segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Semana do Servidor mobiliza funcionários do HGVC


Para comemorar o dia do funcionário público, que transcorre no dia 28 de outubro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC realiza a Semana do Servidor 2010 entre os dias 26 a 28 de outubro, das 08:00 às 18:00 horas. Cuidando do Cuidador é o tema do evento que reunirá diversas dinâmicas com os servidores. Avaliação nutricional, vacinação e ginástica laboral são alguns serviços que estarão disponíveis, além de uma programação cultural e stands informativos.


Programação Cultural - A programação do evento inclui um dia multicultural. Para garantir um coletivo cultural, o HGVC oferece show musical com Maurício Sena, Rita Pithon e Carlos Porto, Chico Phaz, participação dos corais Conquista Criança e Terceira Idade, além de a participação de estudantes do Conservatório Municipal de Música e do grupo gospel Ministério Louvor C.E.U..


Stands - Informação e prevenção serão os procedimentos oferecidos por alguns setores do HGVC e das unidades de ensino: Universidade Federal da Bahia/UFBA (campus Anísio Teixeira), Faculdade de tecnologia Ciências/FTC, Faculdade Juvêncio Terra, Colégio Politécnico Boock e Centro Técnico de Ensino Profissionalizante/Cetep. Banco de sangue, higienização, vigilância epidemiológica e programa de gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde estarão participando da programação e colaborando com serviços e informações aos usuários da unidade e aos colegas.
Clique na imagem

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jorge Solla entrega novo equipamento ao HGVC

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vem desenvolvendo um trabalho de aperfeiçoamento constante, através da promoção de cursos preparatórios nas diversas áreas da saúde, contratação de novos profissionais e manutenção e compra de novos equipamentos. Dando continuidade a essas ações, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu o mais novo equipamento do hospital: o Doppler Transcraniano (DTC), um investimento da ordem de R$ 96 mil reais. A entrega foi feita nesta terça-feira (22), pelo secretário Jorge Solla.

O aparelho é mais um recurso que contribui para a melhoria do funcionamento da unidade, que dispõe de excelentes profissionais. Na área de neurologia e angiologia, a equipe do HGVC é totalmente preparada para atender a população. Os médicos são especializados na realização e interpretação deste exame. “Esse equipamento contribui para o diagnóstico de morte cerebral, avaliação vascular, além de ampliar consideravelmente a capacidade de diagnóstico em um tempo reduzido”, afirmou Jorge Solla.

Profissionais da Cihdott, Eloneide Caracas e karine Barbosa, ao lado do Secretário da Saúde, Jorge Solla.

O Doppler Transcraniano é um recurso que vai facilitar principalmente na confirmação de morte cerebral e fechamento do protocolo do paciente. “Com isso, ampliamos também a captação de órgãos. Até o momento já foram realizadas 17 captações nos últimos dois anos, aqui na unidade, por isso é importante ampliar e dar continuidade ao trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott)”, esclareceu Solla.

Para a coordenadora da Cihdott, Maria Tereza Barcia, uma das principais vantagens do Doppler é a viabilização e a realização dos diagnósticos dos pacientes do hospital. “A equipe do HGVC está capacitada para a manipulação do equipamento, por isso, acreditamos que o aparelho irá contribuir muito para o hospital e para a cidade”, declarou a coordenadora.

"Esta é uma clara demonstração do investimento do Governo do Estado, por meio da Sesab, na melhoria da qualidade dos serviços ao usuário do HGVC. A entrega deste novo equipamento, entregue pelo secretário, Solla complementa os equipamentos disponíveis para o fechamento de protocolos por morte encefálica e vai contribuir na captação de órgãos, na sensibilização da população quanto ao ato de doar ", afirmou o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior.

Sobre o doppler

Uma das principais indicações do Doppler transcraniano (DTC) na prática neurológica e principalmente em terapia intensiva é como exame confirmatório para o diagnóstico de morte encefálica (ME). O DTC está incluído entre as ferramentas complementares obrigatórias em nosso país para a confirmação de ME, conforme a legislação vigente (CFM, Resolução N.º 1.480 de 8 de agosto de 1997).

Inúmeros estudos publicados nos últimos 20 anos demonstraram que o DTC compara-se aos demais exames confirmatórios no diagnóstico de morte encefálica com 100% de especificidade e elevada sensibilidade. As principais vantagens do DTC em comparação aos demais métodos são a sua portabilidade, que permite a realização do exame à beira de leito; sua fácil repetição; a possibilidade da realização na vigência de superdosagem de drogas depressoras do sistema nervoso central que podem representar uma limitação ao estudo eletroencefalográfico; seu baixo custo; ser um exame não-invasivo e a rapidez no tempo de realização do exame.

Os achados característicos observados no DTC nos pacientes com ME (fluxo alternante, pico sistólico curto ou ausência de fluxo em vaso identificado em estudo prévio por DTC) condizem com ausência de fluxo sangüíneo cerebral ou parada circulatória encefálica (PCE) quando observados nas artérias carótidas internas, cerebrais médias e nas artérias da circulação posterior (vertebral e basilar).

Além de possibilitar o fechamento do Protocolo por morte encefálica, o doppler ajuda no diagnóstico de hipertensão intracraniana e hemorragia subaracnóide.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ética Médica: HGVC participa da discussão


Com a perspectiva de promover um melhor atendimento às necessidades da unidade de saúde, o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC incentiva toda equipe médica do hospital a participar do encontro de médicos da região. O Objetivo do V Encontro da Delegacia Regional de Vitória da Conquista é discutir os aspectos éticos do exercício da medicina e assuntos de interesse profissional.

"A ética médica tem papel fundamental, pois se baseia em respeito mútuo, entre médico e médico, medico e paciente e médicos e familiares de pacientes. A ética médica em primeiro passo é analisar os diversos contextos, onde se exerce a prática médica", declara o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva/UTI, Dr. Sandro Bahia.

O Encontro desenvolvido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia/Cremeb discutirá temas pertinentes para a qualificação profissional. Lei do Ato Médico, Responsabilidade Técnica na Gestão Pública de Saúde e Novo Código de Ética Médica serão as questões trabalhadas no evento, palestras essas ministradas por: Jorge Cerqueira (Presidente) e José Abelardo Meneses (Vice-Presidente). A proposta é desenvolver um exercício de reflexão e aprendizado para todos os profissionais da área de saúde.


A programação tem início às 14h30 do dia 21, com a visita ao Hospital Esaú Matos. Em seguida, a partir das 18h, haverá uma reunião com os membros da Delegacia, na sede local do Cremeb. No dia 22, mais quatro unidades de saúde serão visitadas: Hospital Unimec (8h30), Hospital Geral de Vitória da Conquista (9h30), Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista (10h30) e Hospital Alfrânio Peixoto (14h30).


Para participar das palestras os interessados devem comparecer, dia 22 de outubro, às 19:30 horas na Casa do Médico, localizada na rua Siqueira Campo, nº 646-Recreio-Vitória da Conquista-Ba.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Parabéns aos médicos do HGVC!


O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC parabeniza toda a equipe médica da unidade, nesse 18 de outubro, Dia do Médico. A humanização do tratamento médico ganhou grande importância e revelou que além de uma profissão, a medicina é também um trabalho de compromisso social.

O médico é um dos mais importantes profissionais presentes em nossa sociedade. Sua função está ligada aos cuidados da saúde. Este profissional utiliza o saber específico, técnicas e abordagens que lhe permitem promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Do quadro de médicos contratados pela Sesab, o HGVC reúne 175 profissionais de várias especializações, sem contar os cooperados e Pessoa Jurídica.

