quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bahia é líder no crescimento de transplantes SUS

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontaram a Bahia como o estado com melhor resultado em transplantes de órgãos no ano passado, com um aumento percentual de 59%, ajudando a impulsionar o número de cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste. Em função dos resultados obtidos, O Estado Da Bahia foi homenageado pelo Ministério da Saúde, durante solenidade realizada na sexta-feira, no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), para inauguração do novo laboratório de Biologia Molecular e do Núcleo de Ensaios Clínicos da Bahia (Necba) da unidade.

Na oportunidade, o governador Jaques Wagner, recebeu do ministro Alexandre Padilha uma placa como reconhecimento pelo resultado obtido.

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Sesab, Eraldo Moura, ressalta que esse avanço no número de transplantes deve-se ao maior envolvimento dos profissionais da saúde, especialmente aqueles que atuam nas equipes envolvidas em todo o processo de doação/transplante, assim como à população em geral, que tem mostrado maior sensibilidade com a questão.

Para Eraldo Mora, embora o número de doações e transplantes de órgãos tenha crescido no ano passado em comparação com o ano anterior, o índice de negativa das famílias de potenciais doadores ainda é um obstáculo para a redução das filas de espera para transplante. "Para se ter uma idéia", revela o médico, "em 2012 foram feitas 412 notificações de morte encefálica e dessas, somente 251 evoluíram para a entrevista familiar e 77 famílias autorizaram a doação".


NO BRASIL

Esse ano, durante o mês de janeiro, a Bahia contabilizou 11 doações de múltiplos órgãos e 20 de córneas, possibilitando a realização de 80 transplantes, sendo cinco de fígado, 15 de rim, três de medula e 57 de córneas.

O Brasil realizou 23.999 transplantes em 2012, maior número da última década, quando foram registradas 12.722 cirurgias realizadas. Em números absolutos, São Paulo se destaca com 8.585 transplantes realizados, sendo a maior parte de córnea (5.541). De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde, a cirurgia de córnea atingiu 15.225 cirurgias em 2012, contra 14.838 no mesmo período de 2011.

No ano passado, o ministro Alexandre Padilha assinou portaria que institui a atividade de tutoria em doação de órgãos e transplantes no País. Essa é uma forma de o Ministério da Saúde estimular centros de excelência a capacitar serviços que queiram melhorar ou iniciar a realização desse tipo de cirurgia. O objetivo dessa ação é investir na capacitação e fortalecimento da rede brasileira de transplantes.

Na Bahia, entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela Sesab com o objetivo de ampliar o número de doações está um trabalho de capacitação, voltado para todos os integrantes das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), para que identifiquem pacientes que estão nas unidades hospitalares que necessitam de transplante, grupo de apoio a doação GAD "Nossa meta é conseguir as comissões identifiquem não somente os potenciais doadores, mas também quem tem alguma doença que requer a realização de transplante", explica Eraldo Moura.

Ainda como metas para esse ano, o médico cita a implantação do serviço de transplante cardíaco e pulmonar no Hospital Ana Nery, o incremento do processo de interiorização dos transplantes e zerar a fila espera para transplante de córnea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário