segunda-feira, 28 de junho de 2010

HGVC avança na captação de múltiplos órgãos e córneas

transplanteA captação de órgãos vem sempre preenchida de sentimentos diversos, que passam pela dor da perda e solidariedade, até a alegria do receptor, que renova a vida a partir de gesto tão nobre.

Estas experiências têm sido cada vez mais constantes no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), instalada desde 2007 no hospital.

Eloneide Caracas (Assistente Social) e Karine Barbosa (psicóloga), que compõe parte do quadro da Cihdott, encaminham mais uma doação de córneas

Na última semana, a Cihdott foi mais uma vez procurada por um jovem casal, pais de uma criança de 2 anos e três meses, que espontaneamente permitiu a captação dos órgãos da pequena Y.C.P., vítima de parada cardiorespiratória.

Da criança, foram captadas apenas as córneas e enviadas para o Banco de Olhos, em Salvador. Com mais esta captação, a Cihdott totaliza 62 córneas doadas, além de 13 doações por múltiplos órgãos já registradas, beneficiando um total de 200 pessoas da lista de espera.

Fonte: HGVC

terça-feira, 22 de junho de 2010

Arraiá anima servidores do HGVC

Quadrilha, casamento matuto, forró pé de serra, comidas típicas e muita animação. Este foi o cenário de um autêntico arraiá, realizado na última sexta-feira (18), no HGVC, promovido pelas coordenações de Higienização e Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGRSS).

Uma mesa farta, com muito milho e amendoim cozido, quentão, licor, pé de moleque, bolos e tantos outros comestíveis, dava o tom tipicamente junino, enquanto o bom forró pé de serra de Luiz Gonzaga entoava.

O ponto alto e mais engraçado da confraternização, que antecedeu a quadrilha, foi o casamento de Zé Bigorna e Maria Mequetrefe, que arrancou risos de quem acompanhava a hilária cerimônia matrimonial, abençoada pelo padre Paulo Mizifi, que na horas vagas é pai de santo.

Maria mequetrefe, seu pai e a garruncha



















Zé Bigorna queria casar mesmo com Rosa do Rosário, mas o destino lhe reservou Maria Mequetrefe
, moça virgem que nunca recebeu um beijo, por um motivo óbvio

De olho em Rosa do Rosário, moça rica que se casava no mesmo momento, o relutante Zé Bigorna foi convidado a confirmar o "sim", pelo pai da moça, que ostentava uma garruncha, que serviu como estímulo para o noivo arrependido, que não viu outra opção que não fosse, compulsoriamente, sacramentar o casório Maria Mequetrefe.

Para finalizar, uma quadrilha junina animou os servidores, que já entraram no clima da festa mais popular e mais democrática do povo nordestino.

Fonte: Ascom do HGVC

Arquiteta da Sesab visita HGVC e analisa ampliação de áreas da unidade

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) sinalização positiva para a possibilidade de ampliação de setores importantes da unidade, na busca de melhoria dos serviços prestados à população.

Nessa terça-feira (15), o HGVC recebeu a visita de arquiteta Marilia Pita, membro da coordenação de Engenharia e Arquitetura em Saúde da Sesab, que, acompanhada do diretor administrativo Luiz Flávio Souza Andrade, avaliou os espaços que fazem parte do projeto arquitetônico de ampliação.

Segundo Marília Pita, a Sesab apresentou o projeto como urgente, indicativo que demonstra a sensibilidade do governo em promover as melhorias necessárias para a unidade. As áreas que vão passar por intervenção são as clínicas cirúrgica, médica e obstétrica, cuja proposta inicial prevê 16 leitos a mais em cada; ampliação do almoxarifado; construção do abrigo de resíduos sólidos; cobertura entre o almoxarifado e a farmácia e ampliação do estacionamento.

Segundo o diretor administrativo, Luiz Flávio, estas mudanças vão permitir ao HGVC ampliar a oferta de internações e melhorar outros setores da unidade. "Nossa unidade tem recebido do governo respostas positivas, no sentido de melhorarmos áreas estratégicas e agora esperamos executar o mais breve possível estas ampliações, após todo o trâmite do projeto em andamento", concluiu.

Fonte: Ascom/hgvc

terça-feira, 8 de junho de 2010

Secretaria de Saúde abre vaga para educador físico

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 01 (uma) vaga para prestação de serviço temporário, de execução das ações previstas no plano de trabalho do Projeto de Promoção a Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos (“Núcleo de Atenção a Saúde e Bem Estar – NASBE”), na área de Educação Física, como base no artigo 21, II, da Lei 8.666/93.

Os candidatos devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, localizado à Rua Coronel Gugé, 211 – Centro, no período de 07 a 11 de Junho, das 08:00 às 12:00hs e das 14:00 às 17:00hs, ou através de instrumento procuratório, mediante a apresentação obrigatória da seguinte documentação, em original e cópia:

a) Cédula de identidade;

b) CPF acompanhado de documento comprobatório de sua regularidade perante a Receita Federal (extraído do sítio www.receita.fazenda.gov.br);

c) Certificado de Conclusão do Curso de Graduação na Área;

d) Registro no Conselho de Classe;

e) Curriculum Vitae, devidamente comprovado; e

f) Comprovante de Residência.

Clique aqui para ver o Edital

Saúde: 12 de junho é dia “D” de vacinação contra a paralisia infantil

A meta é vacinar mais de 27 mil crianças menores de cinco anos de idade

A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista realiza neste sábado, 12, o dia “D” de vacinação contra a paralisia infantil para crianças menores de cinco anos de idade. A meta é vacinar mais de 27 mil crianças em todo o Município.

Para atender o máximo de crianças, 45 postos de vacinação estarão disponíveis, entre unidades de saúde e pontos estratégicos montados em praças, supermercados, escolas, feiras, shopping, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Os pais devem levar o cartão de vacinação. Segundo Leila Meira, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, na oportunidade será feita a atualização das doses. “O cartão de vacinação em dia é garantia de mais saúde e qualidade de vida para todas as crianças”.

Chamada Neonatal: as mães que forem vacinar seus filhos menores de um ano, nas unidades de saúde das Pedrinhas, Urbis VI e posto de saúde do Vila América, também participarão da Chamada Neonatal, onde será feita a avaliação nutricional da criança e aplicados questionários para as mães.

fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Criança com doença rara recebe medicação especial no HGVC

MPS6 é a abreviação de Mucopolisacaridose Tipo 6, doença genética rara que atinge uma em cada 250 mil pessoas. Em todo o Brasil, são 120 pessoas acometidas pela doença, e na Bahia são 12, entre elas A.N.S.P., de apenas 8 anos, que mora com os pais no município de Jacaraci.

A primeira aplicação do medicamento que vai garantir à criança melhor qualidade de vida e retardamento do avanço da doença, e que custa US$ 1.700,00 por ampola, aconteceu no dia 19 de maio, no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O tratamento salta para U$ 6.800,00 semanais, já que serão necessárias quatro ampolas neste período, totalizando no mês U$ 27.200,00/mês, ou R$ 49.504,00.

A descentralização da aplicação do medicamento, garantida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vai proporcionar mais comodidade aos pais e à criança, que não será obrigada a se deslocar até Salvador, a fim de receber a aplicação do medicamento, obtendo o suporte necessário no próprio HGVC.

A.N.S.P., que apresenta os primeiros sinais MPS6, tem um irmão de 2 anos também portador da doença, que provavelmente receberá a mesma infusão. O diagnóstico precoce do irmão só foi possível após um exame que detectou o problema, mas que reduz ainda mais o avanço da doença.

Segundo a médica Andrea Prates, coordenadora da pediatria no HGVC, a equipe da unidade hospitalar recebe apoio direto de Salvador e o acompanhamento da criança deve acontecer periodicamente, "fazendo com que a doença tenha seu avanço retardado e possibilitando que a paciente tenha qualidade de vida, como acontece em outras parte do mundo", acrescentou a médica.

De acordo com o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior, a unidade vem buscando oferecer o melhor para a comunidade. "Esta é mais uma prova de que podemos avançar e melhorar a qualidade dos serviços de saúde, contando com apoio da Sesab e do governo do Estado, para que crianças como A.N.S.P. possam ter seus direitos garantidos, alcançando uma vida mais saudável", concluiu.