Segundo o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior, a unidade tem recebido apoio constante da Secretaria de Saúde da Bahia/Sesab e o seu quadro de profissionais médicos em várias especialidades vem aumentando gradativamente. “A missão do médico é realmente a de salvar vidas e felizmente temos tido a sorte de contar com profissionais preparados no HGVC, e isso fortalece o Sistema Único de Saúde e agradecemos a este profissionais pela sua dedicação”, afirmo o diretor geral.

Para o médico especialista em Unidade de Terapia Intensiva/UTI e diretor técnico, Wesley Carvalho Burgos Soares, o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência na qualidade de atendimento e tratamento, pois os profissionais são extremamente competentes e responsáveis.

“O mais importante para se comemorar nesse dia, são os resultados e ações que conseguimos. Cumprir nosso papel com responsabilidade e humanização é o verdadeiro motivo para poder comemorar”, declara Wesley Burgos.

Salvar vidas é um ato de amor, e escolher essa tarefa não é nada fácil. Dedicação, competência, responsabilidade e vontade de ajudar o próximo são ferramentas essenciais para tornar-se parte de uma das profissões de maior importância. Realizar um trabalho, em que o objetivo é sempre fazer o possível com o próximo, com certeza é o que toda equipe do HGVC vem proporcionando à sociedade.

Porque 18 de Outubro - A data é uma referência ao discípulo Lucas, o "amado médico", segundo o apóstolo Paulo, quando teria estudo medicina em Antioquia. A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos" foi por motivos específicos, ou seja, segundo a tradição, São Lucas era médico, além de pintor, músico e historiador, e abraçava todas as causas, ajudando sempre as pessoas.


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HGVC promove: Ação Sócio Ambiental-Dia das Crianças

O lixo hospitalar deve ser separado corretamente, obedecendo as regras e formas de aproveitamento. Consciente da importância de reciclagem, o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC junto com sua equipe de higienização e o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde/PGRSS realizam um excelente trabalho com o lixo hospitalar.

“A segregação dos materiais utilizados de acordo as normas do PGRSS é o trabalho inicial do hospital, em seguida com os locais pré-definidos fazemos a separação do que é reciclável”, declara a Supervisora Eliana Vieira Queiroz, da Map Sitemas de Serviços, empresa terceirizada do hospital.

Essa iniciativa dos gestores do HGVC, em reciclar o lixo hospitalar, vem proporcionando ações Sócio Ambiental. Os materiais recicláveis, vidros, plásticos, papel, papelão, metais e outros materiais que podem ser reutilizados são revestidos para reciclagem, sendo uma prática rentável, que são utilizados nas ações promovidas pelo hospital.

No Dia 13 de outubro, a equipe do HGVC realizou a Ação Sócio Ambiental-Dia das Crianças. Uma tarde de animação no Albergue, casa do acolhimento, no período da tarde, fez a alegria de todas as crianças e adolescentes presentes na unidade.

O HGVC quer com essa iniciativa, incentivar as empresas de saúde a fazer o aproveitamento de tudo o que puder ser reciclado para que possam produzir a menor quantidade de lixo possível.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13 de outubro: Dia do Terapeuta Ocupacional


Dia 13 de outubro é o Dia do Terapeuta Ocupacional, profissional que busca reestruturar o cotidiano de portadores de alguma incapacidade física, mental ou psíquica, por meio de exercícios e atividades. No Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC atuam dois terapeutas ocupacionais que desempenham um papel fundamental na recuperação dos pacientes em sua totalidade.

No Hospital, o Terapeuta Ocupacional identifica o sofrimento psíquico do indivíduo internado e da família, utilizando atividades terapêuticas de modo a modificar o ambiente hospitalar podendo trabalhar conteúdos internos; minimizar tensões geradas pela doença, tratamento e internação; facilitar vínculos entre paciente e equipe de saúde; orientar familiares, etc.

Atua em diversas áreas (UTI, traumato-ortopedia, neurologia, oncologia e obstetrícia, ou até mesmo em enfermarias) atendendo pacientes portadores de diversas patologias, desenvolvendo atividades de acordo com quadro clínico.

