quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nota de Falecimento

O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC informa, com pesar, que na noite desta quarta-feira (26), às 23 h, faleceu a paciente Ruth Oliveira Almeida, de sete anos de idade. A paciente sofria de neurotoxoplasmose congênita, uma doença desenvolvida durante a gravidez que deixa sequelas graves, como tetraplégica, problemas na visão e audição, além de causar inflamação no cérebro.

Por conta da gravidade da doença, a família internou a garota no HGVC aos dois meses de vida. Após um breve período de internação, os familiares não compareceram mais na unidade, alegando dificuldades sociais e econômicas. O tratamento poderia ser feito através de Internação Domiciliar/ID (conhecida também como home care), serviço oferecido pelo HGVC. Entretanto, a família da garota afirmou que não poderia acompanhá-la e Ruth tornou-se uma interna permanente do hospital.

A médica e coordenadora Rachel Rizério diz que a morte de Ruth, aconteceu de forma natural, já que não houve nenhuma infecção . "Ruth era acompanhada por todos os médicos da Unidade de Terapia Intensiva/UTI pediátrica, além de técnicos e enfermeiros. Foi muito triste para todos, pois cuidávamos com muito amor da criança", declara a Drª Rachel Rizério.

A toxoplasmose congênita é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que costuma passar despercebida em pessoas sadias, mas é muito grave em grávidas e em pacientes com baixa eficiência do sistema imunológico. O organismo existe em todo o mundo e infecta 0.3-1 em cada 1000 recém-nascidos. Cerca de metade das mulheres infectadas durante a gravidez dão à luz crianças com toxoplasmose congênita. O risco de o feto ser infectado é maior se a mãe for infectada no final da gravidez, mas a doença é geralmente tanto mais grave quanto mais cedo no período de gravidez se verificar a infecção.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HGVC na campanha para doação de medula óssea



A doação de medula óssea é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitos pacientes que tem o transplante como única chance de cura. Por conta disso, a equipe de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba, unidade em funcionamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, realiza o cadastro de doadores voluntários e, em seguida, coleta uma amostra de 5 ml de sangue, afim de verificar a compatibilidade.

O sangue coletado é armazenado e enviado, junto com os dados do doador, para o hemocentro do estado,com sede em Salvador. Posteriormente, é realizado um cruzamento dessas informações com os dados das pessoas que estão necessitando de transplante. Caso seja constatado a compatibilidade com um paciente, o doador é informado para que compareça na unidade para exames complementares e para realizar a doação. A chance de compatibilidade é de 30% para irmãos de mesma filiação e de 1 para cada 100.000, chegando a 1 para cada 1.000.000 de pessoas.

No perído de 26 de julho a 31 de dezembro de 2010, foram realizados 424 cadastros na Hemoba do HGVC. A equipe do local prioriza não só a captação, mas também a informação sobre a doação de medula óssea. "No ano passado, fizemos diversos trabalhos sociais, participamos de feiras nas universidades, faculdades e escolas de Conquista, além de utilizar as mídias sociais. Esse trabalho de divulgação nos ajudou bastante, pois em pouco tempo conseguimos um número satisfatório de doadores para apenas um semestre", afirma contente a assistente social da Hemoba, Elianna Tavares.

Para ser um doador basta ter entre 18 e 55 anos, boas condições de saúde, preencher um formulário e realizar a coleta para o teste de compatibilidade. Vale ressaltar que doadores de sangue também podem fazer o cadastro para ser um doador de medula óssea. O horário de atendimento é das 7h às 11h.

O processo de transplante da medula óssea é bem simples: o paciente recebe, por meio de transfusão de sangue, a medula doada. A partir da segunda semana, o paciente já estará produzindo novas células. É um processo tranquilo e de fundamental importância para quem recebe.

O cadastro de doadores de medula óssea continua. Em 2011, a unidade da Hemoba do HGVC já contabiliza 11 novos doadores cadastrados. "Iremos trabalhar para que esse ano possamos conseguir um maior número de cadastros de doadores e, consequentemente, possamos salvar mais vidas", diz a assistente social. Quanto mais pessoas estiverem inscritas no programa, mais fácil será encontrar um doador compatível.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

HGVC parabeniza farmacêuticos da unidade


Nesta quinta-feira, 20 de janeiro, comemora-se o dia do farmacêutico, profissão regulamentada há mais de 50 anos. O profissional dessa área estuda as substâncias químicas, com o objetivo de garantir a produção e utilização de remédios, cosméticos, alimentos e outros produtos com eficácia e segurança. O campo de atuação do farmacêutico é variado, podendo trabalhar não apenas com medicamentos, mas também com análises clínicas, alimentos, cosméticos ou na produção e desenvolvimento de produtos e fiscalização.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC parabeniza a equipe de farmacêuticos da unidade. A farmácia hospitalar é de extrema importância para o HGVC, pois é o local onde são armazenados todo os medicamentos utilizados, de acordo com o controle de qualidade. Além disso, os farmacêuticos são os responsáveis pela organização dos remédios, prevenindo para que não falte nenhum medicamento dentro do hospital.

Para realização de um trabalho de excelência, o HGVC conta com uma equipe de farmacêuticos qualificados. A coordenadora Juliana Pessoa é responsável pela organização do setor e os farmacêuticos Flávia Schettini e Márcio Teles completam a equipe, fazendo com que a farmácia hospitalar ofereça um atendimento de qualidade. Com conhecimento, habilidade e competência a equipe de farmacêuticos do HGVC contribui para a promoção da saúde da população.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Terapia Ocupacional auxilia na recuperação de pacientes


A Terapia Ocupacional/TO é um das atividades de destaque desenvolvidas pelo Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. A equipe de terapeutas da unidade realiza um trabalho essencial à recuperação do paciente, com inúmeros resultados positivos.

Para oferecer um tratamento humanizado e de qualidade, o quadro clínico de cada paciente é avaliado diariamente pelas terapeutas, Amanda Letícia e Milena Carvalho. O objetivo desse trabalho é promover a qualidade de vida das pessoas que estão em tratamento. Dessa forma, a Terapia Ocupacional realizada no hospital reflete, diretamente, em alguns pontos fundamentais para a melhora do paciente.

A promoção da independência é um desses resultados positivos, possibilitando que o paciente não seja cuidado apenas pela equipe médica, mas também com a participação da família em determinadas atividades, como, por exemplo, o banho. Durante sua estadia na unidade e para diminuir o sofrimento de enfermo, os terapeutas ocupacionais do HGVC buscam aproximar os familiares do doente para que ele tenha uma recuperação mais rápida. Outro fator é a familiarização do paciente com o ambiente.

É através dessas atividades específicas que a TO procura ajudar as pessoas a alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência. Além disso, busca também recuperar todas as funções humanas, através da elevação das ações motoras e mentais, reabilitação do corpo dentro das atividades promovidas, recuperando o paciente em sua totalidade.

O HGVC acredita no desempenho da terapia ocupacional, que contribui com muitas melhorias na unidade hospitalar.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Líderes comunitários são capacitados para combater a dengue


A mobilização contra a dengue não para na Bahia e, a fim de combater ainda mais o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), a Fundação Luís Eduardo Magalhães Flem) e prefeituras municipais estão capacitando líderes comunitários de dez municípios, que apresentaram maior risco de adquirir a doença, entre estes, Salvador. O objetivo é combater a dengue nas comunidades.

Por meio do projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, os articuladores têm como papel principal mobilizar os moradores das comunidades sobre os cuidados que devem ter para evitar o foco do mosquito.

De acordo com a coordenadora do projeto, Cristina Mota Leal, os articuladores são voluntários atuantes em suas comunidades. Durante a capacitação, eles conhecem o projeto de mobilização social e tiram dúvidas sobre a dengue e o Aedes aegypti. Também formulam planos de ação, com estratégias para mobilizar a população do bairro contra a doença.

Além de Salvador, a ação, integrada à campanha nacional do Ministério da Saúde, envolve nove municípios baianos: Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas. Juntos, os municípios vão capacitar 500 articuladores. Cada município definiu dez bairros para serem beneficiados com o projeto, totalizando 100 comunidades. Na capital baiana foram definidos os bairros de Alto do Cabrito, Canabrava, Itacaranha, Fazenda Coutos e Periperi, Liberdade, Curuzu, Mata Escura, Tancredo Neves e Sussuarana.

“Estes municípios e bairros foram definidos a fim de continuarmos a reduzir o número de casos de dengue no estado baiano. Temos como exemplo, o que ocorreu em 2010, quando o estado registrou uma redução de 56,3% nos casos de dengues em relação ao mesmo período de 2009”, detalhou a Enfermeira do Grupo Técnico da Dengue da Sesab, Zilda Torres.

Durante a oficina, os articuladores também foram capacitados para utilizar o Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), disponibilizado pela Sesab e desenvolvido pela Flem especialmente para esse trabalho. Trata-se de uma plataforma digital onde eles irão inserir cada ação realizada - faxinaços, caminhadas e palestras. As ações serão automaticamente computadas gerando uma espécie de ranking.

“Se todos se unirem contra a dengue com certeza vamos combatê-la. Ao longo deste curso, percebi que as pessoas não têm conhecimento sobre a doença e de como evitá-la. Por isso, temos que nos unir e conscientizar os vizinhos e amigos sobre a dengue”, afirmou o líder comunitário Aloísio Silva, 70 anos.

Fonte:
http://www.saude.ba.gov.br

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hemoba alerta para doação de sangue


No período de férias a equipe de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba, unidade em funcionamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, alerta sobre as necessidades do banco de sangue. Nesse período, houve redução nos estoques do grupo negativo e o Hemoba precisa, com urgência, de doadores dos seguintes grupos: A negativo, B negativo, AB negativo e O negativo.

O banco de sangue da Hemoba atende não só o município de Vitória da Conquista, mas também cidades vizinhas, como Cândido Sales, Brumado e Barra do Choça. Além do HGVC, a Hemoba também atende o Hospital Municipal Esaú Matos, por isso, é necessário que o banco de sangue esteja sempre abastecido.

A assistente social da Hemoba, Elianna Tavares, informa que o tipo sanguíneo mais necessário na unidade é o O negativo, pois ele serve para todos os outros pacientes do grupo negativo. “ As doações devem continuar para que outras vidas também sejam salvas”, declara a assistente.

Critérios de doação - Peso mínimo de 50 quilos, idade entre 18 a 65 anos e com boas condições de saúde. Além disso, o doador tem que estar bem alimentado e não se esquecer de trazer um documento original com foto. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h da manhã. A doação de sangue salva muitas vidas, não deixe de doar.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Bahia registra avanços na área de transplantes



Os investimentos feitos pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na área de transplantes durante o ano passado tiveram um impacto positivo, inclusive em municípios do interior, onde foram registradas as primeiras notificações de morte encefálica e as primeiras doações e captações de órgãos. Em Salvador, o Hospital do Subúrbio contabilizou a primeira captação de órgãos com apenas uma semana de funcionamento, e o Hospital da Criança, em Feira de Santana, realizou sua primeira captação com pouco mais de um mês de inaugurado.

Em todo o estado, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) registrou, em 2010, um total de 57 doações de múltiplos órgãos, representando um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior (2009), quando foram registradas 53 doações. Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, o número de doações ainda é muito baixo no estado em decorrência, principalmente, do elevado índice de negativa familiar - cerca de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação.

Ampliação do número de leitos de UTI; promoção de cursos de capacitação para profissionais de saúde; desenvolvimento de ações educativas para difundir informações sobre o processo de doação junto à população em geral; estabelecimento de parcerias entre o Sistema Estadual de Transplantes e empresas de ônibus intermunicipais, possibilitando o transporte gratuito de material biológico, e o apoio constante da Casa Civil, disponibilizando transporte aéreo para equipes envolvidas na captação de órgãos foram alguns dos investimentos feitos pela Sesab durante o ano passado, com o objetivo de ampliar o número de transplantes na Bahia.

Capacitações e divulgação

Um número significativo de profissionais de saúde que atua no Sistema Estadual de Transplantes e em unidades hospitalares públicas e privadas foi contemplado com cursos de capacitação durante o ano passado. O coordenador do Sistema Estadual de Transplante destaca a participação de 10 profissionais em treinamentos realizados nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo, e a realização, em Salvador, do Curso de Comunicação de Más Notícias. O curso foi viabilizado através de parceria entre a Sesab e o Instituto Nacional de Ablacion e Implante (INCUCAI), instituição argentina que é referência na América Latina para a área de formação de profissionais de saúde em comunicação de más notícias - estratégias utilizadas para o acolhimento e comunicação humanizada de familiares de pacientes com doenças terminais, morte encefálica e outras situações que envolvem prognósticos não favoráveis. O treinamento, que pela primeira vez foi realizado no Norte/Nordeste do país, beneficiou 40 profissionais de saúde de diversos hospitais das redes públicas e privadas, além de profissionais que deverão atuar como multiplicadores.

Foram também promovidos cursos de capacitação em captação de córneas, em extração e perfusão de órgãos, em morte encefálica e de atualização em transplante de órgãos, este último em parceria com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), beneficiando 32 médicos intensivistas, coordenadores de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos e privados de Salvador e municípios do interior.

O médico Eraldo Moura ressalta ainda a realização, no ano passado, do Curso Teórico Prático de Doppler Transcraniano, com o objetivo de capacitar médicos para a utilização do equipamento. O curso foi ministrado pela médica argentina Sílvia Curcurullo, referência na América Latina para a capacitação de profissionais, além de dois cursos para a capacitação de coordenadores de CIHDOTTs - Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, e um curso de Simulação Realística em Diagnóstico e Manutenção.
No que se refere às ações voltadas para a população em geral, o psicólogo Fabrício Góes, técnico do Sistema Estadual de Transplantes, menciona a participação da Sesab em eventos como a Ação Global, na CajaArte, iniciativa de lideranças comunitárias de Cajazeiras, do evento Senai Casa Aberta e de várias iniciativas do Sesc, sempre com a finalidade de divulgar informações sobre morte encefálica, doação e transplante de órgãos.

