terça-feira, 30 de setembro de 2014

Correios e HGVC lançam Selo e Carimbo Comemorativos aos 20 anos do Hospital

Ascom/HGVC
Ato de lançamento do Selo solidifica parceria HGVC-Correios
A parceria entre o Hospital Geral de Vitória da Conquista e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através da sua Diretoria Regional da Bahia, promoveu o lançamento de um Selo Personalizado e um Carimbo Comemorativo em homenagem aos 20 anos do HGVC, com a chancela do Ministério das Comunicações.

O evento ocorreu no próprio hospital e contou com as presenças do secretário de saúde do Estado da Bahia, Washington Couto, da subsecretária Suzana Ribeiro, do gerente regional dos Correios, Nilton Santa Cruz Guedes, autoridades políticas, civis e religiosas de Vitória da Conquista.

Após a apresentação de um vídeo com o histórico dos 20 anos do Hospital de Base, a diretora Marilene Ferraz foi convidada para o ato de aplicação do carimbo e assinatura da cartela de lançamento, juntamente com as médicas Nadya Habbib e Eugênia Ferraz Silva. Entre os homenageados estavam Dr. Ademir Abreu Magalhães (ex-diretor), Sônia Cristina Ferraz Almeida, Gilsélia Isabel Alves e Rute Moreira dos Santos, servidoras. Todos receberam uma réplica do Selo e do Carimbo. Por meio de um telegrama, o prefeito Guilherme Menezes justificou sua ausência e parabenizou o HGVC pelo lançamento.

O Carimbo comemorativo é uma marca postal histórica e circula nas peças filatélicas e correspondências das instituições que pleiteiam sua emissão, propagando, por meio de imagem e legenda, o tema que lhe deu origem, no caso, as duas décadas do HGVC. A fotografia do Selo foi feita pelo servidor James Freire Souza e a arte produzida pelo servidor Jean Marcos Barbosa Silva. As peças carimbadas e assinadas pelas autoridades no ato de lançamento passarão a fazer parte do acervo filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural.

Secretário Couto fala aos presentes
O secretário Washington Couto agradeceu a parceria dos Correios e congratulou o Hospital de Base pelos serviços prestados nestes vinte anos, tornando-se referência na oferta de diversas especialidades na área de saúde, destacando, ainda, os grandes avanços pelos quais o hospital tem passado, inclusive na sua área estrutural e de equipamentos.

Marilene Ferraz aplica carimbo
O original do carimbo ficará na Unidade dos Correios de Vitória da Conquista onde será aposto em todas as correspondências, divulgando o HGVC nacional e internacionalmente. Uma cópia dele ficará na Central de Vendas à Distância no Rio de Janeiro, onde os marcofilistas (colecionadores de marcas postais do mundo inteiro) enviam suas peças para serem carimbadas.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista funciona no seguinte endereço:
Avenida Filipinas, s/nº - Jardim Guanabara
Vitória da Conquista, BA. Cep: 45.023-300
Telefone: (77) 327-4606







sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Doar órgãos ajuda a salvar vidas

HGVC lidera ranking estadual de captação de córneas
Sábado, 13 de setembro, é o dia da Caminhada pela Vida, evento promovido numa parceria entre a OPO (Organização de Procura de Órgãos), OPC (Organização de Procura de Córneas) e HOC (Hospital de Olhos de Conquista). Profissionais de saúde e estudantes interessados partirão da Avenida Olívia Flores, na área do Supermercado G. Barbosa às 8h com a finalidade de sensibilizar a população quanto a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset) realizou até agosto deste ano mais de 400 transplantes de órgãos, dentre eles: 229 de córnea, 62 de rim, 42 de fígado, 39 de medula óssea, 19 ósseos e um transplante de pele. Até o momento, foram realizadas 78 doações de múltiplos órgãos por morte encefálica, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2013.

Ainda de acordo com a Central de Transplantes da Bahia, a lista de espera para transplante de órgãos no Estado da Bahia conta hoje com aproximadamente 2.000 pessoas, sendo: 52 aguardando por um fígado, 929 por um rim, 1004 pessoas por uma córnea e 25 para transplante de medula. Atualmente, na capital e no interior da Bahia estão em funcionamento 02 centros de transplantes de fígado, 06 centros de transplante renal, 02 centros de transplante de medula óssea e mais de 15 centros de transplante de córnea.

Hoje, o transplante é um alento para as famílias que, em outras circunstâncias, não teriam mais esperanças de sobrevivência para o seu ente querido. As famílias que autorizam a doação de órgãos se mostram confortadas em seu luto, uma vez que os órgãos do seu familiar viverão em outra pessoa, representando assim, o prolongamento desta vida. Para o transplantado surge a esperança de uma nova vida, com novas possibilidades.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Jornada de Endoscopia Digestiva termina com saldo positivo

Equipe do CHD do Hospital de Base

Com adjetivos como “proveitoso” e “relevante” a enfermeira Luciene Henrique mostrou sua satisfação ao referir-se ao encerramento da II Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia realizada em 5 e 6 de setembro no Hospital Geral de Vitória da Conquista e auditório do CEMAE, concomitantemente. O HGVC recebeu a população de demanda reprimida para exames endoscópicos e atendeu 63 casos, alguns com triagem para tumores malignos ou benignos. Os atendimentos foram feitos pelo médico endoscopista Sylon Ribeiro, vice-presidente da SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Dr. Sylon Ribeiro e equipe
Sem custos para o hospital, uma vez que equipamentos e insumos foram emprestados ou doados, o evento foi muito elogiado pelos profissionais e pela população, desde o espaço físico até a equipe que trabalhou com afinco nos dois dias da jornada. Dr. Sylon Ribeiro agradeceu o apoio da direção do HGVC e em especial do Dr. Braulito Perazzo, coordenador do Centro de Hemorragia Digestiva. “A Jornada foi além das expectativas”, disse ele. “Todos se empenharam ao máximo para dar vazão no atendimento aos pacientes”, concluiu.

Para maiores informações sobre o CHD do Hospital Geral de Vitória da Conquista, ligar para o número (77) 3427-4461.

Ascom/HGVC

SIAST integra um novo modelo de serviço em saúde do trabalhador

Integrantes do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador – SIAST, da Comissão Local de Saúde do Trabalhador - CLST e do Grupo de Trabalho Humanizado – GTH do Hospital Geral de Vitória da Conquista estiveram em Salvador, de 26 a 28 de agosto, no Fórum Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com lançamento do Manual de Implantação e Funcionamento do PAIST – Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Vaílson Monteiro Lopes (SIAST), Valéria Rabelo de Freitas (GTH) e Flávia Neves Cardim (CLST) participaram ativamente das discussões sobre humanização do trabalho e das oficinas de construção do Manual PAIST. Na realidade, o HGVC destaca-se como referência estadual, tendo sido implantados nesta Unidade a 1ª CLST e o SIAST como projeto piloto, pois o mesmo não existia ainda no interior do Estado. Assim, o hospital conseguiu atingir a proposta desde 2011, antes mesmo do lançamento do Manual. Vaílson lembrou que, para a SESAB, Conquista conseguiu extrapolar as expectativas no que tange à saúde do trabalhador com a implantação do SIAST do HGVC já naquela época.

Vaílson, Valéria, Anne e Flávia. Ações em saúde e Humanização
Falando sobre a importância desta obra para a gestão do serviço em saúde, Anne Cattuzo, coordenadora do SIAST, afirmou: “O trabalhador às vezes só vê o controle e esquece-se dos benefícios que ele tem com o SIAST. Então esta questão de faltas, homologação e revisão de atestados médicos, não foi a gente que criou. Tudo agora está regulamentado. Além de ser lei, ela está normatizada pela SESAB”.

Presente também ao evento, Valéria Rabelo destacou a necessidade de integralizar as ações dos diversos setores do hospital para cuidar do bem estar físico e mental do servidor em saúde. “É necessária uma valorização em relação a este Manual. O trabalhador tem que entender que este serviço beneficia a ele mesmo. Isso também é uma ação de humanização”, asseverou.

O Manual PAIST pode ser acessado na íntegra no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia: www.saude.ba.gov.br/dgtes. O Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador funciona no Hospital de Base de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Ascom/HGVC

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Endoscopia Digestiva em foco

Parceria CHD e Administração do HGVC viabiliza oficinas

Será realizada em nossa cidade, nos dias 5 e 6 de setembro, a II JADIB - Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia, sob a coordenação do Dr. Sylon Ribeiro, vice presidente da SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em parceria com o Dr. Braulito Perazzo, coordenador do Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do HGVC e presidente do Capítulo Sudoeste da Bahia.

Dr. Sylon Ribeiro
No Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista teremos:
  • Oficina de Treinamento em Procedimentos Endoscópicos (público-alvo: médicos) e
  • Oficina de Limpeza em tubos e acessórios endoscópicos (público-alvo: enfermagem), com entrada franca e sem taxa de inscrição.                                                                                                              

Equipes médica e de enfermagem não podem perder esta oportunidade de aprimoramento profissional. Maiores detalhes, procurar a enfermeira Luciene Henrique Santos, no Centro de Hemorragia Digestiva do HGVC.

Ascom/HGVC