quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Formação técnica profissional estimulada pelo HGVC

Estudantes do Pronatec conhecem a UPA
Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância, além de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional são alguns objetivos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Estudantes do IFBA e Colégio Abdias Menezes que participam do curso de Instalador e Encanador Predial, via Pronatec, estiveram no canteiro de obras da Emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde participaram de uma aula presencial orientada pelos professores Cláudio Gomes do Nascimento e André Porto. “A importância deste momento é tirar o aluno daquela aprendizagem só teórica. A possibilidade que esta visita proporciona é a de eles viverem realmente a prática do curso. Sem dúvida é uma oportunidade ímpar para estes alunos”, comentou o professor André, que também é psicólogo orientador da turma.Os discentes tiveram noções de instalação elétrica e encanamento in loco e puderam esclarecer algumas dúvidas com os engenheiros das construtoras CKM e Prates Bonfim.

Além da Emergência, a turma, dividida em dois grupos, conheceu as instalações da Central de Materiais Esterelizados e a UPA. Comentando a visita, o estudante Marcelino Santos Ribeiro disse: “Pra mim é fundamental, principalmente porque já tenho alguma base; trabalho em construção há vinte anos. Aprendi muitas coisas com este curso e cresci muito em minha profissão”. Para a discente Brenda Souza Ribeiro, a aula foi bastante produtiva: “Já sou técnica em edificações e aqui me qualifica mais, a gente lida com pessoas mais experientes na área e acaba se espelhando nelas”, avaliou.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio.

/Ascom/HGVC