segunda-feira, 7 de abril de 2014

Autorizadas a reforma e ampliação da Urgência e Emergência do HGVC

Ascom/HGVC

A diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Marilene Ferraz, esteve reunida nesta segunda-feira, 07, com a subsecretária de saúde do Estado, Suzana Ribeiro, com a coordenadora de projetos da SESAB/DIOPS, Rita Campos, com o representante da CITM Engenharia, Altair Ferreira, com a coordenadora de obras da SUCAB, Nice Bahia, além de autoridades locais da área da saúde, a fim de tratarem das obras de reforma e ampliação do pronto-socorro do HGVC e da construção da UPA contígua a esta Unidade.

Com investimento estimado em cerca de R$1,5 mi, as obras no setor de urgência e emergência do hospital têm o objetivo de melhorar o atendimento à população. “Ainda esta semana as obras serão iniciadas”, disse a subsecretária Suzana Ribeiro. “Vamos ter que reorganizar a assistência deste hospital, preparar um espaço externo para atendimento aos pacientes, fazer uma movimentação mais ampla junto ao controle social, conselho municipal de saúde, comitê municipal de urgência e emergência, convidar o ministério público para participar destas agendas conosco e garantir a assistência em espaços que nós já temos a experiência em fazê-lo em Salvador, que são containers climatizados, com espaços adequados do ponto de vista sanitário e de assistência, para que a atenção possa ser dada aos pacientes com qualidade e humanização”, afirmou a subsecretária.

UPA em fase de acabamento
Após reunião deliberativa na sala da direção, Leninha conduziu a equipe para conhecer as obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que está sendo construída com recursos do Governo do Estado, na ordem de 3,6 milhões de reais. O prédio, já em fase avançada de construção, fica ao lado do Hospital de Base, no antigo estacionamento e aliviará bastante a urgência e emergência do Hospital.

Engº Gilberto Prates recebeu a equipe
O objetivo da visita técnica foi averiguar o andamento das obras e pedir celeridade nas mesmas, uma vez que os usuários do HGVC sofrerão transtornos com o início da reforma e ampliação do pronto-socorro. O engenheiro Gilberto Prates, da Prates Bonfim, garantiu acelerar as obras. O prazo para a inauguração da UPA é até o início de julho.
“É um esforço grande feito pelo governador Jacques Wagner, do ex-secretário Jorge Solla, que deu início a este projeto e do secretário de saúde Washington Couto, que mantém isto em sua agenda como prioridade zero, no sentido de que a gente tem que entregar estas obras o mais rápido possível para a população”, reiterou Suzana. “Isso significa compromisso e o governo tem trabalhado no sentido de vencer as dificuldades, inclusive burocráticas, que muitas vezes fazem com que as obras acabem não cumprindo os prazos acordados”, arrematou.

Além destas obras, o HGVC estará entregando nos próximos dias a UTI Neonatal e a UTI Adulto, ambas com dez leitos; o que ampliará a oferta de serviços, primando pela assistência com qualidade e atenção e garantindo uma melhor resposta à população de Vitória da Conquista e municípios vizinhos. A direção do hospital e a Secretaria de Saúde do Estado estão programando uma agenda com os prefeitos e secretários municipais da região sudoeste para apresentar o projeto da ampliação e reforma da urgência e emergência do HGVC e também da UPA, no sentido de que estas obras sejam entregues o mais rápido possível, o que irá melhorar substancialmente a assistência a toda região.
Leninha e equipe no canteiro de obras


Vista parcial da UPA


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário