segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Campanha mobiliza mulheres jovens na prevenção da aids




O foco das ações neste Carnaval são as meninas e mulheres dos 15 a 24 anos. Campanha também incentiva a testagem rápida



Ousadia para falar às jovens na faixa etária de 15 a 24 anos sobre prevenção às DST, aids e hepatites. Esse é o tom da campanha do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde para o carnaval de 2011, lançada nesta sexta-feira (25) na quadra da Escola de Samba do Salgueiro, no Rio de Janeiro. A ideia é que as mulheres possam incentivar o parceiro a usar a camisinha nas relações. A medida visa tê-las como aliadas da Saúde para sensibilizar a geração atual a se cuidar e fazer sexo protegido. A campanha também foca a testagem do HIV.

“As meninas entre 15 e 19 anos estão entre os grupos mais vulneráveis ao HIV/aids. Por isso, a campanha busca dialogar com essas mulheres e meninas. Para fazermos esta campanha, pesquisamos o que elas sentem. E elas sentem que, se pedem para usar camisinha, vão ser mal vistas. Têm medo de perder o namorado e o carnaval”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no lançamento. “Usar camisinha não é desrespeitoso. Não existe nada mais desrespeitoso do que perder a vida”.

O ministro submeteu-se ao teste rápido para diagnóstico do HIV. A intenção foi mostrar à sociedade a importância de um simples furo no dedo para o diagnóstico precoce da doença. “Não dói, é sigiloso, rápido e seguro”, ressaltou Padilha. O cantor pernambucano Reginho, autor da música “Minha Mulher Não Deixa Não”, também participou do lançamento. O ritmo vai embalar os jingles da campanha do Ministério da Saúde neste carnaval.

Alinhadas com o Dia Internacional da Mulher, as mensagens da campanha sugerem mudança de hábito na forma como a população geral lida com questões como confiança e entrega. Entre os fatores que fazem com que a mulher abandone o uso de preservativos estão mitos relacionados à falsa percepção de segurança nos parceiros: a necessidade de provar que ama o parceiro ou que confia nele, a idealização romântica, o julgamento pela aparência, a vontade de se entregar.

A campanha exalta a participação das jovens na negociação do uso do preservativo, demonstrando que o insumo pode ser um aliado na relação. Veiculadas nos meios de comunicação durante a maior festa popular brasileira, as peças serão voltadas principalmente às mulheres de baixa renda.

Pela primeira vez, a campanha é dividida em três filmes, a serem transmitidos pela TV e internet em momentos distintos. No primeiro, antes do carnaval (de 25 de fevereiro a 04 de março), um grupo de amigas lembra a importância de ter a camisinha. No segundo, durante a festa (de 5 a 8 março), elas reforçam o uso do preservativo na hora da relação. Na veiculação do terceiro filme (9 a 20 de março), o mesmo grupo de meninas se encontra depois da folia e orienta quem fez sexo desprotegido a realizar o teste de aids. Para ver as peças da campanha, acesse o link: www.aids.gov.br/campanha/carnaval-2011 .

MAIS MENINAS COM AIDS – O alerta ao público jovem sobre vulnerabilidades ao HIV/aids ampara-se em dados epidemiológicos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde. De acordo com o Boletim Epidemiológico 2010, os casos de aids em homens e mulheres jovens, de 13 a 19 anos, de 1980 até junho de 2010, correspondem a um total de 12.693. Nessa faixa etária, o número de casos de aids é maior entre as mulheres: oito casos em meninos para cada dez em meninas, enquanto que nas demais faixas etárias o número de casos de aids é maior entre homens do que entre mulheres.

Em relação ao uso da camisinha, a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas da População Brasileira (PCAP - 2008) mostra que, entre jovens de 15 a 24 anos, as meninas estão mais vulneráveis ao HIV. Em todas as situações, os meninos usam mais preservativo do que elas. Na última relação sexual com parceiro casual, o percentual de uso da camisinha entre as meninas é consideravelmente mais baixo (49,7%) do que entre os meninos (76,8%). Quando o relacionamento se torna fixo, apenas 25,1% delas utilizam a camisinha com regularidade; entre eles, o percentual é de 36,4%.

FIQUE SABENDO – O teste rápido do Fique Sabendo, para diagnóstico do HIV, pode ser feito nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) – veja endereços no link abaixo. Antes e depois da testagem, a pessoa passa por aconselhamento e orientação, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado. O teste deve ser feito no mínimo 30 dias após a situação de risco. Se o resultado for positivo, a pessoa pode fazer acompanhamento nos serviços de saúde e começar o tratamento no momento mais adequado. Esse cuidado se reflete na qualidade de vida de quem vive com HIV/aids.

A recomendação vale para relação sexual desprotegida (inclusive sexo oral) e uso de seringas ou agulhas compartilhadas. As mulheres que desejam engravidar são aconselhadas a conhecer sua condição sorológica. A medida pode evitar a transmissão vertical do HIV e das hepatites (de mãe para filho). Mulheres com resultado positivo que iniciam o tratamento o quanto antes têm menos chances de passar as doenças para o bebê.

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Trote solidário integra comunidade acadêmica através da doação de sangue


A inciativa é da Hemoba em parceria com a Uesb

O trote solidário é mais uma opção para recepcionar os calouros da universidade, unindo brincadeiras e ações sociais importantes, como a doação de sangue. A atividade é organizada pela unidade de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba, que funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, e
promove a integração entre novos alunos e veteranos no trabalho de coleta de sangue.

Na próxima quarta-feira, 23, em parceria com a Universidade do Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb, a Hemoba realizará o Trote Solidário-Doação de sangue
dentro da programação da Semana de Integração da Uesb.

O atendimento acontecerá no Posto Médico da Uesb,campus de Vitória da Conquista, das 08h às 12h. A estimativa é que sejam coletadas aproximadamente 30 bolsas de sangue. O objetivo da atividade não é somente a coleta de sangue, mas também o cadastro de doadores. No local, a equipe do Hemoba também estará fornecendo informações sobre todo o procedimento de doação sanguinea.

Critérios de doação -Doar sangue é um ato que contribui para salvar vidas. É importante ressaltar que ninguém contrai doença doando e o procedimento é monitorado pela equipe da Hemoba, formada por profissionais capacitados e qualificados. Para doar é preciso ficar atento aos seguintes critérios: peso mínimo de 50 quilos, idade entre 18 a 65 anos e com boas condições de saúde. Além disso, o doador deve estar bem alimentado e não se esquecer de apresentar um documento original com foto.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prefeito Guilherme Menezes recebe do ministro da Saúde novas ambulâncias do Samu 192

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, recebeu das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as chaves de novas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU 192. A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta sexta-feira, 18, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia/UFBA, em Salvador, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla e de representantes dos demais municípios contemplados. Guilherme Menezes e o prefeito da cidade de Piritiba, Carlos Alberto Silva, foram os únicos convidados para representar as prefeituras no ato de entrega simbólica dos veículos.

As quatro novas ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde vão repor a atual frota do serviço no município. Ao todo, foram entregues 34 ambulâncias que, além de Vitória da Conquista, vão beneficiar os municípios de Feira de Santana, Eunápolis, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Itagimirim, Itabela, Catu, Jequié, Alagoinhas, Belo Campo, Cruz das Almas, Jacobina, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Mairi, Morro do Chepéu, Ourolândia, Piritiba e Várzea do Poço. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões nesta aquisição.

Logo após a entrega das ambulâncias, foi realizado o Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue, que teve o objetivo de reverter a tendência de epidemia de dengue em alguns municípios baianos e não deixar que a redução no número de casos registrados no começo de 2011 enfraqueça as medidas de prevenção.

por: Secom - PMVC

Direção do HGVC reúne equipe para definir planejamento

Uma gestão planejada, compartilhada e humanizada. Estas foram as palavras que vigoraram na reunião realizada ontem (17), entre a direção geral do HGVC e representantes de todos os setores. O diretor geral, Gerardo Júnior, apresentou a todos os coordenadores e diretores as diretrizes internas que estarão sendo aplicadas no decorrer desse ano, passando pela Programação Anual de Saúde e sua finalização, com o relatório anual de gestão.

Dos muitos temas em pauta, o diretor destacou os projetos de reforma e ampliação da unidade, agradecendo o grande esforço da equipe em 2010, quando o HGVC alcançou indicadores positivos, como a realização de mais de 4.000 procedimentos cirúrgicos, mais de 8.000 tomografias, além dos excelentes serviços desenvolvidos pelo Programa de Internação Domiciliar e pela Comissão Intra Hospitalar de Doação e Captação de Órgãos (Cihdott), entre tantos avanços.

Para alcançar esse resultado, houve muito trabalho de toda a equipe. Dos setores de higienização, compra de materiais, manutenção dos equipamentos, centro cirúrgico, UTIs, clínicas até, finalmente, a alta do paciente. Todos foram parabenizados e também lembrados da necessidade de aumentar mais ainda a atenção para uma gestão estratégica, que busque maior planejamento, maior organização, metas a serem atingidas, com a finalidade de fechar o ano de 2011 com o máximo de aproveitamento e qualidade.

Foi enfatizada a maior necessidade de orientação e cuidados com os usuários da unidade e merncionado o fato de a superlotação ser um incômodo para todos, devido a causas multifatoriais. "É necessário que tenhamos tranquilidade e muita paciência no trato com as pessoas que buscam os serviços do hospital, que já chegam emocionalmente abaladas. Nós é que devemos ser pacientes na hora do atendimento, em qualquer momento", afirmou.

O HGVC, nesta perspectiva organizacional, implantou a assessoria técnica, ligada à direção geral, posto assumido pela enfermeira Milena Rebouças Andrade, que terá como uma das suas prioridades acompanhar e dar celeridade ao processo de implantação de todos os protocolos operacionais padrões dos setores, reativar, implantar e, ou, potencializar todas as comissões necessárias para o bom funcionamento do HGVC.

Das deliberações destacam-se a formação de uma comissão intersetorial para elaboração do regimento interno do HGVC, que deverá se reunir na primeira semana de março; uma oficina para que todos os setores apresentem seu planejamento contendo as respectivas metas, a ser acompanhado pelo diretor administrativo, coordenador de Planejamento, assessoria técnica e Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e entrega das informações para o relatório de gestão 2010, que será enviado à ainda no mês em curso.

Ficou definido ainda que todas as comissões, rotinas, normas, protocolos e o regimento interno deverão estar prontos até o mês de junho. O diretor informou também que a Comissão de Revisão de Prontuário será publicada esta semana, e brevemente estará em funcionamento. Outra ferramenta importante a ser implantada é a coordenação de leitos do HGVC, que cuidará da lotação na unidade.

Na avaliação da coordenadora de Fisioterapia, Rita Pithon, a metodologia apresentada pela diretoria da unidade demonstra uma preocupação em promover uma maior organização. "A partir do momento em que há uma reunião buscando garantir um trabalho conjunto de planejamento, pressupõe-se que existe o desejo de melhoria no atendimento. Essa é uma novidade muito boa", concluiu.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

HGVC instala novo aparelho de raio X


O Serviço de bioimagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC ganha novo e moderno equipamento, que vai melhorar ainda mais o atendimento. Trata-se de um equipamento de raios-X de alta tecnologia, modelo radspeed, fabricação japonesa, resultado de um investimento da ordem de R$300 mil. Assim, a Secretaria de Saúde da Bahia/Sesab já investiu mais de R$ 5.000.000,00 em modernização do parque tecnológico do HGVC.

O novo raios-X, além de garantir um maior número de atendimentos, traz maior tranquilidade ao paciente na hora do procedimento, já que o equipamento tem maior capacidade de leitura das partes atingidas, reduzindo a necessidade de movimentação do paciente, gerando menos impacto físico. “Padronizar a qualidade de imagem e minimizar a dose de raios-X que o paciente está exposto são fatores que contribuem para um melhor bem estar para o paciente”, garantiu o engenheiro eletricista e coordenador de manutenção da unidade, Francisco Miranda.

Segundo o diretor geral, Gerardo Junior, os nossos indicadores da área de bioimagem têm aumentado continuamente. "Quadruplicamos o número de tomografias e este novo aparelho vem para somar, além de melhorarmos nossa capacidade de atendimento", informou. O raios-X está totalmente instalado e pronto para o pleno funcionamento. Além do equipamento, foi oferecido aos técnicos que o manipulam, um treinamento para aperfeiçoar e garantir um melhor contato com o equipamento.

Francisco Miranda ressalta o grande esforço da Secretaria de Saúde do Estado. "Já inauguramos diversos equipamentos, como um tomógrafo, arco cirúrgico, mamógrafo, entre outros e agora este importante aparelho de Raios-X. A meta é aumentar a produtividade e sempre melhorar a qualidade no atendimento".

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

HGVC realizou mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos em 2010



As cirurgias estão entre os procedimentos mais procurados nas unidades de emergência e urgência. Os hospitais recebem diariamente vítimas de traumas relacionados a acidentes, problemas cardíacos, vasculares, neurológicos, entre outros, que necessitam desse tipo de atendimento. O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC conta com uma equipe de profissionais capacitados e tecnologia da melhor qualidade e, consequentemente, vem realizando um crescente número de procedimentos cirúrgicos ao longo dos últimos anos.

O número de cirurgias realizadas praticamente dobrou. Um dos destaques são as cirurgias neurológicas de alta complexidade, como as de aneurismas. Antes, os pacientes que precisavam passar por intervenções desse tipo, se deslocavam para a capital ou buscavam atendimento em outro centro de saúde. A oferta de cirurgias neurológicas no HGVC proporciona bem-estar aos pacientes da região e seus familiares e amplia a resolubilidade e a integralidade da atenção, conforme preconiza as diretrizes do Sistema Único de Saúde/Sus.


Maior agilidade na marcação, cumprimento dos horários das cirurgias e uma excelente equipe possibilitaram que as metas estabelecidas
pela direção do HGVC fossem atingidas em 2010. A estimativa para o número de cirurgias foi alcançada com êxito e o hospital finalizou o ano satisfeito por conseguir atender muitas pessoas que necessitaram desses procedimentos."O fechamento das escalas, assim como o agendamento programado e a contribuição de toda equipe do centro cirúrgico e da administração do hospital, fez de 2010 um ano de grandes conquistas, abrindo portas para mais um ano em que nosso desempenho será ainda maior, contando com a colaboração de todos”, afirma o coordenador médico e cirurgião, Wagner Rangel.

Foram mais de 4 mil intervenções cirúrgicas, entre neurocirurgias, cirurgias vasculares, de ortopedia, cirurgias gerais,de buco-maxilo, pediátricas e diversos outros procedimentos do gênero.

Todo esse atendimento foi fruto de muita organização e trabalho da equipe do HGVC. Um trabalho coerente e íntegro que contribuiu de maneira essencial para estabelecer um contato efetivo e humanizado entre o paciente e a equipe médica. " Em 2011 o trabalho conti
nuará com mais afinco e determinação de todos nós servidores. Um trabalho integrado e participativo, contando sempre com o apoio dos trabalhadores deste grande hospital, que vem salvando vidas dia a dia, e do Governo do Estado e do Município de Vitória da Conquista ", ressalta o diretor geral do HGVC, Gerardo Júnior.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Campanha de Prevenção de DST /HIV/Aids começa a ser veiculada


"Sexo sem camisinha não tem nada a ver". Esse é principal mote da campanha de prevenção de DST/HIV/Aids para o verão e o carnaval de 2011, lançada em dezembro, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual de DST/Aids.

A campanha, que este ano tem como público alvo os jovens em geral (mulheres e homens), entre 15 a 24 anos, com prioridade para as populações das classes C, D e E, começou a ser veiculada no último dia 30 e estará por um mês no ar. São outdoors, busdoors, spots de rádio e filmes para a televisão, com o cantor Léo Santana interpretando uma versão da música "Rebolation", na qual incentiva o uso do preservativo nas relações sexuais. O cantor cedeu a imagem gratuitamente. Além das mídias tradicionais, a campanha ganhará um hotsite (www.semcamisinhanadaaver.com.br) e chegará às redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter e Flickr.

A campanha também foca a desconstrução do preconceito contra quem vive com HIV/Aids, buscando dar mais visibilidade às questões do viver com HIV/Aids, combater o estigma e a discriminação que recaem sobre as pessoas vivendo com HIV/Aids e mostrar a proximidade da infecção do universo dos jovens.


Números

No Brasil, no início da década de 1980, a epidemia do HIV atingiu, principalmente, os usuários de drogas injetáveis, gays e outros homens que fazem sexo com homens, assim como os indivíduos que receberam transfusão de sangue e hemoderivados. Nos últimos anos da década de 1980 e início dos anos 1990, a epidemia assumiu outro perfil - a transmissão heterossexual passou a ser a principal via de infecção pelo HIV, e vem apresentando maior tendência de crescimento em anos recentes, acompanhada de uma expressiva participação das mulheres na dinâmica da epidemia. Na Bahia, em 2010, foram confirmados 749 casos de Aids.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Internação Domiciliar recebe novos carros para saúde da população


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Sesab entregou no início desta semana os novos carros designados para a Internação Domiciliar/ID, para reforçar o atendimento à saúde. O Hospital Geral de Vitória da conquista/HGVC foi contemplado com dois veículos, do tipo Voyage, que vão contribuir para um atendimento rápido e eficaz.

A nutricionista da ID, Tâmara Guimarães, explicou que os veículos são essenciais para oferecer o atendimento aos pacientes em seus domicílios."O veículo é muito importante para podermos realizar nossas visitas, pois temos pacientes da zona rural e outros com destino que somente com o auxílio do transporte conseguimos chegar", afirma a nutricionista.

Os dois novos veículos irão atender à demanda da ID, já que na unidade o serviço é oferecido em dois grupos para fazerem as visitas.

Internação Domiciliar/ID- A Internação Domiciliar proporciona um maior cuidado e humanização do atendimento e acompanhamento de pacientes cronicamente dependentes do hospital e acima de 60 anos de idade, que precisam do atendimento após sair da unidade hospitalar. O tratamento domiciliar é muitas vezes essencial, já que o contato do paciente com a família favorece a recuperação e diminui o risco de infecções hospitalares.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Nota de Falecimento

O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC informa, com pesar, que na manhã desta sexta-feira (04), às 08h46, faleceu a paciente Maria Aparecida Vieira, de 48 anos. Maria Aparecida era professora e esposa do prefeito do município de Caetanos.

A paciente deu entrada na unidade na sexta-feira passada (28 de janeiro), por conta de um tumor cerebral. A professora foi internada na Unidade de Terapia Intensiva/UTI, onde recebeu todo atendimento necessário. No entanto, o quadro se agravou para hidrocefalia secundária, levando infelizmente à morte.