segunda-feira, 28 de junho de 2010

HGVC avança na captação de múltiplos órgãos e córneas

transplanteA captação de órgãos vem sempre preenchida de sentimentos diversos, que passam pela dor da perda e solidariedade, até a alegria do receptor, que renova a vida a partir de gesto tão nobre.

Estas experiências têm sido cada vez mais constantes no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a partir do trabalho desenvolvido pela Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), instalada desde 2007 no hospital.

Eloneide Caracas (Assistente Social) e Karine Barbosa (psicóloga), que compõe parte do quadro da Cihdott, encaminham mais uma doação de córneas

Na última semana, a Cihdott foi mais uma vez procurada por um jovem casal, pais de uma criança de 2 anos e três meses, que espontaneamente permitiu a captação dos órgãos da pequena Y.C.P., vítima de parada cardiorespiratória.

Da criança, foram captadas apenas as córneas e enviadas para o Banco de Olhos, em Salvador. Com mais esta captação, a Cihdott totaliza 62 córneas doadas, além de 13 doações por múltiplos órgãos já registradas, beneficiando um total de 200 pessoas da lista de espera.

Fonte: HGVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário