quinta-feira, 30 de junho de 2011

HGVC realiza I Encontro de Técnicos e Auxiliares da CME

O Hospital de Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizará no dia 06 de julho, a partir das 8h, o I Encontro de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Central de Material de Esterilização (CME). O objetivo do evento é discutir o gerenciamento do trabalho desenvolvido e a assistência multidisciplinar que é oferecida dentro da unidade hospitalar.

Palestras, dinâmicas e sorteios farão parte da programação do encontro, que conta com a participação de renomados profissionais da área, como a professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus de Vitória Conquista, Clavdia Nicolaevna. A palestra de abertura discutirá o processamento, a limpeza e o armazenamento de materiais hospitalares, procedimentos fundamentais para o bom uso dos recursos. Uma das metas do evento é aproximar e capacitar os profissionais de Enfermagem deste segmento, para que em conjunto com o HGVC seja destacada a importância do trabalho que é realizado pela equipe da CME. O encontra é aberto a todos os profissionais da área que queiram conhecer um pouco da rotina desse serviço de grande relevância para qualquer unidade de saúde.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

HGVC realiza 2º Arraiá dos reciclados

Acontece nesta sexta (01), no estacionamento do Hospital Geral de Vitória da Conquista, mais uma edição do Arraiá dos Reciclados, confraternização junina realizada na unidade com recursos da venda de recicláveis, recolhidos pelas coordenações de Higienização e PGRSS/Meio Ambiente.
O evento começa às 14h e como um genuíno arraiá, terá os elementos típicos da festa junina, que representam abundância, como sugere a época. Rei e Rainha do Milho, ornamentação, apresentação de quadrilha, comidas e bebidas típicas e muito forró.

A festa, segundo os organizadores, será aberta a todos os funcionários. "É um momento de alegria e de confraternização. É ainda uma forma de mostrar que podemos garantir recursos por meio dos recicláveis, e assim fazemos a festa e ainda contribuimos para o meio ambiente", salientou Eliana Vieira de Queiróz, Supervisora da MAP.

Evento: 2º Arraiá dos Reciclados
Data: 01 de julho
Local:Estacionamento do HGVC
Horário: 14h

Projeto Crescer busca qualificação de profissionais da saúde

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia/Coren-BA promove nos dias 07 e 08 de julho, em Vitória da Conquista, um Seminário do Projeto Crescer, programa de educação permanente destinado a atualização e aprimoramento dos profissionais de enfermagem e da área de saúde. O evento é mais uma ação de formação continuada e visa também aproximar os profissionais de enfermagem do Coren.


Palestras e minicursos serão oferecidos durante os dois dias, a fim de conscientizar o público sobre a ética profissional e os novos olhares sobre a enfermagem. As inscrições para as atividades são gratuitas e poderão ser feitas por telefone (77)3422-2335, através do e-mail: conquista.subsecao@coren-ba.com.br ou pessoalmente na Casa do Médico, localizada na Rua Siqueira Campos, Nº 646-Recreio. Para a realização da inscrição é necessário informar nome completo, nº do CPF e categoria de formação (auxiliar, técnico ou enfermeiro). Estudantes também podem participar, ligando ou comparecendo no local da inscrição para verificar a existência de vagas.


O Projeto Crescer é uma iniciativa pioneira no Estado. Durante o ano de 2011, serão desenvolvidas uma programação especial, que inclui uma série de atividades que busca aprimorar os profissionais da enfermagem.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Movimento intenso no HGVC na passagem junina

Entre os dias 22 e 24 de junho, até as 16h deste dia São de João, o movimento no Pronto Socorro do HGVC foi bastante intenso, recebendo vítimas de Vitória da Conquista, várias localidades da zona rural e municípios vizinhos como Carinhanha, Belo Campo, Ituaçu e Dom Basílio.

No total foram 152 atendimentos até o momento, 13 conduzidas pelo resgate do Samu 192, segundo livro de registros da emergência, vítimas principalmente de acidentes de moto e carro.

Os registros por acidente de moto foram seis. Em dois casos os pacientes tiveram fratura exposta e um teve parte da perna esquerda amputada devido a gravidade da lesão. Uma criança de cinco encontra-se internada na UTI pediátrica, após queda de moto em companhia dos pais, que tiveram escoriações leves. Outras duas pessoas também caíram da moto, uma no bairro Brasil e outra oriunda de Dom Basílio, com traumas leves, e estão sob observação na unidade.

Outras duas ocorrências foram a de uma criança de 9 anos que caiu de uma mangueira e teve TCE e de um jovem que caiu do cavalo e fraturou a perna esquerda.

Neste momento o Pronto Socorro encontra-se sobrecarregado, aumentando o número de registros e aguardando outro paciente do município de Belo Campo, que sofreu queimaduras com fogos de artifício. Com este paciente e outro que teve dois dedos da mão esquerda amputados, ficam registrados apenas dois casos de queimaduras em função dos festejos juninos.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

HGVC alerta sobre os cuidados para aproveitar o São João com segurança

Os acidentes automobilísticos e as lesões provocadas por fogos de artifícios são bastante frequentes durante os festejos juninos. Por conta disso, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para aproveitar o São João com segurança. Durante o período, o número de queimados e de vítimas de acidentes de trânsito que dão entrada no HGVC chega a ser dez vezes maior do que nos dias comuns. No entanto, a maioria dos acidentes pode ser evitada com a adoção de cuidados simples.

No Pronto Socorro do hospital, a rotina de atendimentos não será alterada. A equipe está preparada para atender todos os pacientes com qualidade e eficiência. Desde o início de junho, o número de entradas cresce e um dos motivos principais são as queimaduras causadas pelos fogos de artifícios. Dentre os acidentes que já deram entrada no HGVC por conta de fogos, o mais grave foi registrado em Poções. Dois adolescentes do município ficaram feridos com a explosão de uma bomba e tiveram alguns dedos amputados.


Para evitar os acidentes com fogos, a observação da embalagem e indicação da faixa etária é o mais recomendado. Além disso, é necessário que os pais se informem sobre o efeito dos fogos e a classificação de perigo para que as crianças os utilizem de forma correta.

Em relação às fogueiras, outra tradição do período junino, também são necessárias algumas precauções. As fogueiras devem ser montadas com uma base mais larga, não devem ser colocadas perto de aglomerações, bem como de árvores.

No trânsito, atenção é essencial. A utilização dos equipamentos de segurança, como o cinto e o capacete, não dirigir após ingerir bebida alcoólica e o respeito as leis são fundamentais para evitar acidentes. Seguindo as orientações de segurança o São João será de muita festa e alegria.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Hemoba realiza Campanha de São João

Visando o aumento do estoque de sangue no período do São João, a Unidade de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), iniciou nesta segunda-feira (20) mais uma campanha de incentivo à doação de sangue. Com o slogan "Antes de pegar o caminho da roça, pegue o caminho da Hemoba!", a iniciativa tem por objetivo chamar atenção da população para a necessidade de doar sangue no período de festas juninas, quando geralmente ocorre a diminuição no número de doadores e aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências.

A campanha será estendida até o final de junho. A assistente social, Elianna Tavares, explica que a Hemoba necessita manter estoque compatível com o atendimento de toda demanda do HGVC e de boa parte da região para transfusões sanguíneas. "Para isso contamos com a solidariedade e participação da população potencialmente doadora, realizando doação de sangue neste período de festas juninas".
A estudante do 5º ano de Medicina, Ana Alice, foi uma das doadoras que participou da campanha. Segundo ela, é muito importante conscientizar a todos da importância de doar sangue, lembrando que com esse gesto muitas vidas podem ser salvas. “Sempre participo das campanhas realizadas pelo banco de sangue, além de seguir meu cartão de doador, no qual me mantenho informada sobre as datas que devo doar. Sei que doando estou salvando vidas e isso me conforta muito”, afirmou Ana Alice.

Critérios de doação – A idade do doador mudou, agora pessoas entre 16 (apenas com autorização dos pais) a 68 anos, peso mínimo de 50 quilos e boas condições de saúde podem realizar a doação. Oportunidade para a estudante, Geovana Brito, 17, que hoje pôde fazer sua primeira doação de sangue com a presença de seu pai. “Estou feliz por ajudar a salvar vidas”, esclarece a estudante.



Vale ressaltar que o doador tem que estar bem alimentado e não se esquecer de trazer um documento original com foto. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h da manhã. É importante ressaltar que ninguém contrai doença doando e o procedimento é monitorado pela equipe da Hemoba, formada por profissionais capacitados e qualificados. A doação de sangue salva muitas vidas, não deixe de doar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nota à imprensa

A diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público informar que na manhã desta sexta-feira (09), após entendimento com os funcionários da empresa terceirizada que presta serviços de alimentação na unidade, que haviam paralisado seus serviços, as atividades foram retomadas.

A empresa terceirizada comprometeu-se a efetuar o pagamento do salário e regularizar a distribuição das cestas básicas na próxima segunda-feira (13), pautas que motivaram a paralisação.

Ainda pela manhã o serviço de nutrição do HGVC voltou à sua rotina, embora a curta paralisação não tenha provocado nenhum prejuizo ao funcionários, internos e acompanhantes, usuários deste serviço.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hemoba: Doadores são convocados para período junino

A unidade de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) inicia uma campanha para que o banco de sangue esteja abastecido durante o período junino. Trata-se de uma época de festas e férias, na qual a demanda aumenta e a reposição é essencial. A meta é conseguir mais de 300 bolsas de sangue, um pouco mais do que é necessário nos outros meses do ano para atender os hospitais de Vitória da Conquista e regiões vizinhas. A campanha segue até o final do mês de junho.


Segundo a assistente social da Hemoba, Elianna Tavares, durante o período junino é comum a queda no número de doações. “Além das festas tradicionais, as pessoas entram de férias e acabam deixando de fazer a doação. Estamos tentando chamar a atenção de todos os doadores cadastrados e também daqueles que ainda não são doadores, para que venham doar e ajudar a quem precisa”, esclarece.


Nos dias 20 e 21 deste mês, a Hemoba realizará uma programação especial, com muita música, diversão e comidas típicas. Para que um maior número de pessoas participe e faça a doação de sangue, o banco de sangue funcionará em horário especial, das 08h às 16h.

Critérios de doação - Peso mínimo de 50 quilos, idade entre 18 a 65 anos e boas condições de saúde. Além disso, o doador tem que estar bem alimentado e não se esquecer de trazer um documento original com foto. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h da manhã. É importante ressaltar que ninguém contrai doença doando e o procedimento é monitorado pela equipe da Hemoba, formada por profissionais capacitados e qualificados. A doação de sangue salva muitas vidas, não deixe de doar.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Será dia 18 a campanha de vacinação contra a pólio e sarampo

Manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, é o principal objetivo da realização no dia 18, da 1ª Etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite, que vai imunizar crianças de 0 a menos de 5 anos. Em conjunto, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai realizar a Campanha de Seguimento de Sarampo para imunizar crianças de 1 ano a 6 anos.

Vacinar, em cada etapa da campanha, no mínimo 95% é a meta determinada pelo Ministério da Saúde. Para a Pólio 1.080.715 devem ser imunizadas. Contra o sarampo, o público alvo é de 1.324.102 crianças, e a meta também é vacinar 95% dessas crianças. Para a campanha, que acontece em um sábado, vão funcionar, em todo o estado, 8 mil postos entre fixos e volantes. Cerca de 27.400 trabalhadores e voluntários estarão envolvidos e 2.500 veículos disponibilizados.

Este é o 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 22º ano sem casos da doença no país. O Brasil está livre da pólio desde 1990. O último caso ocorrido foi em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Atualmente, esta estratégia objetiva garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, já que em 19 países do mundo ocorrem casos de pólio, entre eles estão o Paquistão, Congo, Tajaquistão, Afeganistão e Índia.

www.saude.ba.gov.br

EESP abre inscrições para seleção pública

Com o objetivo de identificar e qualificar profissionais com perfil para desenvolver atividades de orientação de trabalho de conclusão de curso de forma semipresencial no Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), publicou edital que regulamenta as inscrições para o processo de credenciamento de orientadores de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde. As inscrições, que já estão abertas, devem ser feitas on-line até o dia 18 de junho de 2011, através do site da EESP: www.saude.ba.gov.br/eesp. Serão 40 vagas e os resultados estarão publicados on-line, no dia 27, no mesmo site.

Os interessados devem possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC; ter titulação mínima de especialista; possuir experiência em práticas educativas; conhecimento em informática básica e acesso regular a internet; ter disponibilidade para realizar o processo de orientação de TCC na modalidade à distância; disponibilidade para participar de momentos presenciais de qualificação e orientação no município de Salvador; disponibilidade para participar da banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso; apresentar toda a documentação necessária de acordo com o edital.

www.saude.ba.gov.br

Diretoria do HGVC alerta para crescimento de acidentes com motos

"O jovem tem que saber usar moto e não pode esquecer de usar o capacete. Tem que entender o ritmo da vida, amar a vida."
Salvador de Lima Moreira, que afaga a mão do filho Emerson de Lima Moreira

Os acidentes de trânsito na Bahia são considerados um grave problema de saúde pública, pois estão entre os principais causadores de internação e de óbito no Estado, superados somente por doenças do aparelho circulatório. Além disso, o custo do tratamento é alto, e por isso é essencial conscientizar a população para o grande problema que é o acidente automobilístico.

Em Vitória da Conquista e região, o número de acidentes envolvendo motociclistas é grande. Muitos condutores não dão atenção aos equipamentos essenciais para pilotar com segurança, não respeitam as faixas de pedestres, ultrapassam de forma perigosa e cometem outras infrações que colocam em risco a própria vida e a de outras pessoas. O alcoolismo e falta de manutenção da motocicleta também estão entre as principais causas desse tipo de acidente.

Atualmente, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) atende em média 26 pacientes, vítimas de acidentes de motocicletas. Dentre os traumas causados pelos acidentes automobilísticos, o politraumatismo é o mais recorrente, levando a graves prejuízos e algumas sequelas para toda a vida. Traumatismo cranioencefálico (TCE) e fraturas no fêmur e na clavícula também são bastante comuns nesses acidentes.

Os atendimentos aos casos de urgência e emergência fazem parte da rotina do HGVC, que procura oferecer a toda a população um serviço qualificado. Segundo dados da coordenação de Enfermagem do Hospital, 90% dos pacientes acidentados por moto internados na unidade são de municípios da região. O hospital tem nesse momento vítimas vindas de Brumado, Itapetinga, Jânio Quadros, Bom Jesus da Lapa, Macarani, Piripá, Belo Campo, Jacaraci, Paramirim, Barra do Choça, Planalto e Caculé, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio . Os demais acidentados são de Vitória da Conquista, principalmente da zona rural.

Mais de 20% dos leitos do HGVC estão ocupados pelos acidentados de moto. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI I), 50% dos leitos estão sendo utilizados por esses pacientes. Mesmo com a realização de todos os procedimentos médicos necessários, alguns deles ficarão com sequelas pelo resto da vida, dependendo de terceiros para as rotinas mais básicas.

Há 42 dias, Emerson de Lima Moreira (19), sofreu um acidente de moto entre Tumerim e a Fazenda Riacho Seco, onde mora, localidades da zona rural de Condeúba. Emerson, que pilotava sem capacete, após passar em um buraco, perdeu o controle da moto, batendo a cabeça violentamente. Foi diagnosticado TCE grave e foi necessária uma traqueostomia. Seu pai, Salvador de Lima Moreira, relata que foi uma grande mudança na rotina da família e que seu filho luta para se recuperar do acidente. "Meu filho é um garoto carinhoso, comunicativo e ajudava na lavoura. tocava guitarra e era um rapaz muito feliz, cheio de amigos. Agora estamos orando por sua recuperação", diz esperançoso.

Segundo o supervisor clínico do HGVC, Sandro Bahia Marchesini, o percentual médio de ocupação dos leitos de UTI/UPC por acidente de moto é superior a 50%, chegando a 100% em alguns momentos. "Este tipo de trauma atinge mais os adultos jovens, na faixa etária entre 15 e 44 anos, em plena fase produtiva da vida, é mais comum no fim de semana, envolve custos de bilhões de reais a nível nacional. É uma verdadeira pandemia", alerta o supervisor.

Marchesini salienta que o TCE é causado por uma conjunção de fatores que envolve pouca fiscalização, uso da moto sem capacete e associado ao uso de bebida alcoólica, e que outro agravante é que o atendimento inicial e o transporte inadequado do paciente vitima de TCE, na cidade de origem, pode aumentar a mortalidade destes pacientes em até 75%.

Na opinião do diretor geral, Gerardo Junior, o quadro pode ser revertido a partir de ações que envolvam toda a região, como uma campanha que envolva todos os órgãos fiscalizadores, instituições governamentais, buscando a redução deste tipo de acidente. "É triste o que muitas vezes acompanhamos no HGVC, quando assistimos impotentes a vida de tantos jovens em vida ativa ficarem sequelados pelo resto da vida, porque dispensaram a segurança mínima, por bebida, imprudência ou por conta de um veículo com problemas mecânicos", lamenta o diretor.

O diretor informa que o HGVC pretende reunir autoridades, sociedade civil e empresas que comercializam motocicletas para uma proposta de campanha educacional que mude esta realidade. "Acredito que a sociedade, em peso, em toda a região, é que vai mudar este cenário que a cada dia nos preocupa, mas que pode ser modificado a partir da conscientização desses jovens, que morrem ou passam a levar uma vida vegetativa", concluiu.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ademir Abreu comemora implantação de serviços de alta complexidade pelo SUS














“Cirurgias e procedimentos que só eram feitos em Salvador, estão sendo realizados em Vitória da Conquista”

Na sessão desta sexta-feira (3), o vereador Ademir Abreu (PT) comentou a implantação de serviços de alta complexidade, que passam a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Unimec, Hospital São Vicente e Hospital de Base. “Cirurgias e procedimentos que só eram feitos em Salvador, estão sendo realizados em Vitória da Conquista”, disse, enfatizando que a cidade tem sido destaque na captação de órgãos e tecidos.

Ainda em seu discurso, o parlamentar parabenizou os servidores públicos municipais pelo acordo fechado com a Prefeitura em relação ao Plano de Cargos e Vencimentos.



Fonte: www.camaravc.com.br

Consórcio intermunicipal de saúde busca fortalecimento do SUS na Bahia

Prefeitos e secretários municipais de saúde da região sudoeste da Bahia reuniram-se em Poções, recentemente, para discutir a consolidação do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste da Bahia, o CISsudoeste. Participaram ainda do encontro, a diretora da 20ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Marielene Ferraz, e do coordenador de Desenvolvimento da Gestão Regional da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Cássio Garcia.

O CISudoeste foi criado com o intuito de fortalecer e implementar a regionalização da saúde no sudoeste do estado. Com o consórcio, cada município deve se responsabilizar pela oferta dos serviços de Atenção Básica para a sua população, enquanto os serviços especializados passam a ser ofertados em pólos regionais para um conjunto de municípios.

Para a implementação do CISsudoeste, os prefeitos de Barra do Choça, Oberdan Rocha e o de Poções, Luciano Mascarenhas, juntamente com Marielene Ferraz, com a coordenadora de Cadastro e Credenciamento dos Serviços de Saúde, Ana Paula Santana, e com assessores técnicos da Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste, realizaram uma visita aos municípios de Montes Claros e Diamantina, localizados na região norte e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Lá, eles conheceram as experiências locais com os consórcios intermunicipais de saúde na gestão de serviços de urgência e emergência, de média complexidade e transporte sanitário.

Ainda durante a visita aos municípios mineiros, a comitiva da Bahia recebeu todas as informações acerca do funcionamento dos consórcios, desde a base legal de constituição até o apoio necessário do governo estadual para a estruturação e implementação das diversas ações a serem operacionalizadas.

A reunião em Poções contou a com a presença de prefeitos e secretários dos municípios de Poções, Vitória da Conquista, Cândido Sales, Mirante, Caetanos, Bom Jesus da Serra, Planalto, Manoel Vitorino, Barra do Choça, Encruzilhada, Caatiba, Nova Canaã, Ribeirão do Largo, Boa Nova e Caetité.


fonte: Ascom/20ª Dires

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Governo anuncia reabertura da Bahiafarma

A reabertura da Bahiafarma será anunciada nesta sexta-feira (3), pelo Governo do Estado, durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis). O encontro será realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães, a partir das 9h. A reabertura da Bahiafarma foi um compromisso assumido pelo Governo do Estado para a ampliação da assistência farmacêutica em todo o estado.

A reunião do Gecis, que normalmente acontece em Brasília, será realizada em Salvador por conta da recriação da Bahiafarma. Sob a coordenação do Ministério da Saúde e com representação de outros cinco ministérios, da Casa Civil e de sete instituições públicas, o Gecis busca promover ações concretas para o fortalecimento do complexo produtivo e de inovação da saúde.

Com a reabertura da Bahiafarma, a Bahia volta a estar inserida no cenário nacional como um estado produtor de insumos farmacêuticos, condição perdida em 1996, com o fechamento da própria Bahiafarma. Considerando que os remédios são insumos estratégicos de impacto social, a Bahiafarma está pautada na garantia e ampliação do acesso a medicamentos.

Além do ato de recriação da Bahiafarma às 10h30, será assinada a autorização para a produção de dois medicamentos na instituição, o Sevelamer, destinado ao controle de fósforo em doentes renais crônicos, e o Cabergoline, utilizado no controle de tumores que são produtores de prolactina.

A Bahiafarma ainda firmará parcerias estratégicas com os laboratórios Farmanguinhos, Cristalia e ITF, estes dois últimos da iniciativa privada. A parceria vai permitir a transferência de tecnologia para a produção do Sevelamer e do Cabergoline. Quando a fábrica da Bahiafarma estiver em pleno funcionamento, devem ser produzidos cerca de 64 milhões de comprimidos do Sevelamer por ano.

Ainda durante o evento será assinado um contrato de gestão entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Bahiafarma que permitirá a criação do projeto Farmácias da Bahia que tem o objetivo de criar uma rede de farmácias em municípios com menos de 30 mil habitantes para o gerenciamento dos medicamentos da atenção básica. O contrato ainda servirá para a transferência da gestão das farmácias populares para a Bahiafarma.

Será assinado ainda um protocolo de intenções entre o governo do estado e a Biocen, empresa estatal cubana de biotecnologia com representação em Campinas/SP. A assinatura deste documento representa a formalização da implantação de um processo de transferência tecnológica na área de biofarmacologia. Esta ação visa estruturar um parque industrial para a produção de medicamentos e insumos estratégicos para a saúde no estado da Bahia, viabilizando o aporte de recursos técnicos e financeiros.

A Bahiafarma foi fechada em 1996 e extinta em 1999. A nova Fundação Bahiafarma, vinculada à Sesab, terá por finalidade a realização de um escopo ampliado no campo farmacêutico, que abrange a pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros medicamentos de interesse social, para órgãos e entidades que integram o Sistema Único de Saúde – SUS. Serão duas unidades de produção, uma no CIA e outra em Vitória da Conquista. A previsão é que a produção seja iniciada em 2012.

O evento contará com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador do Estado, Jaques Wagner, e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

Fonte: Ascom/Sesab www.saude.ba.gov.br

Grupos gestores municipais do projeto saúde e prevenção nas escolas tem formação continuada

Até o final do ano, 19 municípios da microrregião de Vitória da Conquista e os nove da microrregião de Juazeiro serão contemplados com a formação continuada para Grupos Gestores Municipais (GGM) do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

A primeira capacitação, realizada pelo Grupo Gestor Estadual (GGE), aconteceu em maio, em Vitória da Conquista, com a participação de 63 membros dos GGM, das áreas da saúde, educação e da sociedade civil dos 19 municípios que compõem a microrregião de Vitória da Conquista.

No período de 8 a 10 próximos, o GGE estará em Juazeiro, para a capacitação dos integrantes dos Grupos Gestores Municipais daquela microrregião. Na formação, são trabalhados temas como o protagonismo juvenil, gênero, sexualidade na adolescência, orientação sexual e identidade de gênero. A capacitação é promovida pela Iniciativa Laços SociAids, em parceria com Governo do Estado, Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, e visa instrumentalizar os GGMs para a implementação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas.

Na microrregião de Vitória da Conquista, 100% dos municípios possuem GGM. Para a secretária de Educação do município de Presidente Jânio Quadros, Natécia C. de Lima, a capacitação "foi muito importante, pois nos instrumentalizou o desenvolvimento das atividades de forma correta". Ela disse ainda "seria muito bom que os gestores dos municípios pudessem participar de mais treinamentos desse tipo, para melhorar nossas capacidades e assim melhorar a nossas gestões". Durante a capacitação, os representantes dos municípios tiveram a oportunidade de revisar os planos de ação locais, refletindo sobre as ações realizadas e as estratégias para alcançar os resultados esperados.

No segundo semestre de 2011, o Grupo Gestor Estadual - GGE dará continuidade às capacitações, atendendo as demandas apresentadas pelos municípios, incluído as seguintes temáticas: DST/AIDS, uso de drogas (incluindo álcool); violência (social, sexual e doméstica); bullying e homofobia.

O projeto

A assistente social Alba Souza, do Programa Estadual de DST/Aids e membro do Grupo Gestor Estadual, explica que o Projeto Saúde e Prevenção na Escola visa a consolidação de uma política pública de prevenção e promoção à saúde nas instituições escolares, e tem como principal eixo de suas ações a integração dos setores de saúde e educação.

O projeto, considerado um marco na integração saúde/educação, tem o apoio da Unesco e do Unicef e destaca a escola como o melhor espaço para articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por contar com a participação dos principais sujeitos do processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

No âmbito federal, o projeto é conduzido pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/Aids, Ministério da Educação, Unesco, Unicef e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), instituições que constituem o Grupo Gestor Federal (GGF). Na Bahia, o Grupo Gestor Estadual (GGE) tem representantes da Secretaria da Saúde do Estado/Programa Estadual de DST/Aids, Secretaria da Educação, área técnica da Saúde do Adolescente da Sesab, Gapa, entre outros parceiros.

A proposta central do projeto é promover a saúde sexual e reprodutiva dos jovens, com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV/Aids e à gravidez não planejada.

Coordenador do sistema de transplante da Sesab integra comitê estratégico do Ministério da Saúde

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foi convidado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para integrar o Comitê Estratégico responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Equipes de Captação de Órgãos e Transplantes, criado com o objetivo de elaborar estratégias para subsidiar o MS nas decisões para desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades dos programas de transplante no país.

Ontem (1º), durante a primeira reunião do Comitê, realizada em Brasília, o representante baiano foi escolhido para acompanhar, na região Nordeste, a implantação e o desempenho das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e as estratégias educacionais para incentivo à doação e transplante de órgãos.

Ainda durante a reunião, segundo Eraldo Moura, foi feita uma avaliação da situação dos transplantes no Brasil e as diferenças regionais, ficando acertado que o Ministério da Saúde dispenderá todos os esforços necessários para atuar nos estados que registram menos de cinco doações por cada milhão de habitantes, entre eles a Bahia, sendo as regiões Nordestes e Norte o principal foco.

Outra decisão tomada pelo Comitê foi a criação de pólos de educação regional por unidades hospitalares e equipes que já desempenham, com bons resultados, o programa de transplantes.

O Comitê Estratégico é presidido pelo ministro da Saúde e tem como integrantes o secretário de Atenção à Saúde do MS e 12 representantes de diversos estados brasileiros. Também integram o Comitê e participaram da reunião, o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, e o assessor do MS, Silvano Raia.

fonte: http://www.saude.ba.gov.br/

ID do HGVC participa de curso de qualificação




Com o objetivo de qualificar os profissionais das equipes de Internação Domiciliar(ID) para a melhoria da assistência ofertada pelo serviço em suporte básico e avançado de vida, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Atenção Especializada (DAE),realiza nesta sexta-feira (3), o Curso de Qualificação em Suporte Básico e Avançado de Vida.

A equipe da ID do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) irá participar da atividade. Segundo a coordenadora do serviço, Cristiane Novaes, “ é de extrema importância que toda equipe esteja sempre se aperfeiçoando para garantir um atendimento cada vez mais qualificado”.

Programação- Durante o curso, que acontece das 8h30 às 17h30, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), serão discutidos os seguintes temas: Política Nacional de Urgências e sua articulação com a Internação Domiciliar, com Maria Alcina Boullosa, coordenadora Estadual de Urgência; Suporte Básico de Vida, com Deybson Borba de Almeida, técnico da Coordenação Estadual de Urgência; Suporte Avançado de Vida, com Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset).

quarta-feira, 1 de junho de 2011

HGVC inaugura Organização de Procura de Órgãos

O município de Vitória da Conquista agora conta com uma Organização de Procura de Órgãos (OPO). O serviço funciona no Hospital Geral de Vitória da Conquista e foi inaugurado na noite desta terça-feira, 31, pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplantes. A OPO oferecerá mais rapidez nos processos de captação de órgãos e, consequentemente, a diminuição da fila de espera, garantindo melhores condições de atendimento à população da região sudoeste.

A inauguração do serviço contou com a presença do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, da secretária de Saúde de Vitória da Conquista, Márcia Viviane Araújo, do vereador Ademir Abreu, da coordenadora da Cihdott, Tereza Barcia, da diretora da 20ª Dires, Marilene Ferraz, e do diretor Geral do HGVC, Gerardo Azevedo. Durante a solenidade de inauguração, representantes da área de saúde e da sociedade civil destacaram a importância da OPO para a cidade e municípios vizinhos.

Para o coordenador Eraldo Moura, “haverá um aumento considerável no número de transplantes, a partir do trabalho da OPO, que junto com toda equipe da área de Saúde, trabalhará conscientizando a população da importância da doação de órgãos. Com certeza teremos bons frutos”, concluiu.

Com a OPO será possível monitorar melhor cada atendimento, desde a procura de doadores até a captação de órgãos e tecidos, zelando sempre pela qualidade do trabalho realizado, promovendo a integração entre os diversos setores do HGVC e de outros hospitais que serão atendidos pela Organização.

Após a inauguração, foi realizada uma confraternização pela conquista do novo centro de captação de órgãos. “Estamos sempre acreditando e fazendo mudanças significativas à saúde da nossa região. Com certeza a OPO veio trazer mais avanços na captação de órgãos”, finaliza o diretor do HGVC, Gerardo Azevedo.