quarta-feira, 15 de maio de 2013

15 de maio - Dia do Assistente Social


Reforçando o compromisso com a justiça social, realização de direitos e ampliação da cidadania no Sistema Único de Saúde (SUS), os assistentes sociais comemoram nesta sexta-feira, 15, o seu dia. O usuário tem sido o alvo principal das ações realizadas pelos profissionais, que buscam sempre prestar um serviço de qualidade, tendo como base o tripé saúde, assistência e previdência.
A atuação do Assistente Social no ambiente hospitalar implica em reforçar as noções de cidadania, de direito à saúde e às demais políticas sociais junto ao paciente, familiares e responsáveis. Normalmente, esta atuação depende da iniciativa de um profissional que esteja diretamente ligado ao atendimento ao paciente. Cabe destacar que em algumas ocasiões são os próprios pacientes ou seus familiares os que buscam o serviço do assistente social.

O Serviço Social do Hospital Geral de Vitória da Conquista conta com uma equipe de 20 pessoas, incluindo profissionais, auxiliares e estagiária, que oferecem à comunidade assistência nas Enfermarias, UTI's e Ambulatórios da Unidade. Entre as atividades oferecidas pela equipe estão: orientações sobre direitos trabalhistas e previdenciários; orientação sobre programas de saúde; contato com instituições que contribuam para a continuidade do tratamento do paciente; visitas domiciliares, entre outras.
Nori Chéquer, Assistente Social há 30 anos, disse: “É muito bom ser assistente social. É preciso ter fé, ir em frente. Não é apenas uma profissão, é uma missão. E o Hospital Geral de Vitória da Conquista é um grande campo de atividades e de aprendizado”.
A equipe de assistentes sociais do HGVC compõe-se das seguintes profissionais: Sílvia Pinchemel, coordenadora do Serviço Social, Nori Chéquer, Ailla Almeida, Suzete Vasconcelos, Lara Ferraz, Carina Pereira, Enólia Figueiredo, Beatriz Silva, Kátia Cavalcante, Nádia Carvalho, Roberta Nascimento e a assistente social voluntária, Simone Andrade.
Parabéns a esta valorosa equipe pela passagem do seu dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário