quinta-feira, 8 de maio de 2014

Atendimento SUS: Direção do HGVC e prefeitos discutem soluções

Leninha fala aos prefeitos da região

A diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Marilene Ferraz, participou de uma reunião na sede da Amvagra - Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Gavião nesta quinta-feira, 8, numa iniciativa do presidente da Amvagra, o prefeito Alan Lacerda, cujo objetivo foi discutir soluções para desafogar o HGVC, onde cerca de 70% dos atendimentos são de pacientes oriundos de outras cidades.

Por meio de gráficos, Leninha mostrou como o grande número de cirurgias, exames por bioimagem, exames ambulatoriais e internamentos tem comprometido até mesmo a qualidade devida a quem recorre àquele hospital, onerando os serviços e desgastando os profissionais de saúde. “Nosso hospital tem atendido demandas da atenção básica. A maioria das demandas atendidas não deveria estar indo para o Hospital de Base, mas ser atendida no município de origem”, afirmou.

O encontro teve ainda a presença dos prefeitos de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, de Barra do Choça, Oberdan Rocha, de Cordeiros, Edvar Ribeiro Silva, de Licínio de Almeida,  Alan Lacerda, bem como da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Viviane e representantes da administração do HGVC.
Guilherme Menezes afirmou a importância do Hospital de Base para a região e salientou a necessidade de uma campanha de conscientização sobre os serviços de saúde na região sudoeste. O gestor municipal mostrou-se indignado com a maneira como muitas pessoas burlam o Sistema Único de Saúde. “Como pode uma cidade cuja população, segundo o último censo do IBGE, é de 315.000 habitantes possuir 630.000 cartões do SUS? Isso acontece porque moradores de outras cidades apresentam, por meios ilícitos, um atestado de residência em Vitória da Conquista para serem atendidos aqui”, disse. Ele também reforçou a importância da atenção básica em toda a região e falou positivamente sobre o programa Mais Médicos do Governo Federal que tem beneficiado muitas cidades do Brasil, inclusive Vitória da Conquista.

Ao fim da reunião, o prefeito de Cordeiros, Edvar Ribeiro Silva falou que tem agora uma “nova visão sobre o Hospital de Base”, chamando-o de “mãe de todos, sempre de portas abertas”. Destacou ainda a gestão de Leninha à frente da instituição. “Não que os outros diretores não fizeram algo pelo hospital, mas a sua gestão é diferente. Você corre atrás das soluções”, finalizou Edvar. No geral, houve uma sensibilização de todos os prefeitos quanto à necessidade de um incremento à atenção básica em seus municípios para que não seja preciso deslocar tantos pacientes para o HGVC.
Os presentes prometeram firmar uma nova data para o próximo encontro, que contará com a presença do secretário de saúde do Estado da Bahia, Washington Couto, para o encaminhamento das propostas e soluções oriundas desta primeira reunião e onde outras ações serão discutidas para melhorar cada vez mais o atendimento à população da região sudoeste.

Ascom/HGVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário