sexta-feira, 4 de março de 2016

Dia D de combate ao Aedes

Profissionais empenhados na luta contra o mosquito



Após duas semanas de intensas ações de enfrentamento ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e Chikungunya, a Comissão de Combate ao Aedes, do Hospital Geral de Vitória da Conquista, teve o seu Dia D de combate ao mosquito, que envolveu todos os profissionais de saúde e servidores da Unidade, além de contar com a parceria do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, com campanha de conscientização junto à população.
O evento aconteceu na última segunda-feira, 29/02, e contou com uma esclarecedora palestra ministrada pela enfermeira Poliana Gusmão, que atua na Secretaria Municipal de Saúde, no setor de Endemias.
A transmissão da dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika ocorre pela picada de mosquito Aedes aegypti. Ele tem em média menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.
"A luta contra o mosquito continua daqui pra frente, não podemos nos descuidar", disse a enfermeira Clara Mendes, membro da Comissão de Combate ao Aedes do HGVC. Em tempo, esta Comissão está assim constituída:
- Joelma Argolo, CCIH;
- Luíza Coelho, Hotelaria;
- Renato Silva, Manutenção Predial
e Clara Mendes, Núcleo de Vigilância.



/Ascom/HGVC