quarta-feira, 6 de março de 2013

HGVC realiza Mini Simpósio sobre Morte Encefálica


O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realiza nesta quarta-feira (06), no auditório do Cemerf, às 18h30min, o Mini Simpósio sobre Morte Encefálica e Cuidados Paliativos em UTI, evento cujo objetivo é tratar as principais questões técnicas, com abordagens sobre Ortotanásia, distanásia e eutanásia; Protocolo sobre Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador de Órgãos.

O evento será aberto com a participação da diretora geral do HGVC, Milena Rebouças Andrade, que vai falar sobre a importância da instituição em promover o debate dos temas abordados e terá ainda, como palestrantes, as participações do delegado Regional do Cremeb, Luiz Cláudio Carvalho; do coordenador do Sistema Estadual de Transplantes de Órgãos, Eraldo Moura, e da coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott), Maria Teresa Barcia.

O evento se encerra com uma mesa redonda com o tema principal proposto pelo evento, com a mediação do Coordenador Geral da UTI 1 do HGVC e Coordenador Médico do Samu 192, Sandro Bahia Marchesini, e como debatedores, além dos palestrantes convidados, o médico diarista da UTI 1 e especialista em Medicina Intensiva, Wesley Burgos e o médico legista Elve Cardoso.

Segundo o diretor médico do HGVC, Sandro Bahia Marchesini, o tema morte encefálica é importante porque está ligado diretamente à doação, captação e transplante de órgãos, uma das prioridades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) . O evento vai trazer a discussão algumas questões importantes que envolvem o assunto. "O tema realmente está em voga e teremos a oportunidade de um debate aberto para tirar dúvidas e dar aos estudantes e também aos médicos mais experientes a oportunidade de discussão técnica e ética mais esclarecedoras. "Será um momento rico, com certeza", avaliou.

A diretora geral do HGVC, Milena Rebouças, avalia como muito oportuno o debate e acredita que este é um papel que o hospital geral assume como muita responsabilidade e com o desejo de grande participação. "O HGVC é referência na Bahia em doação de órgãos, como unidade de destaque em todo o Estado, sendo a primeira em captação. Isso tem sido realizado com muita responsabilidade ética, técnica e respeito a todas as pessoas envolvidas, que perdem entes queridos e por outro lado, tem a oportunidade de dar a chance de outras pessoas que dependem de um transplante continuar vivendo. E é com este cuidado que queremos levantar esta discussão", concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário