terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MS/Hospital Alemão Oswaldo Cruz/HGVC firmam parceria

Ascom/HGVC


Representantes do Ministério da Saúde, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Secretaria Estadual de Saúde estiverem reunidos nesta segunda-feira, 20 de janeiro, com a direção do HGVC, representantes do corpo clínico, enfermagem e profissionais da área administrativa para apresentarem o projeto de sustentabilidade social chamado de “Reestruturação de Hospitais Públicos”. O projeto, uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS, tem como objetivo capacitar os profissionais, melhorar os processos de trabalho e incrementar a gestão interna do hospital, refletindo na melhora na qualidade da atenção aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Leninha fala aos presentes
Leninha, diretora do HGVC, apresentou um relatório analítico da Unidade, dando a conhecer a todos, por meio de números e gráficos, os avanços conquistados e as metas a serem atingidas. A gerente de desenvolvimento institucional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Daniella Romano, afirmou: “Para nós é um grande prazer esta apresentação e nós temos certeza que a melhoria de processos consegue, sim, garantir a segurança do paciente, reduzindo a mortalidade, aumentando a rotatividade de leitos e trazendo uma maior segurança para todos”.

 
Daniella Romano
Caso seja aprovado, o Hospital Geral de Vitória da Conquista comporá uma seleta lista com outros seis hospitais (cinco em São Paulo e um no RS) que já participam deste processo, considerado exitoso pelo Ministério da Saúde. Entre outras coisas ele implanta as metas internacionais de segurança do paciente; processos de qualidade; protocolos e acolhimento. Isso possibilita uma melhoria na gestão hospitalar, qualidade e segurança nos serviços prestados ao paciente e uma melhoria contínua da instituição.

Ana Paula Cavalcante, Coordenadora de Atenção Básica Hospitalar do Ministério da Saúde, acredita que o projeto vai beneficiar a população de Vitória da Conquista e cidades que usufruem dos serviços em saúde aqui oferecidos . “Para isso a gente precisa de adesão do corpo clínico; adesão dos profissionais que trabalham aqui, porque a gente traz essa assessoria, essa capacitação, mas o protagonismo é de quem trabalha aqui”, disse. Reforçando ainda mais sua fala, Ana Paula afirmou que o sucesso deste plano de ação somente será possível se todos estiverem envolvidos: “A parceria entre a direção, a Sesab, o Ministério da Saúde e o Hospital Oswaldo Cruz Alemão vai acontecer, mas sem o profissional na ponta, aderindo ao projeto, participando, a gente não consegue avançar”, finalizou.
É um passo importante dado pela gestão do HGVC na qualidade em serviços públicos de saúde.








Nenhum comentário:

Postar um comentário