A Escola de Educação Percussiva Integral (EEPI) foi também um espaço importante para chamar a atenção para a doação de órgãos. Uma parceria firmada há cerca de seis meses entre a Sesab e EEPI levou aos alunos da escola informações sobre doação e transplante de órgãos. Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, a parceria faz parte do projeto Educatransplante, que busca levar para estudantes informações sobre o assunto, além de como se prevenir de doenças que podem levar à necessidade de um transplante. "O aluno aprende sobre o tema e também leva a informação para seus familiares e amigos", comentou Eraldo Moura.

"Amigo do transplante"

Em 2010, mais uma vez a Sesab fez a entrega do Troféu "Amigo do Transplante", integrando a programação da Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorada na última semana do mês de setembro, por iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde.

Em sua terceira edição, o troféu, que é uma homenagem a profissionais e instituições que se destacaram no incentivo à doação de órgãos e tecidos, foi entregue às empresas de ônibus Viação Águia Branca, Camurugipe, São Luis e Santana; aos médicos Jorge Bastos, Patrícia Marback, Carlos Marcílio e Margarida Dutra; ao diretor do Hospital Geral Ernesto Simões Filho, César Martins, e ao coronel Expedito Barbosa dos Santos, chefe da Casa Militar do Governo do Estado.

Em 2011, conforme Eraldo Moura, a Sesab deve continuar investindo em campanhas educativas, com o objetivo de conscientizar a população para a importância da doação de órgãos. "Vamos também continuar avançando no projeto de interiorização do programa de transplantes, que já vem rendendo bons frutos, a exemplo das primeiras notificações de morte encefálica em Irecê, Juazeiro, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e das primeiras captações de órgãos em Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Jequié", ressalta o médico.

A implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPO) em unidades hospitalares de municípios do interior baiano é outro projeto do Sistema Estadual de Transplante que se encontra em andamento e poderá resultar na ampliação do número de captação de órgãos. As OPOs são equipes médicas responsáveis pela vigilância dos casos de morte encefálica nas unidades de terapia intensiva (UTI) de hospitais de determinada área de abrangência.

Fila de espera

Existem atualmente, na Bahia, 3.740 pessoas em fila de espera para transplante, sendo 2.621 de rim, 995 de córnea e 124 e fígado. Para Eraldo Moura, a falta de informações adequadas sobre o processo de doação e transplante de órgãos ainda é um dos principais obstáculos para a ampliação do número de transplantes e a consequente redução da fila de espera pelo procedimento. "A Bahia registra um grande índice de negativa familiar, mas é importante lembrar que uma doação pode salvar inúmeras vidas e que qualquer pessoa pode precisar de um transplante e, consequentemente de uma doação", finaliza o médico.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HGVC fornece manual de procedimentos à acompanhantes da UTI


Acreditando nos estímulos positivos da presença da família na recuperação do paciente, a equipe da Unidade de Terapia Intensiva/UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC permite que todos os pacientes recebam visitas de parentes e amigos. No entanto, algumas medidas são necessárias para que esse contato ocorra.

Por conta disso, o HGVC está disponibilizando um manual para acompanhantes de UTI. A intenção do manual é alertar sobre os procedimentos essenciais às visitas na unidade de tratamento intensivo, visando o bem-estar físico e emocional dos pacientes e de seus familiares. A equipe do hospital oferece todo o material que deve ser utilizados pelos acompanhantes ou visitantes: álcool gel, luvas, capas, máscaras etc.

Para prevenir infecções, fator primordial para uma boa recuperação, algumas exigências devem ser obedecidas: lavar bem as mãos; não portar celular, relógios, anéis e pulseiras; não usar chapéus, boné, adornos, bermuda, mini-saia e chinelo; não trazer alimentos à unidade, exceto com orientação e supervisão da equipe. Além disso, deve-se evitar visitar o paciente se estiver com gripe, febre, tosse, entre outros e não circular por outros setores da unidade de saúde.

O manual será fornecido pela equipe da Terapia Ocupacional/TO na UTI, e também realizará reuniões com os visitantes e acompanhantes para maiores esclarecimentos. Além de fornecer o manual de procedimentos à acompanhantes e visitantes da UTI, a equipe do HGVC desenvolve um trabalho contínuo que visa o bem-estar e a qualidade no atendimento do paciente. Dessa forma, humanização e atenção integral são os princípios básicos de todas as ações realizadas na unidade.