quarta-feira, 13 de junho de 2012

Serviço de Internação Domiciliar completa dois anos de atendimento humanizado

A população da microrregião de Santo Antônio de Jesus já conta com o serviço de Internação Domiciliar (ID), implantado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) .

O serviço que completou dois anos de atendimento humanizado é referência na Bahia. Nestes dois anos de implantação, mais de 200 pacientes já passaram pelo serviço, sendo atendidos por uma equipe formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e técnico de enfermagem.

A médica Lívia Araújo, coordenadora do serviço de Internação Domiciliar no HRSAJ, destaca que serviço de ID é importante para o hospital e para o paciente, pois reduz o tempo de internação, diminuindo a probabilidade de infecção hospitalar, possibilitando ainda que o enfermo seja tratado em sua residência, usufruindo de uma estrutura oferecida pelo hospital, com o fornecimento de medicação, atendimento médico e fisioterápico.


Vale lembrar que entre os requisitos para a participação no programa está o perfil do paciente, que deve ter mais de 60 anos, ser portador de doenças crônico-degenerativas agudas, de patologias que necessitem de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente.

O internamento domiciliar visa disponibilizar para a população ações de saúde prestadas no domicílio. Esse tipo de internamento é destinado ao paciente cujo quadro clínico exija cuidados e tecnologias acima dos oferecidos pela modalidade ambulatorial, mas que possa ser assistido em casa por equipe de saúde específica para este fim. Excluem-se dessas possibilidades os pacientes que tenham necessidade de ventilação mecânica, de enfermagem intensiva, que não tenham cuidador contínuo identificado, pacientes em uso de medicação complexa com efeitos colaterais potencialmente graves ou de difícil administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário