segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Telemedicina no avanço diagnóstico dos pacientes do HGVC

Dr. Miquéias (centro)  introduz o projeto Telemedicina

Um avanço na saúde pública acaba de ser implantado no Hospital Geral de Vitória da Conquista. O bem-sucedido projeto Telemedicina chega ao maior hospital público do sudoeste baiano através da parceria entre o HGVC e o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, com o respaldo do Proadi/SUS, do Ministério da Saúde.

A telemedicina consiste em tecnologias que permitem praticar Medicina à distância. Entre as vantagens da sua utilização estão a redução dos custos do atendimento e ganhos de qualidade graças à redução das transferências dos pacientes entre diferentes hospitais. A infraestrutura utilizada compreende dispositivos móveis de vídeo (câmera IP e monitor), conectados via rede WiFi. A ligação externa ocorre através de roteadores e redes privadas virtuais (VPN).

Ana Christina Vellozo, médica cardiologista, faz parte do grupo Telemedicina do HIAE e apresentou o projeto na manhã desta sexta-feira, 07 de fevereiro aos profissionais e corpo clínico do HGVC. “A gente usa a tecnologia para apoiar o diagnóstico e a terapêutica nos casos graves em que o profissional não é o especialista e de repente precisa de uma segunda opinião, de um especialista, e ele consegue isto à distância. E isto tem melhorado muito a resolubilidade dos casos, tem trazido diminuição da internação, maior confiança para o profissional que atende e até para o paciente que recebe esta atenção”, afirmou.

Atualmente são quatorze hospitais conveniados, principalmente nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do país. O Hospital Geral de Vitória da Conquista está incluído entre os dez primeiros hospitais públicos a fazerem parte deste programa.
“Nós queremos que o HGVC gere muitos chamados, porque só desta forma o Hospital de Base vai identificar onde precisa mais da ajuda, do apoio, da segunda opinião e com isto a gente consegue desenvolver melhor o trabalho”, reiterou Ana Christina.

Miquéias Martins, médico intensivista, anestesista e coordenador técnico da UTI I do HGVCmostrou-se satisfeito com as perspectivas desta ferramenta. “A Telemedicina é um avanço para os hospitais públicos no Brasil. E o nosso hospital, além da Telemedicina, tem envolvimento com outros dois grandes hospitais de excelência, que são o Albert Einstein e o Oswaldo Cruz, já com projeto implantado neste hospital. E agora com esta novidade: (...) um link direto com especialistas do mais alto gabarito num dos maiores hospitais da América Latina e do Brasil. (...) E um acesso não só dos médicos, como de qualquer profissional dentro da estrutura”.

Além da segunda opinião em si, a construção de protocolos conjuntos de atendimento é outro benefício gerado com a transferência de conhecimento, onde ambos os lados saem ganhando. Para operar a nova tecnologia o Einstein treinará médicos e enfermeiros da emergência e UTI do HGVC, que deverão operar os equipamentos e implantar os processos necessários à assistência.

“Nota-se que a direção do HGVC não está preocupada apenas em atender as demandas que são geridas aqui, mas que está envolvida não só em atender, mas atender com qualidade. E é isto que este projeto reitera e reafirma com a sua implantação”, concluiu Dr. Miquéias.







Ascom/HGVC







Nenhum comentário:

Postar um comentário