sexta-feira, 27 de setembro de 2013

27 de setembro - Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ascom/HGVC
Equipe  da OPO/CIHDOTT do HGVC celebra avanços

Na última terça-feira, 24 de setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC realizou mais uma captação de múltiplos órgãos (coração, rins, fígado e córneas), que irão beneficiar pessoas na fila de espera por doadores na rede estadual. Este ano o Dia Nacional de Doação de Órgãos será celebrado com muito mais ênfase por parte dos profissionais envolvidos com este serviço no Hospital de Base. Principalmente porque no mês de setembro, todas as captações de múltiplos órgãos realizadas no Estado da Bahia foram originadas pela CIHDOTT/OPO/HGVC – setor responsável pelo serviço.

O Dia Nacional de Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro no Brasil. E a semana que antecede a data foi bastante aproveitada pela OPO/CIHDOTT/HGVC. Para desmistificar a questão dos transplantes e  colaborar para o aumento do número de doações de órgãos e tecidos, a equipe do HGVC concedeu entrevistas nas rádios Clube e UESB na quinta-feira, 26 de setembro e participou de uma Feira de Saúde no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, importante Colégio Estadual.

Na sexta-feira (27/09) - DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – foi feita entrega de rosas e cartões às equipes da UTI, Centro Cirúrgico, Laboratório e Registro de Internamento para agradecer todo o empenho e cuidado da equipe com o potencial doador. Essa entrega foi realizada por um transplantado de córneas, cuja cirurgia foi realizada em Vitória da Conquista há três anos. Hoje ele enxerga e trabalha normalmente.

Eloneide Caracas - Assistente Social
Início - O Hospital Geral de Vitória da Conquista sempre se preocupou com a conscientização da doação de órgãos, através de diversas campanhas, porém foi em 2006 que o HGVC criou uma comissão para cuidar desta atividade, o que melhorou os resultados. Atualmente a OPO/CIHDOTT/HGVC é formada pelos seguintes profissionais: Dra. Edney Matos (Coordenadora do setor); Eloneide Caracas (assistente social); José Coqueiro Neto (enfermeiro); Marizângela Amaral (assistente social voluntária) e por estudantes de medicina da UESB.
  
Como funciona - A doação de órgãos só pode acontecer em casos de morte cerebral, isto é, quando o cérebro morre, mas o coração continua batendo e em casos de parada cardiorespiratória (PCR), quando a família pode doar as córneas (tecidos). Para chegar ao diagnóstico de morte encefálica a equipe obedece a uma série de critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. São necessárias três avaliações de médicos diferentes e vários exames complementares. Nesse momento é feita a entrevista para saber se os familiares desejam fazer a doação. Em caso positivo, a equipe médica que realiza a captação é acionada e vem de Salvador para realizar todos os procedimentos de coleta e transporte dos órgãos doados. “Segundos dados estaduais, na Bahia são mais de 3000 pessoas na lista de espera por um órgão”, enfatiza a assistente social Eloneide Caracas.

Para cada órgão há um limite de idade para doação. Conheça alguns deles:

Coração: 7 dias - 50 anos
Pulmão: Até 60 anos
Rim: 7 dias - 75 anos
Fígado: 7 dias - 80 anos
Córneas (tecidos): 4 anos - 70 anos
Válvulas cardíacas: até 60 anos.




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Reunião discute melhorias no Sistema Único de Saúde

Ascom/HGVC
Gestores da saúde  reuniram-se no auditório do HGVC

“Este é um momento importante do estabelecimento de parcerias entre o Hospital de Base, a Secretaria Municipal de Saúde e o SUS de uma maneira geral. É uma forma de organização da rede, do fluxo de assistência e principalmente da emergência”. Com estas palavras Leninha resumiu o que foi deliberado numa importante reunião realizada no HGVC na manhã desta quarta-feira, 25. Estiveram presentes, além da direção do hospital, o coordenador médico do Samu 192, Dr. Sandro Bahia, a secretária municipal de saúde, Márcia Viviane, a coordenadora da Central de Regulação de Leitos, Drª. Rose Gigante, entre outros profissionais de saúde.

Rose Gigante fala aos presentes.
 Foi tema primordial da reunião a organização da emergência do HGVC e o fortalecimento da central de regulação. “Discutimos a importância de ver realmente onde estão os pontos de estrangulamento para facilitar a entrada do paciente de uma forma mais organizada e fazer com que o hospital de base cada vez mais busque soluções no sentido de acabar com as demandas que vêm se desencadear nos corredores. E isso só será possível com a colaboração de todos”, disse Leninha.


Lideranças do SUS participaram da reunião.
A secretária Márcia Viviane enfatizou: “Vamos continuar mantendo este diálogo; se entender como uma rede do Sistema Único de Saúde e que nós estamos aqui para atender com cada vez mais qualidade aos pacientes do sistema”. Ao final da reunião todos se comprometeram em envidar esforços no sentido de melhorar o atendimento dos usuários do SUS em Vitória da Conquista e região. “Vamos manter sempre o diálogo aberto, tanto da central de regulação de leitos, quanto dos gestores do hospital e gestores do município, no intuito de cada vez mais estar estreitando esses laços e resolvendo os problemas no tempo mais rápido possível”, finalizou Márcia.




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cuidados com os pacientes: SIAST promove capacitação de maqueiros

Ascom/HGVC
Vaílson e Flávia falam aos maqueiros do HGVC
Como parte do processo de educação continuada do HGVC, o Serviço Integral de Assistência à Saúde do Trabalhador - SIAST promoveu, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente e o setor de Hotelaria Hospitalar, a 1ª Capacitação de Maqueiros; treinamento importante, tanto para os recém-contratados, quanto para os que já atuam na Unidade. Manobra de pacientes poli traumatizados; manuseio correto dos extintores de combate a incêndio; importância da condução adequada no sentido de evitar um novo trauma ou o agravamento de algum quadro clínico, foram os temas abordados na ocasião. Também foi ensinada aos maqueiros a postura técnica adequada no manejo de pacientes e os cuidados na remoção e transporte.

Maqueiros participam do treinamento 
Na visão de Vaílson Monteiro Lopes, técnico do SIAST, o treinamento foi bastante enriquecedor. Os maqueiros tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, trocar informações com maqueiros mais antigos e participar de uma roda de conversa, onde se falou sobre como se portarem enquanto servidores da saúde; como promover a saúde e garantir a integridade dos pacientes que recorrem à nossa unidade. “É objetivo do SIAST garantir que eles executem suas atividades diárias, mas também  que não adoeçam. O indivíduo que trabalha com a saúde não deve adoecer”, observou Vaílson.

A fim de evitar agravos à saúde do trabalhador, o SIAST promoverá, nos próximos dias uma palestra sobre técnicas de ginástica laboral, importante tema para esses profissionais que pegam pesado todos os dias.


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Secretário de Saúde visita o Hospital de Base

Ascom/HGVC
Leninha recepciona comitiva do secretário Solla
O Secretário Estadual de saúde, Dr. Jorge Solla, esteve, na manhã desta quarta-feira, 11, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Acompanhado da subsecretária Suzana Ribeiro ele visitou, juntamente com a direção administrativa do hospital, o Caminhão da Saúde da Covidien, estacionado desde o dia 3 de setembro no pátio do pronto-socorro da unidade, provendo treinamento em cirurgias minimamente invasivas a profissionais de saúde de Conquista e região, numa parceria com a Sesab. O Secretário foi recebido por Antônio Carlos Salles e Hermano Marchetti Moraes, diretor de relações governamentais e presidente da Covidien Brasil, respectivamente.

Solla visita obras da UTI Neonatal
Comitiva visita o Caminhão da Saúde
Em seguida, Solla conheceu as futuras instalações das UTI neonatal e adulto, cujas obras estão em fase de acabamento e disponibilizarão à população mais 14 novos leitos, num investimento superior a um milhão de reais. Os equipamentos já chegaram ao HGVC e a inauguração acontecerá nos próximos dias. “O Hospital de Base está numa fase de pleno crescimento e renovação, o que o fortalece ainda mais como o principal hospital de todo o Sudoeste da Bahia. Diversas reformas estão em curso, além da implantação de novos serviços e requalificação dos já existentes. Temos, hoje, um Centro de Formação em Recursos Humanos, três programas de residência médica e novos programas estão sendo preparados para o próximo ano. Também está em curso a licitação para a construção do Centro de Radioterapia, para fortalecer o serviço de oncologia na unidade”, comentou ele.


Reunião com a diretoria do HGVC


Ao fim, o secretário reuniu-se com a diretora Leninha, o diretor administrativo Cláudio Duarte e outros representantes do corpo administrativo e da área médica para tratar de assuntos relativos aos investimentos do Governo do Estado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, que passará por importantes transformações, tanto na sua estrutura física, quanto em novos equipamentos e capacitação de pessoal. 
A diretora Leninha fez um balanço da visita do Dr. Jorge Solla:  "Foi muito importante para avaliar esses dois meses de gestão e verificar que as obras estão bastante avançadas. Estamos recebendo todo o apoio do Governo do Estado em relação às nossas propostas de reestruturação desse equipamento tão relevante para a população e já é possível ver a evolução da melhoria da assistência no hospital”, avaliou.


Ascom/HGVC
                                                   




quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Câmara Municipal debate sobre a importância do HGVC


Uma sessão especial na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) debateu, na manhã dessa quarta-feira, 04, a importância do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) para o município. A diretora geral, Marilene Ferraz, atendendo ao requerimento do Bloco Parlamentar, formado pelos vereadores Sidney Oliveira (PRB), Andreson Ribeiro (PCdoB), Nelson Vieira (PCdoB), Joaquim Libarino (PCdoB) e Hermínio Oliveira (PDT), se fez presente na sessão, acompanhada do diretor administrativo Cláudio Gomes, onde apresentaram um relatório analítico que mostrou os serviços oferecidos pelo HGVC, além das melhorias implementadas.

Cláudio Gomes, administrador do HGVC
 O HGVC foi descrito como a mais importante unidade de saúde da região e a única a atender casos de grande complexidade em Vitória da Conquista e em 73 municípios pactuados, incluindo o norte de Minas Gerais. O principal problema a ser sanado, segundo os parlamentares, é o internamento de pacientes nos corredores. Problema reconhecido por todos os que fizeram uso da palavra na tribuna da câmara, bem como pela gestão do hospital. Leninha mostrou-se comprometida a buscar soluções e recebeu o apoio do executivo municipal, representado pelo vice-prefeito, Joás Meira; da coordenadora da Central de Regulação de Leitos, Rose Gigante; do presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Gutemberg Macedo e de todos os vereadores presentes à sessão.

Leninha faz uso da tribuna da Câmara
“Eu sou apaixonada pelo SUS”, disse Leninha. “Não medirei esforços para fazer do Hospital de Base o melhor hospital da Bahia e conto com a ajuda de Deus e de todos vocês”, finalizou. Avanços e melhorias serão estudados para atender com melhor presteza e dignidade os usuários do Sistema Único de Saúde que recorrem ao Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Ascom/HGVC

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Caminhão da Saúde leva treinamento de Cirurgia Minimamente Invasiva para profissionais de Saúde

Ascom/HGVC

Caminhão da Saúde já está no Hospital Geral de Vitória da Conquista
A Covidien, líder mundial na fabricação e distribuição de soluções para a saúde, lança o projeto Caminhão da Saúde. Um trailer equipado com simuladores cirúrgicos, produtos de alta tecnologia e um auditório para formação educacional em técnicas de cirurgias minimamente invasivas vai percorrer o país, oferecendo treinamento para profissionais de saúde, especificamente médicos residentes, principalmente em locais com acesso limitado a esses procedimentos.