segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia do Enfermeiro

Em 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, comemora-se entre os dias 12 e 20 de maio a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem às duas grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira Brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A profissão tem sua origem milenar e desde então o ser enfermeiro associa-se ao profissional que cuida.
Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. Só no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 900 mil profissionais em todo o país.
Desde a sua fundação, o Hospital Geral de Vitória da Conquista vem ampliando os recursos humanos no que se refere aos profissionais de enfermagem, mantendo hoje um quadro de pessoal com cerca de 370 profissionais. A instituição busca valorizar seus servidores, através de atividades que visam qualificação e integração.

Neste cenário a diretoria de enfermagem, juntamente com o NUGETS – Núcleo de Gestão em Educação e Saúde do Trabalhador do HGVC idealizou a Semana de Enfermagem de 2013 sob o tema: “Desenvolvendo o cuidado de quem cuida”. O objetivo da Semana é de oportunizar ao corpo de enfermagem uma semana voltada para o auto cuidado, estimulado pela reflexão de hábitos saudáveis.
Nos dias 15, 16 e 17 de maio, a programação será realizada, pela manhã, no auditório do hospital, em parceria com a FTC, a FAINOR e a Secretaria Municipal de Saúde. Paralela à programação será exposta uma feira de talentos, onde os profissionais irão expor as suas criações.
No dia 19 de maio será realizada uma caminhada entitulada: “Caminhada em prol da vida”, em parceria com o Grupo de Apoio à Doação, com concentração no cruzamento das avenidas Olívia Flores e Luís Eduardo Magalhães às 7:30h e dispersão no estacionamento da UFBA, encerrando com uma aula de Zumba e um café de confraternização neste dia tão especial em homenagem aos profissionais de enfermagem.

Gabriela Prado Amaral, diretora de enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista, afirma que “este evento foi programado para dar maior valorização e visibilidade aos profissionais de enfermagem do HGVC, pois apesar de algumas fragilidades do sistema e sensacionalismo da mídia, há um grupo de profissionais que ainda veste o branco em prol da vida do próximo, dispensando a esse o cuidado integral à saúde. Portanto, nada mais justo que nessa semana os holofotes se voltem a esse tão conceituado profissional”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário