segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tratamento de safena por radiofrequência no HGVC

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) inaugurou recentemente o tratamento para o refluxo da veia safena associada a varizes, uma alternativa cirúrgica menos invasiva, conhecida como ablação térmica por radiofrequência.

O procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional por não retirar a veia safena, estando associado ao uso de tecnologia moderna como cateteres de radiofrequência e realização de ultra-sonografia intra-operatória.


Basicamente, um cateter chamado ClosureFast é inserido na veia safena comprometida, e com acompanhamento por ultra-sonografia vascular com Doppler é avançado até o ponto desejado onde a veia está doente. O cateter é então acionado pela energia de Radiofrequência (RF), gerando calor e consequentemente realizando ablação (oclusão) deste vaso. Em seguida, é realizada a retirada das varizes com pequenas incisões ou a esclerose com injeção de espuma hiperdensa, a critério do médico cirurgião. Normalmente este procedimento está relacionado à menor permanência no hospital e ao retorno precoce do pacientes às suas atividades habituais.

Foi realizado um mutirão da equipe de cirurgia vascular da unidade, composta pelos médicos Aessandro Tibo, Hélio Lima, Jó Luis Andrade e Oldair Pereira, além do médico anestesista Antônio Lima. Ao todo, sete pacientes já se beneficiaram com o tratamento no HGVC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário