sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sesab divulga lesta de aprovados para estágio na OPO do HGVC

A Secretaria da Saúde do Estado, através do Sistema Estadual de Transplantes, divulgou hoje a relação de candidatos aprovados na seleção para estágio na Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Os estudantes selecionados também atuarão no acompanhamento de pacientes com suspeita de morte encefálica nas unidades críticas, emergências e UTIs de hospitais públicos e privados na área de abrangência da OPO.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sesab convoca mais concursados

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está convocando um total de 249 candidatos que foram aprovados no concurso público realizado em 2008, pertencentes ao grupo ocupacional de serviços públicos de saúde. São profissionais das seguintes categorias: assistente social, enfermeiro, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, sanitarista (saúde do trabalhador, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária), terapeuta ocupacional, médico veterinário, médico (cardiologista, cirurgião geral, endoscopista, ginecologista/obstetra, pediatra e patologista), técnico em patologia clínica, cirurgião buco maxilo.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Servidores animados para 2º forró do HGVC

São João chegando, o clima esquentando, e os servidores do Hospital Geral de Vitória da Conquista se preparam para uma grande e merecida confraternização, no 2º Forró do HGVC, que acontece no dia 20, às 21 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Para animar a festa, o melhor do forró tradicional, com a Banda Fundo de Busão, e o sanfoneiro Almir Amaral. Para fechar a noite em grande estilo, o parceiro do HGVC, com carreira consolidada e reconhecida em toda a Bahia, Rony Barbosa, o poetinha do Sudoeste.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Hemoba/HGVC convoca doadores para período junino

A unidade da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) localizada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizará atendimento especial nos próximos dias 18, 19, 20 e 21, de segunda a quinta-feira, de 7 às 12 horas.

Com a aproximação dos festejos juninos e o aumento de fluxo de veículos nas estradas e o risco de queimaduras, o serviço de hemoterapia necessita de um estoque estratégico para atender a possíveis intercorrências.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Começa o XXVIII Congresso do Conasems

Maceió recebe esta semana o XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. Estão se reunindo cerca de cinco mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, para debater e mapear os desafios em torno da sustentabilidade do SUS, como, adesão pela população no município a um sistema de saúde regional, com acesso à atenção integral e qualificado.

Com o tema "Sustentabilidade do SUS", o Congresso já se define como um dos maiores espaços de mobilização, discussão e troca de experiências entre os participantes e tem como objetivo principal aprofundar questões sobre a política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde - SUS.

Serviço de Internação Domiciliar completa dois anos de atendimento humanizado

A população da microrregião de Santo Antônio de Jesus já conta com o serviço de Internação Domiciliar (ID), implantado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) .

O serviço que completou dois anos de atendimento humanizado é referência na Bahia. Nestes dois anos de implantação, mais de 200 pacientes já passaram pelo serviço, sendo atendidos por uma equipe formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e técnico de enfermagem.

A médica Lívia Araújo, coordenadora do serviço de Internação Domiciliar no HRSAJ, destaca que serviço de ID é importante para o hospital e para o paciente, pois reduz o tempo de internação, diminuindo a probabilidade de infecção hospitalar, possibilitando ainda que o enfermo seja tratado em sua residência, usufruindo de uma estrutura oferecida pelo hospital, com o fornecimento de medicação, atendimento médico e fisioterápico.

Jorge Solla é eleito vice-presidente do CONASS para o Nordeste

O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, foi eleito, nesta segunda-feira (11), o vice-presidente para a região Nordeste do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A entidade congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde dos estados e Distrito Federal. O CONASS é uma importante instituição dentro da esfera política do Sistema Único de Saúde e tem como presidente o secretário da Saúde do Amazonas, Wilson Duarte Alecrim.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tratamento de safena por radiofrequência no HGVC

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) inaugurou recentemente o tratamento para o refluxo da veia safena associada a varizes, uma alternativa cirúrgica menos invasiva, conhecida como ablação térmica por radiofrequência.

O procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional por não retirar a veia safena, estando associado ao uso de tecnologia moderna como cateteres de radiofrequência e realização de ultra-sonografia intra-operatória.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Câmara aplaude Gerardo Júnior




Na sessão desta quarta-feira (6), a Câmara Municipal concedeu Moção de Aplauso ao cirurgião dentista Gerardo Azevedo Junior, pelos relevantes serviços prestados no período em que ocupou a direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base). 

A homenagem foi uma iniciativa do mandato do vereador Gildásio Silveira (PT) e foi apoiada pelos demais parlamentares. “Agradeço a todos os vereadores por esta homenagem. Sei que ainda temos que avançar muito na saúde pública. É um desafio gerenciar um hospital que atende uma área de cerca e dois milhões de pessoas. A batalha pelo SUS continua”, declarou.



Sudoeste é beneficiado com ações na saúde


O Secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou nesta sexta-feira (8) a cidade de Andaraí, onde está sendo realizada mais uma etapa da Estratégia Saúde em Movimento. A expectativa é que, até o final da etapa, sejam realizadas cerca de 7.500 consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata. 


Também na sexta-feira, em Vitória da Conquista, Jorge Solla assinou um convênio no valor de R$150 mil para a construção de uma unidade de Saúde da Família que abrigará duas equipes de atendimento.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eleita nova CEE do HGVC

A diretoria de Enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista está divulgando o resultado do processo eleitoral da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), ocorrido na última quinta-feira, dia 31.
No quadro I, para a categoria Enfermeiros, foram contabilizados 54 votos, sendo eleitos os servidores José Gustavo Cabral, com 28% dos votos válidos, Simone Maria Galvão (28%) e Claudine Oliveira (20%).
Para o quadro II, na categoria Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, do total de 137 votos, foram eleitas Mirian do Espírito Santo (20%) e Thatiane dos Santos Souza (15%).
"A realização da eleição, bem como a implantação da CEE, é considerada uma conquista e um avanço, tanto para a categoria quanto para a instituição", analisou a diretora de enfermagem, Gabriela Amaral, lembrando que após esta etapa, os eleitos estarão tomando posse para dar início às atividades de organização da CEE na instituição.
A Comissão de Ética de Enfermagem é um órgão representativo dos Conselhos Regionais junto às instituições de saúde, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais de enfermagem.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nota de esclarecimento

O Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público esclarecer sobre conteúdo da reportagem “Vitória da Conquista: Pacientes morrem de fome por falta de sonda”, veiculada no Blog da Resenha Geral, em 01 de junho de 2012. Sobre o tema e a condução da matéria jornalística convém esclarecer:

Que todos os materiais necessários para a assistência são garantidos pelo HGVC e que, portanto, não existem registros de mortes de pacientes sem alimentação por falta da sonda para gastrostomia, salientando ainda que existem outros métodos nutricionais, como o parenteral, que serve para complementar ou substituir completamente a alimentação oral;

Que esta diretoria não se utiliza e nunca se utilizou de qualquer expediente, sob qualquer pretexto, que sugira retaliação a qualquer cidadão que se sinta prejudicado em seus direitos, e que observando esta condição, venha manifestar quaisquer insatisfações;