O Dia do Terapeuta Ocupacional é comemorado no dia 13 de outubro, pois nessa data foi regulamentado o Decreto Lei 938 do ano de 1969, que estabelece um código de ética para a profissão. O HGVC parabeniza todos os profissionais da Terapia Ocupacional, uma das áreas mais abrangentes da saúde.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hospital de Base desenvolve atividades para o dia das crianças


Em comemoração ao Dia das Crianças, assistentes sociais e equipe da pediatria do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC realizam uma semana de interação com os pacientes da unidade pediátrica. Nesta quinta-feira, 07, atividades como teatro e música farão parte da rotina dos internos, com proposta de desenvolver uma recreação saudável para as crianças do hospital e seus familiares.

Para a coordenadora do Serviço Social, Nori Chequer, todo e qualquer evento que os profissionais da unidade desenvolvem é para revitalizar o tratamento dos pacientes. “Sempre faz parte de nosso trabalho realizar esses momentos de interação, pois acreditamos que essa proposta contribui muito para a recuperação dos internos”. Declara a coordenadora.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Diretoria Administrativa do HGVC inaugura novos setores


No intuito de aperfeiçoar suas atividades, a Diretoria Administrativa do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC vem implantando novas coordenações. Essa ação integra o trabalho continuado realizado pela Diretoria, que busca gerenciar os diversos setores da unidade e atender novas demandas para prestar um melhor atendimento à comunidade. As coordenações de Compras, de Tecnologia da Informação e de Patrimônio e Planejamento são alguns dos setores recém criados.

"Com estas implementações na gestão administrativa o hospital terá melhor condição de se planejar para que não falte os insumos, medicamentos, e os demais recursos necessários para o bom funcionamento", destaca o coordenador da Diretoria administrativa, Luiz Flávio Souza Andrade.

Segundo o coordenador, a administração é uma atividade que exige que os hospitais elaborem um Planejamento Estratégico, com programas e metas a curto, médio e longo prazos. “Não se pode pensar em gestão se não houver envolvimento dos gerentes/coordenadores. A cada implantação de um novo trabalho, de uma nova ferramenta e/ou tecnologia de gestão deve-se discutir com todos os envolvidos desde a área administrativa até área de assistência ao paciente para que haja um trabalho de resultado”, declara Luiz Flávio.

Conheça um pouco dos serviços desenvolvidos por cada uma dessas novas coordenações.

Coordenação de Compras- O setor de compras veio otimizar o trabalho da Coordenação Permanente de Licitação/Copel. Além de melhorar o atendimento, a Coordenação também realiza um trabalho de planejamento, avaliando as compras em curto, médio e longo prazo. Para o coordenador de compras, Alberto Magno Ferraz de Oliveira, o trabalho do setor tem dado um excelente resultado, pois os pedidos são organizados e avaliados, evitando o desperdício. “A demanda está chegando rápido, e estamos realizando num período bem menor e acelerando o processo de compras”, declara o coordenador.

Coordenação de Tecnologia da Informação- Desenvolvida para dar suporte as instalações do hospital, como o software e hardware, além de manutenção da rede de internet e gerenciamento das políticas de Tecnologia da Informação/TI. O setor é coordenado pelo técnico Wellington oliveira Silva, que esclarece a importância dessa unidade como um aumento na segurança dos dados do hospital e também na criação de um servidor para o HGVC. É importante ressaltar que em Vitória da Conquista somente o HGVC possui esse atendimento.

Coordenação de Patrimônio e Planejamento-Para garantir que o HGVC continue com a qualidade de seus equipamentos, além de servir de ponte entre as coordenações e a diretoria, o setor de Patrimônio e Planejamento, coordenado por Rudolf Bauer, tem a finalidade de controlar e cuidar de todo o patrimônio hospitalar, e planejar junto com a diretoria projetos que podem melhorar a unidade.