte:http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab/

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

HGVC recebe os novos internos de Medicina

Começou na tarde desta terça-feira, 31, a recepção dos novos alunos do Internato do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. O colegiado de Medicina e a equipe do HGVC realizaram um evento de confraternização e apresentação do trabalho do hospital.

Na programação do evento, atividades voltadas à academia, ao Sistema único de Saúde/Sus e o HGVC. A coordenadora da UTI pediátrica, Rachel Rizério fez uma avaliação geral sobre o trabalho do hospital e as atividades que compete aos estudantes nessa nova jornada.

O diretor do HGVC, Gerardo Junior, teceu um breve comentário sobre a organização do hospital, além de discutir a estrutura da Unidade. Gerardo agradeceu a todos os internatos e parabenizou aos coordenadores que realizaram mais essa etapa.

O internato é mais um avanço para os estudantes de Medicina, pois é o momento em que eles podem escolher a área que irá se especializar. “É uma fase muito importante para todos nós estudantes, já que é onde iremos deixar os livros e conheceremos o exercício da profissão”, afirma Diego Venício Santos Argolo, estudante do 5º ano do Curso de Medicina da Uesb. Com duração de dois anos o internado contribui na formação dos alunos, ao possibilitar que coloquem em prática tudo que aprenderam na teoria.