sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campanha de Vacinação para Servidores

Foto: Arquivo
O Serviço Integrado de Assistência à Saúde do trabalhador - SIAST - em parceria dom a Vigilância Epidemiológica, promoverá três dias de vacinação para os trabalhadores do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Os servidores receberão as vacinas contra Influenza, Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano.

O Posto de Vacinação será instalado na sala do SIAST nos dias 07, 08 e 09 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O servidor deverá comparecer ao local munido do seu cartão de vacinas.

Ascom/HGVC

terça-feira, 22 de abril de 2014

PREVENÇÃO: Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22

Ascom/HGVC

Neste ano, a faixa etária das crianças foi ampliada, com a inclusão dos menores de cinco anos. O público prioritário para a imunização é de 49,6 milhões de pessoas em todo o país.  
A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público infantil foi de seis meses a menores de dois anos. A estratégia de mobilização para todo o país, executada em parceria com estados e municípios, foi anunciada nesta quarta-feira (02) pelo ministro da      Saúde, Arthur Chioro.  
O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
Durante a apresentação da campanha, o ministro Arthur Chioro destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil. “A extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos”, ressaltou. Segundo o ministro, a vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. Assim, são imunizadas, indiretamente, lactentes menores de seis meses de idade (crianças amamentadas); idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa-etária foi o fato de que as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado a dos idosos.
O ministro lembrou ainda que, apesar das diferenças climáticas no país, as recomendações para prevenção da gripe são mesmas para todas as regiões. “É importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados”, aconselhou. Ele explicou ainda que o Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, está preparando a rede e as equipes de saúde para o atendimento dos pacientes com gripe. Esta preparação também inclui a realização de diagnósticos e abastecimento dos estados e municípios com antivirais. “Todo o recurso que investimos em prevenção, retorna à sociedade, seja na melhoria da qualidade de vida da população ou pela diminuição dos casos graves e óbitos”, afirmou Chioro.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destacou a importância do lançamento da campanha neste período que antecede o inverno, estação mais propícia para a gripe. “A criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. Por isso é importante que as pessoas procurarem a vacinação no período da campanha. Assim, quando chegar o inverno, estarão protegidas”, afirmou Barbosa. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto. O secretário ressaltou que a vacina contra a influenza é diferente das demais porque tem efeito limitado, ou seja, é elaborada apenas no período da sazonalidade.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

CLST: Novos conselheiros são empossados

CLST tem importante papel na instituição
Tomaram posse na última segunda-feira, 07, os novos conselheiros que farão parte da CLST - Comissão Local de Saúde do Trabalhador do Hospital Geral de Vitória da Conquista. A partir de agora a comissão fica composta pelos seguintes representantes titulares:

1) Anne de Matos Catuzzo Berbel - SIAST                            
2) Luciene Henrique Santos - CHD
3) Stael Ariadne Alves Barbosa e Silva - C. Cirúrgica
4) Madalena Evangelista Lima - Coord. de Enfermagem
5) Anna Christina Dória Garcia - Manutenção Predial
6) Renato Santos Marques - Nutrição
7) Deisiane Macedo Damasceno - Emergência
8) Maria das Graças Lima Cardoso - NEP

A suplência da CLST fica composta pelos seguintes representantes:

1) Fernanda Maimone Cardoso - SIAST
2) Zenilton Santos Brito - Portaria
3) Anne Fátima da Silva Souza - Banco de Sangue
4) Miriã Evangelista Rodrigues - Clínica Cirúrgica
5) Maria Márcia Oliveira Lemos - Ortopedia
6) Flávia Cardim Rodrigues - Coord. de Atendimento

As reuniões da CLST acontecem toda primeira segunda-feira do mês no auditório do HGVC, das 8h às 12h e a participação é livre. Portanto, todos os servidores podem comparecer para discutirem ações para a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do Hospital de Base.



/Anne Catuzzo-SIAST

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Autorizadas a reforma e ampliação da Urgência e Emergência do HGVC

Ascom/HGVC

A diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Marilene Ferraz, esteve reunida nesta segunda-feira, 07, com a subsecretária de saúde do Estado, Suzana Ribeiro, com a coordenadora de projetos da SESAB/DIOPS, Rita Campos, com o representante da CITM Engenharia, Altair Ferreira, com a coordenadora de obras da SUCAB, Nice Bahia, além de autoridades locais da área da saúde, a fim de tratarem das obras de reforma e ampliação do pronto-socorro do HGVC e da construção da UPA contígua a esta Unidade.

Com investimento estimado em cerca de R$1,5 mi, as obras no setor de urgência e emergência do hospital têm o objetivo de melhorar o atendimento à população. “Ainda esta semana as obras serão iniciadas”, disse a subsecretária Suzana Ribeiro. “Vamos ter que reorganizar a assistência deste hospital, preparar um espaço externo para atendimento aos pacientes, fazer uma movimentação mais ampla junto ao controle social, conselho municipal de saúde, comitê municipal de urgência e emergência, convidar o ministério público para participar destas agendas conosco e garantir a assistência em espaços que nós já temos a experiência em fazê-lo em Salvador, que são containers climatizados, com espaços adequados do ponto de vista sanitário e de assistência, para que a atenção possa ser dada aos pacientes com qualidade e humanização”, afirmou a subsecretária.

UPA em fase de acabamento
Após reunião deliberativa na sala da direção, Leninha conduziu a equipe para conhecer as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construída com recursos do Governo do Estado, na ordem de 3,6 milhões de reais. O prédio, já em fase avançada de construção, fica ao lado do Hospital de Base, no antigo estacionamento e aliviará bastante a urgência e emergência do Hospital.

Engº Gilberto Prates recebeu a equipe
O objetivo da visita técnica foi averiguar o andamento das obras e pedir celeridade nas mesmas, uma vez que os usuários do HGVC sofrerão transtornos com o início da reforma e ampliação do pronto-socorro. O engenheiro Gilberto Prates, da Prates Bonfim, garantiu acelerar as obras. O prazo para a inauguração da UPA é até o início de julho.
“É um esforço grande feito pelo governador Jacques Wagner, do ex-secretário Jorge Solla, que deu início a este projeto e do secretário de saúde Washington Couto, que mantém isto em sua agenda como prioridade zero, no sentido de que a gente tem que entregar estas obras o mais rápido possível para a população”, reiterou Suzana. “Isso significa compromisso e o governo tem trabalhado no sentido de vencer as dificuldades, inclusive burocráticas, que muitas vezes fazem com que as obras acabem não cumprindo os prazos acordados”, arrematou.

Além destas obras, o HGVC estará entregando nos próximos dias a UTI Neonatal e a UTI Adulto, ambas com dez leitos; o que ampliará a oferta de serviços, primando pela assistência com qualidade e atenção e garantindo uma melhor resposta à população de Vitória da Conquista e municípios vizinhos. A direção do hospital e a Secretaria de Saúde do Estado estão programando uma agenda com os prefeitos e secretários municipais da região sudoeste para apresentar o projeto da ampliação e reforma da urgência e emergência do HGVC e também da UPA, no sentido de que estas obras sejam entregues o mais rápido possível, o que irá melhorar substancialmente a assistência a toda região.
Leninha e equipe no canteiro de obras


Vista parcial da UPA


                             

terça-feira, 1 de abril de 2014

Semana de recadastramento dos servidores

Ascom/HGVC


Começou ontem, 31 de março, e vai até sexta-feira, 04 de abril, o recadastramento anual de servidores estatutários ativos do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Segundo ofício expedido pela direção geral da Unidade, o recadastramento “é obrigatório e tem como objetivo atualizar o banco de dados, corrigir e complementar dados e informações pessoais, profissionais e familiares que fornecerão elementos para implantação de novas condutas de gestão de pessoas, oportunizando modelos mais recentes de gerenciamento, fortalecendo e aproveitando melhor o potencial técnico de nosso grupo de trabalho”.

O recadastramento está sendo feito no auditório do HGVC das 8h às 18h, para onde o servidor deverá dirigir-se portando os seguintes documentos (originais ou cópias): RG; CPF; Título de Eleitor; comprovante de residência; CTPS e PIS/PASEP. Segue abaixo a programação de recadastramento de acordo com a primeira letra do nome do servidor:

A-C: 31/03; D-H: 01/04; I-L: 02/04; M-Q: 03/04; R-Z: 04/04.