domingo, 31 de julho de 2011

MS libera verba para reforma da emergência do HGVC

Estado receberá mais recursos para financiamento de UTIs

Márcio Cerqueira, de 31 anos, foi atendido nesta sexta-feira (29) no Hospital do Subúrbio (HS). Ele foi levado até a unidade pela sua mãe, Eunice Cerqueira, após sentir fortes dores. Márcio junta-se às 90.706 pessoas que já foram beneficiadas pelos serviços HS em pouco mais de dez meses de funcionamento. “Aqui, meu filho foi muito bem atendido. Chegamos aqui e rapidamente o médico veio avaliar ele. O Márcio vai ficar bem!”, disse Eunice Cerqueira.

O serviço prestado ao filho de Eunice Cerqueira foi conhecido pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, acompanhado pelo Secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou, nesta sexta-feira (29), a unidade. Durante a visita, o ministro anunciou o credenciamento dos 60 leitos de UTI do HS junto ao Ministério da Saúde (MS). Com esse credenciamento, o MS passa a enviar recursos para o financiamento dos leitos. “Vamos aprimorar o serviço e integrar a unidade a Rede Saúde Toda Hora que é uma rede de urgência em que o ministério financia a uma rede para salvar”, explicou Padilha.

Primeira unidade hospitalar pública do Brasil a ser viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio dispõe de 268 o número de leitos de internação - são 208 de enfermaria (64 de internação pediátrica e 144 de adultos) e 60 de terapia intensiva (dez de UTI pediátrica, 30 de UTI adulto e 20 de terapia semi-intensiva também para adultos). “Aqui é um novo de modelo de gestão e nós valorizamos muito a possibilidade de termos alternativas para garantir um atendimento de qualidade”, declarou Alexandre Padilha.

Hospital da Criança

O Ministro também conheceu o Hospital da Criança, em Feira de Santana (HEC). Na unidade, o Ministro anunciou o credenciamento de 20 leitos de UTI do hospital. O HEC entrou em funcionamento no dia 27 de agosto de 2010 e atualmente dispõe de 108 leitos de internamento, sendo 20 de UTI. Além disso, a emergência oferece mais 37 leitos. Somente neste setor foram feitos 27.462 atendimentos - uma média de 100 pacientes por dia. Desde a sua inauguração já foram realizados cerca de 110 mil procedimentos.
O Hospital da Criança estará em plena capacidade de atendimento até 2012, quando os 280 leitos de internamentos estarão disponíveis para atender a faixa etária de 0 a 18 anos, em diversas especialidades.

Mais recursos para a saúde

Durante a visita do Ministro ainda foi assinado um convênio para a liberação de recursos para a reforma das emergências dos hospitais Clériston de Andrade, em Feira de Santana, Luiz Viana Filho, em Ilhéus, e Geral de Vitória da Conquista. “O convênio, no valor de R$17,5 milhões, possibilitará a melhoria dos serviços nas três maiores emergências no interior do estado”, destacou Jorge Solla. Para reforçar o atendimento na área de urgência, a Bahia receberá recursos para a implantação de mais seis unidades de pronto atendimento (UPA 24h).

No próximo dia 5, será inaugurada em Juazeiro, a primeira a primeira Central de Regulação interestadual, que englobará a região do Vale do São Francisco. Ainda será lançado um programa de internação domiciliar do Ministério da Saúde. “Vamos levar para o Brasil inteiro um programa que aprendemos aqui na Bahia que é a internação domiciliar. Tirando do hospital mais cedo quem pode ter seus cuidados em casa”, falou o ministro.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Realizada primeira cirurgia de hipófise no sistema público do Sudoeste

Há aproximadamente 10 meses, em um dia comum de trabalho, o açougueiro Silvanei sentiu as letras embaraçarem enquanto tentava ler algo. Com o passar do tempo aquilo passou a incomodá-lo, pois sentia piora na visão. Procurou um oftalmologista que depois de alguns exames concluiu que não se tratava de um problema de visão, indicando um neurologista, quando descobriu que um tumor crescia na hipófise, localizada na base do cérebro.

"Foi uma reviravolta em minha vida", lembra o trabalhador, que mudou a rotina em busca do tratamento para a retirada do tumor que comprometia sua visão e que poderia inclusive levá-lo a óbito. O primeiro profissional a atendê-lo foi o médico Joviniano Neto, que, após uma série de exames, realizou intervenção cirúrgica no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), ocorrida na semana passada, procedimento realizado com os neurocirurgiões Alcione Mendes e Gustavo Bilate.

A cirurgia de alta complexidade, que consistiu na retirada de um tumor de grande extensão na região hipofisária, foi um sucesso. Segundo o médico Joviniano Neto, foi uma intervenção via transe sifenoidal, ou seja, extração de tumor através do orifício nasal. Este procedimento foi possível graças ao arco e microscópio cirúrgicos, que vem possibilitando uma série de cirurgias inéditas, como de traumas raquimedulares (coluna), aneurismas e ortopédicas.

Médicos Joviniano Neto e Gustavo Bilate, responsáveis pela cirurgia

Esta cirurgia, mais uma intervenção inédita no HGVC, a qual foi submetida Silvanei Santos de Souza, é a primeira realizada em hospital público na região sudoeste. "Foi uma cirurgia de sucesso, pouca evasiva, com perda reduzida de sangue e de uma forma que evitou o acesso transcraniano, evitando agressão ao cérebro", informou Joviniano Neto

"O HGVC vem realizando grandes cirurgias, com excelentes profissionais e investimentos em tecnologia graças a política de saúde implantada pela Secretaria da Saúde do Estado. Mais um avanço inédito para o SUS e é isto que vamos continuar fazendo. Trabalhar sempre para a melhoria da saúde pública", finaliza o diretor geral do HGVC, Gerardo Júnior.

"Agradeço a Deus a cada minuto por ter passado bem por esta cirurgia. Aumentei a minha fé, agradeço por estar andando, por esta conversando e agradeço também ao HGVC e aos médicos Joviniano e Alcione", concluiu Silvanei, que faz planos de voltar ao trabalho, a família e curtir a filha de oito meses.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Seminário discute situação de vigilância do óbito materno e infantil

Seminário discute situação de vigilância do óbito materno, infantil e fetalPara atualizar os técnicos das diretorias regionais de Saúde (Dires) e dos municípios baianos sobre a vigilância de óbitos, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep)/Grupo de Trabalho de Vigilância de Óbito, promove de 27 a 29 deste mês, a partir das 9h, no Hotel Vilamar (Amaralina), o 4º Seminário Estadual de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal.

A vigilância de óbitos, uma das estratégias recomendadas pelo Ministério da Saúde para a redução da mortalidade materna e infantil, além de aferir a qualidade da assistência, contribui para a prevenção de óbitos evitáveis e a melhoria da informação, principalmente nas regiões do país onde o registro dos óbitos ainda se constitui um importante problema de saúde pública.

HGVC terá novo telhado

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), a visita do engenheiro civil da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) Francisco de Assis Oliveira Souza. Ele realizou uma vistoria que tem como objetivo a completa substituição da cobertura da unidade, a primeira em 17 anos de existência do hospital.

Segundo o engenheiro, o trabalho consiste na troca de todo o telhado, além da impermeabilização das lajes e calhas. O serviço está orçado em R$200 mil e tem previsão de ser concluída em 60 dias. "Esta é uma reforma emergencial, em função inclusive da proximidade das chuvas", explicou Francisco de Assis. Ele ainda ressaltou que esta intervenção beneficia diretamente os usuários e possibilita que as demais ações que visam a reforma e ampliação do prédio sejam possíveis.

Engenheiro Francisco de Assis e Coordenador Renato Silva observam estrutura a ser substituida

De acordo com o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior, o processo de ampliação e reforma da unidade está em andamento e este é o primeiro passo para as melhorias que estão previstas para a unidade. "Estamos comemorando este momento com a certeza de que estamos ajudando a melhorar este grande hospital que atende e contribui para o bem estar de milhares de pessoas", afirmou o diretor.

"Estamos realizando as mudanças necessárias na unidade e acredito que com esta primeira intervenção, as demais obras podem acontecer com mais rapidez", prevê o coordenador de Manutenção Predial, Renato Silva.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PROJETO OLHAR BRASIL É TEMA DE DISCUSSÃO

Gestores municipais de saúde com comando único do Sistema de Saúde, representantes das secretarias da Saúde do Estado e da Educação do Estado (SEC) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde se reúnem nesta quarta-feira (20), às 9h, no auditório da Sesab, para discutirem o Projeto Olhar Brasil / Todos Pela Alfabetização (TOPA). O encontro pretende sensibilizar os gestores municipais para a adesão ao programa com o objetivo de possibilitar o atendimento oftalmológico aos alfabetizandos do TOPA.

Na programação está prevista uma mesa redonda onde serão apresentadas uma avaliação e as perspectivas do Programa Estadual de Atenção Oftalmológica/TOPA. O Programa Saúde em Movimento também será tema das discussões durante o evento.

CES se reúne dia 28

No dia 28, a partir das 14h, acontece no auditório do Plenarinho, na Assembléia Legislativa, a 178ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES). Na pauta constam apresentação da prestação de contas do 1º trimestre da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com o secretário Jorge Solla, e a exposição sobre a 8ª Conferência Estadual de Saúde, com o chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

HGVC define propostas para Conferência Municipal de Saúde








Servidores e gestores do Hospital Geral de Vitória da Conquista participaram de um rico debate na tarde da última quarta-feira, em sua pré-conferência, quando foram definidas as propostas para a Conferência de Saúde que acontece em agosto.

Durante o evento, que teve a participação da Subsecretária de Saúde Suzana Ribeiro e do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Ademir Abreu, foram apresentados abertamente os principais desafios da unidade,como superlotação, regulação de leitos, infraestrutura,além de recursos humanos e tecnológicos.

"Foi um diagnóstico preciso de indetificação das necessidades e demandas internas, com a discussão das prioridades e o papel do HGVC na rede do municipio de Vitória da Conquista, além de todas as dificuldades que o sistema atravessa hoje e rebatem pra dentro do hospital e vice-versa", afirmou Suzana Ribeiro, que avaliou como positiva a pré-conferência realizada na unidade. "Tenho certeza que a conferência de Vitória da Conquista vai demarcar o futuro da saúde no municipio e esperamos que ela tenha o mesmo significado da realizada em 1999, que promoveu a grande revolução no sistema de saude de município", destacou

Na opinião da subsecretária a equipe do HGVC tem clareza do que é preciso ser feito internamente para melhorar a atenção à saúde, aos pacientes que buscam a unidade, "como também tem clareza do que deve ser feito na rede tanto estadual quanto nacional, que possam garantir os avanços na saúde em nossos sistema", concluiu.

Para o diretor Geral do HGVC, Gerardo Junior, a pré conferência foi representativa, com participação efetiva de trabalhadores e gestores da unidade, onde as necessidades foram debatidas de forma clara. "Muitas das propostas já estão em andamento, precisando de celeridade e esta é a participação que queremos e que são necessárias para fortalecer o sistema, porque quem vive a rotina do hospital é que tem condições de apresentar as verdadeiras necessidades, e por isso, no meu entendimento, avançamos de forma democrática na definição das propostas que foram retiradas deste momento de extrema importância para o avanço em nosso complexo sistema de saúde", avaliou.

Conforme as diretrizes que norteiam as pré conferências, foram retiradas quatro propostas do evento, três em nível municipal e uma em nivel estadual. A primeira delas foi a garantia do aumento da resolutividade e eficiência do hospital através de investimentos na infraestrutura, recursos humanos, educação permanente, recursos tecnológicos e serviços de apoio diagnóstico terapêutico em consonância com o plano diretor do HGVC, garantindo a qualificação como hospital de ensino.

A segunda proposta sugere o fortalecimento e implementação da Política Municipal/Estadual de Regulação, definindo os perfis de assistência das unidades hospitalares do município e garantindo a criação do acolhimento com classificação de risco e da gerência de leitos do HGVC.

Para finalizar as propostas para o município, foi aprovada a proposta de fortalecer a atenção básica (ampliação do financiamento e do número de equipes, qualificação das equipes, inclusão obrigatória do assistente social nas equipes do NASF do município) e implantação das UPAs.

A proposta em nível federal apontou para uma mobilização social a nível nacional para aprovação da Emenda 29, retirando gastos com o pessoal da saúde e educação da LRF, garantindo a alocação de recursos da União de acordo com a proposta inicial da relatoria do PL01/03.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

HGVC realiza pré-conferência de saúde

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realiza pré-conferência de saúde nesta sexta-feira (15). No encontro, a unidade vai elaborar três propostas, duas voltadas para a gestão municipal e uma em nível estadual ou federal. O evento também será um momento de repactuação de compromissos e consolidação de novas propostas para a saúde.

"Este é um momento no qual os servidores podem colaborar com sugestões, para que possamos apresentar propostas oriundas destas discussões", afirmou Gerardo Junior, diretor do HGVC, que avalia a pré-conferência como ferramenta indispensável para mais avanços na política de saúde, com ampla e democrática participação.

Esta discussão servirá como base para a participação da unidade na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória da Conquista que tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. O evento, realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista por meio da Secretaria Municipal de Saúde, acontece nos dias 11 e 12 de agosto e tem o objetivo de discutir temas relacionados à vivência do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência será também um espaço para discutir propostas da sociedade que visem o fortalecimento do SUS no município, proporcionando uma maior interação dos núcleos de saúde da região e fomentando o debate sobre melhorias dos serviços da área.

Encontros preparatórios

Ao longo do mês de julho acontecem as pré-conferências, por segmento, com o intuito de mobilizar os trabalhadores, prestadores de serviço, gestores e usuários do sistema de saúde para a conferência e de levantar propostas para serem apresentadas no evento. Conforme o regimento interno, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, nesses encontros preparatórios, serão escolhidos os delegados para representar os diversos segmentos durante a 7ª Conferência.

Cada um dos pré-encontros deverá contar com no mínimo 10 participantes de cada entidade. Já a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará dois técnicos para atuarem como facilitadores durante essas reuniões.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Passagem de plantão: ritual diário garante acompanhamento contínuo de pacientes no HGVC










No slide acima, Ascom do HGVC acompanha e registra profissionais da quarta-feira na troca de informações sobre os 06 pacientes internados

Todos os dias, nas primeiras horas da manhã, o mesmo ritual. Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas se reúnem para analisar o quadro de cada paciente internado na UTI 1 do Hospital Geral de Vitória da Conquista.



Sandro Bahia Marchesini coordena equipe da UTI 1


Trata-se de um procedimento padrão que a equipe multidisciplinar do HGVC não prescinde, e que determina o evolução de melhora do quadro de cada um dos pacientes admitidos na UTI.


Na troca de plantão, os profissionais que estão saindo do plantão transmitem aos que estão chegando, o estado de saúde dos pacientes, um a um, discutindo detalhadamente quais procedimentos foram realizados e o que será necessário no acompanhamento ao paciente no decorrer do dia.


A equipe das quartas-feiras é formada pelo coordenador da UTI, Sandro Bahia Marchesini, pelo médico diarista Wesley Burgos, pelos médicos plantonistas Sandra Hely e Márcio Kléber, pelo neurologista Arnaldo Rocha, além de enfermeiros e estudantes do curso de medicina.

"Este ritual é religioso. É um procedimento que ajuda cada profissional que entra para o seu plantão, emitir laudos, indicar medicação, entender o quadro do paciente, garantindo um atendimento adequado e que reflete na melhoria deste usuário", afirma Sandro Marchesini.

Segundo o médico diarista Wesley Burgos (foto), cada unidade hospitalar determina a sua passagem de plantão, "mas consideramos que esta é a forma mais eficaz de garantir o maior número de informações sobre o quadro do paciente, o que facilita o trabalho do profissional médico, que por meio de enfermeiros e fisioterapeutas obtem as informações sobre cada paciente, o que ajuda na redução da permanência das pessoas na UTI, em várias situações", completa.


"Isto é muito importante para que todos entendam o que acontece com cada paciente", avalia Olívia Rocha, estudante do 12º semestre de Medicina pela Uesb, que completa: "é um aprendizado que acaba sendo uma orientação indispensável para a trajetória de um médico", concluiu.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Nota de utilidade Pública

HGVC desativa serviços de obstetrícia

O Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público informar que os serviços de obstetrícia da unidade foram desativados, considerando análise técnica de produção mensal, que avaliou como baixo o volume de atendimentos, não justificando a sua continuidade.

A decisão foi anunciada via ofício emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, após reunião deste órgão com a diretoria geral do HGVC e a diretoria técnica do Hospital Municipal Esaú Matos, que deliberaram pela desativação da obstetrícia e pela manutenção de cinco leitos para ginecologia.

Os pacientes que necessitarem deste tipo de serviço devem dirigir-se às demais unidade da rede saúde do município (Santa Casa da Misericórdia, Hospital Municipal Esaú Matos e Unimec), por meio da Central Municipal de Urgência.

Esta deliberação se encontra em vigor, via ofício circular nº. 013/2011-GAB/SMS, emitido pela secretária municipal de saúde, Márcia Viviane Araújo. Esta decisão possibilita ao HGVC dar prosseguimento ao processo de implantação dos serviços de oncologia.

A meta principal é ampliar os serviços prestados pelo HGVC, oferecendo à população de Vitória da Conquista e regiões vizinhas melhor atendimento nas áreas que disponibiliza.

Respeitosamente,


Gerardo A. Junior
Diretor Geral/HGVC



Vitória da conquista, 06 de julho de 2011

20ª Dires recebe homenagem do 9º Batalhão

A 20ª Diretoria Regional da Saúde (Dires) do Estado da Bahia, que tem sede em Vitória da Conquista, foi homenageada pelo 9º Batalhão de Polícia Militar, nesta segunda-feira (4), durante solenidade cívico-militar de comemoração do 40º aniversário da corporação.

Marilene Ferraz Barbosa, diretora da 20ª Dires, foi convidada pelo comandante do batalhão, Jorge Ubirajara Pereira, para receber o Diploma do Mérito Institucional, agradecendo os serviços prestados à Unidade de Ensino Policial Militar.

Na ocasião, Marilene parabenizou o 9º Batalhão de PM e ressaltou a importância do "Pacto Pela Vida", programa recentemente lançado pela Secretaria de Segurança Pública, que visa a redução da violência e da criminalidade, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.

A diretora da 20ª Dires lembrou ainda que diversos órgãos da administração estadual atuarão, de forma transversal e integrada, para levar à comunidade outros serviços públicos essenciais, além das ações de segurança.

No lançamento do programa, foram anunciadas a aquisição de 500 novas viaturas, contratação de 150 policiais civis, realização de concurso para o Departamento de Polícia Técnica e a ampliação da rede de Centos de Atendimento Psicossocial (Caps-AD).

Fonte: Ascom 20ª Dires

terça-feira, 5 de julho de 2011

Fórum vai discutir a saúde da mama

Com o objetivo de reunir lideranças do setor saúde para debater iniciativas relacionadas ao câncer de mama, acontece no dia 7 de julho, das 8h30 às 18h30, no Othon Palace Hotel, o Fórum Baiano da Saúde da Mama. O evento contará com as presenças do secretario estadual da Saúde, Jorge Solla, da presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, e do presidente da Sociedade Mundial de Mastologia, Ezio Novais Dias.

O painel de abertura começa com a palestra de Fátima Mendonça sobre o tema: "Como as Voluntárias Sociais podem contribuir com a Saúde da Mulher na Bahia". Em seguida, o secretário Jorge Solla fala sobre o "Cenário da Política de Saúde da Mulher na Bahia". Assuntos como tratamentos disponíveis na Bahia para o câncer do colo do útero, diretrizes clínicas e terapêuticas para o câncer de mama e como o profissional médico pode melhorar o fluxo e a qualidade do diagnóstico, também serão discutidos durante o encontro.

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para os profissionais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3115-4216 ou enviar e-mail para: sesab.saudedamulher@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Prefeitura realiza I Simpósio do SAMU 192 Regional




O evento reunirá as 12 cidades que compõem o serviço





No próximo dia 08 de julho, a partir das 9h, no auditório do Pólo de Educação Permanente em Saúde, acontecerá o I Simpósio do SAMU 192 Regional, que tem por objetivo reunir os funcionários do Serviço Móvel de Urgência e Emergência/SAMU 192 e da rede hospitalar das 12 cidades que compõem o SAMU Regional.

Com sede em Vitória da Conquista, o serviço conta com ambulâncias nas cidades de Itapetinga, Itambé, Itororó, Macarani, Maetinga, Poções, Belo Campo, Condeúba, Cândido Sales e Anagé.

Em Vitória da Conquista, o serviço de atendimento pré-hospitalar foi implantado em 2001 pelo Governo Municipal. A experiência conquistense serviu como referência para impalnatação do serviço no Brasil pelo Governo federal. Em 2004 foi a primeira cidade do Interior do Brasil a ter o SAMU 192 habilitado junto com as capitais: Belo Horizonte, Aracaju, Fortaleza e Recife. Atualmente, conta com uma ambulância avançada e quatro básicas. O serviço recebe por dia uma média de 300 ligações.

PROGRAMAÇÃO

09:00 Mesa de Abertura

09:30 Histórico do APH (Atendimento Pré Hospitalar) e Regulação Médica das Urgências e Emergências -Sandro Bahia Marchesini – Coordenador Regional de Urgência e Emergência, Coordenador Médico Regional do SAMU 192 e Coordenador Geral da UTI I do HGVC.

10:30 Intervalo

10:45 Mesa Redonda: Regulação Médica

• Situações especiais de Regulação Médica - Sandro Bahia Marchesini – Coordenador Regional de Urgência e Emergência, Coordenador Médico Regional do SAMU 192 e Coordenador Geral da UTI I do HGVC.

• Regionalização do SAMU 192 – Problemas a serem enfrentados na Regulação Médica – Wallace Wagner Neves Dias – Médico Intervencionista do SAMU 192

• Aspectos Legais da Regulação Médica

• Carla Medeiros – Promotora Pública do município de Vitória da Conquista

12:30 Intervalo para almoço





14:00 Suporte Básico e Avançado de Vida na PCR

Sandro Bahia Marchesini– Coordenador Regional de Urgência e Emergência, Coordenador Médico Regional do SAMU 192 e Coordenador Geral da UTI I do HGVC

15:00 Suporte Básico e Avançado de Vida no Trauma

Sandro Bahia Marchesini – Coordenador Regional de Urgência e Emergência, Coordenador Médico Regional do SAMU 192 e Coordenador Geral da UTI I do HGVC.

16:00 Intervalo

16:15 Atuação da Equipe de Enfermagem no APH

Alcilene Bandeira A. de Oliveira - Coordenadora Regional de Enfermagem do SAMU 192 e Enfermeira Intervencionista no SAMU 192

17:00 Problemas a serem enfrentados no HGVC com a Regionalização

Wesley Carvalho Burgos – Diretor Técnico do HGVC, Médico Diarista da UTI I do HGVC e intervencionista do SAMU 192

18:00 Aspectos Legais no Atendimento às Emergências

Luis Cláudio Carvalho - Delegado Regional do CREMEB

19:00 Encerramento.





Fonte: PMVC