terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Papai Noel visita crianças no HGVC e distribui presentes


Brilho nos olhos e sorriso fácil. Estas foram as marcas do sentimento de alegria que tomou as crianças internadas na pediatria do Hospital de Geral de Vitória da Conquista (HGVC), quando se depararam com a figura mais simbólica e querida do Nata, o velho e bom Papai Noel. Mães e filhos ficaram deslumbrados com a chegada daquele senhor em trajes vermelhos, gorro com bordas brancas e uma soberba barba caindo sobre o peito, que trazia nas costas um saco preenchido de muitos presentes.

Aos poucos, o Papai Noel, como muita calma e simpatia, distribuiu os presentes um a um, para cada pequeno, roubando-lhes um sorriso pelo momento especial. Após a distribuição de presentes, foi a vez de saborear uma deliciosa torta e suco especialmente preparados para a ocasião. O momento de descontração foi promovido pelos profissionais da Terapia Ocupacional e Assistência Social, com apoio das diretorias geral e administrativa.

"A felicidade que estas crianças conseguem transmitir, mesmo diante das adversidades, com a chegada do Papai Noel, é contagiante. A gente sente paz, sente tranquilidade e este sentimento é que nos alimentar para proporcionar estes momentos", declarou a Terapeuta Ocupacional Milena Carvalho.

A mesma opinião foi compartilhada por Silvia Pinchemel, coordenadora do Serviço Social, que acompanhou a distribuição dos presentes. "Realmente, a gente fica comovida com tantas crianças que precisam deste carinho, deste afeto e desta aproximação, para minimizar o quadro de enfermidade no qual se encontram. Este momento foi extremamente satisfatório e compensador", finalizou.

Há 29 anos alegrando os pequenos coraçõezinhos, Edelsuito Braga dos Santos (50), é quem se caracteriza de Papai Noel todos os anos para tornar real o que faz parte do imaginário infantil. O policial militar tem a atividade natalina como sacerdócio, muitas das vezes fazendo o trabalho sem nenhum retorno financeiro. "Faço isso porque tenho paixão por crianças e sinto uma satisfação pessoal grande por levar alegria para tanta gente, não só para as crianças, mas muitos adultos.", concluiu.

"Muito positivo. Deu pra ver nos olhinhos destas crianças a satisfação e alegria em ver o Papai Noel. Nós da diretoria procuramos apoiar iniciativas como estas, e parabenizamos o empenho dos nossos profissionais da Terapia Ocupacional, do Serviço Social e também da pediatria, responsáveis por tantas pequenas vidas", finalizou o diretor administrativo Rudolf Bauer. 


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Médicos do HGVC são aprovados com Titulação em Medicina Intensiva

Wesley Burgos comemora titulação: "veio para
 reforçar a certeza de que estamos no caminho certo
 e equiparados a grandes UTIs do país",
Lotados no Hospital Geral de Vitória da conquista, os médicos Dionísio dos Santos Silva Filho e Wesley Carvalho de Burgos Soares passaram, respectivamente, em 3º e 4º lugar, no Processo de Obtenção do Título de Especialista em Medicina Intensiva Adulto, por meio de prova nacional promovida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Foram mais de 500 candidatos inscritos que se submeteram a uma prova teórica com 100 questões objetivas, onde quem obtivesse 50% se classificava para a prova prática, sendo que 279 foram habilitados. Na segunda fase, a prova foi formada por seis casos clínicos de UTI, onde cada caso exigia cinco questões discursivas avaliadas por dois examinadores, além de cinco estações de habilidades práticas. Para aprovação nesta fase era necessário aproveitamento de70%, sendo aprovados nesta fase 226 médicos, dos quais dez são da Bahia.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cantata natalina surpreende pacientes no HGVC



Os corredores do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) foram tomados pelas vozes do Coral Canta Conquista, que apresentou uma cantata de natal, tirando aplausos de internos, visitantes e servidores da unidade, em quase 30 minutos de execução de peças natalinas. O grupo, regido pela pianista e professora de música Giselia Porto, preparou uma agenda de visitas a várias instituições nas quais serão feitas a mesma apresentação, projeto que foi inaugurado no HGVC. "Esta é a nossa primeira apresentação e foi uma ótima experiência. Fomos muito bem recebidos no hospital, e sabemos que aqui ha uma realidade difícil e a intenção do nosso coral é minimizar este estado, com a mensagem de paz que música pode oferecer", afirmou Giselia.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

HGVC acolhe servidores em seminário que discutiu direitos e deveres


A primeira semana do mês de dezembro foi marcante para os funcionários do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) que participaram do 1° Seminário de Acolhimento ao Servidor, evento formulado e executado pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Nugets), que reuniu mais de 700 funcionários em quatro dias de programação, envolvendo palestras e apresentações culturais, no auditório do Cemae.

Na programação foram realizadas várias palestras que abordaram temas como Direitos e Deveres do Servidor Público; Estágio Probatório; Núcleos de Gestão da Educação e do trabalho em Saúde; O Fluxo do Paciente no HGVC; Acolhimento HGVC/NEP, dentre outros temas que serviram para esclarecer dúvidas e conscientizar os servidores sobre seus diretos e deveres. Dentro da programação houve entrega de placas em homenagem a 27 servidores aposentados, apresentações artísticas com o Canto Coral Viver Bem, formado por funcionários da unidade, e o dueto em voz e violão de Rita Pithon e Maurício Sena, músicos já conhecidos da cidade e também servidores do HGVC.