sexta-feira, 3 de maio de 2013

Trabalhadores do Cepred contam com programa de saúde da Sesab: PAIST


Atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na promoção e proteção à saúde é o foco do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAIST), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que contará com o Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST) em todas as unidades da capital e interior com mais de 250 trabalhadores. Hoje, às 12 horas, aconteceu o lançamento oficial do SIAST do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto.


O PAIST, como explicou a coordenadora executiva, a enfermeira e sanitarista Cíntia Santos Conceição, foi criado no âmbito da Sesab, com a portaria 1761, publicada no Diário Oficial de 21 de dezembro de 2012. Já está implantado em várias unidades da Sesab, na capital e no interior. Na sua apresentação, ela mostrou a importância da promoção da saúde para quem cuida da saúde: 84% dos afastamentos dos trabalhadores no período de julho 2009/julho 2010 foram para tratamento de saúde, segundo dados da Junta Médica do Estado.

Os auxiliares de enfermagem são profissionais que mais se afastam por motivo de doença: 38,6%,seguidos pelos auxiliares administrativos: 21,1%. As doenças do aparelho esquelético (LER/DORT) são as mais presentes, com 35,8%, vindo em seguida os transtornos comportamentais: 15,7%.

No Cepred


O lançamento do SIAST no Cepred contou com a presença da diretora da unidade, Normélia Quinto. Muito satisfeita, disse que "esse é mais um serviço do Termo de Compromisso que assinamos com a Sesab". Ela também destacou a atitude positiva do médico do trabalho, João Evandro Silva Santos, presente ao evento de lançamento. Ele integra a equipe multidisciplinar do SIAST/Cepred e disse estar aberto a tirar as dúvidas dos trabalhadores, inclusive por telefone. "Vocês podem tirar dúvidas comigo, até de problemas de familiares", disse o médico.

O SAIST/Cepred, como explica a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Fátima Schramm, tem como principal objetivo a promoção e proteção à saúde do trabalhador, pautada na vigilância dos riscos presentes nos ambientes e condições de trabalho, bem como a vigilância dos acidentes e doenças decorrentes do mesmo.

A equipe multidisciplinar do SAIST/Cepred é formada por médico do trabalho, enfermeira, assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem e estagiária de nutrição. O atendimento aos trabalhadores do Cepred será feito de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento da unidade. Além das ações de prevenção, também acompanhará o servidor no encaminhamento de atestados por motivo de doença.

Dentro da linha da prevenção, já está pronto o cronograma para a realização de exame periódico, este ano, para todos os servidores do Cepred. O SIAST/Cepred também fará o acompanhamento de atestados médicos, prestará acompanhamento médico e psicológico. O Cepred também está implantando a Comissão Local de Saúde do Trabalhador (CLST), prevista pelo PAIST/Sesab, que será uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) ampliada.

Ao término do lançamento, quando Fátima Schramm deu aviso sobre a volta dos ensaios do coral do Cepred, a coordenadora executiva do PAIST observou: essa atividade se insere na linha de ação do PAIST, ao fazer a integração dos trabalhadores e promover momentos de descontração e socialização.

O PAIST começou a ser gestado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 2008, com a criação do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Trabalhador. Em 2011, com o PAIST/Sesab, o Cepred foi uma das seis unidades escolhidas como piloto para implantação e execução do Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário