quarta-feira, 10 de setembro de 2014

SIAST integra um novo modelo de serviço em saúde do trabalhador

Integrantes do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador – SIAST, da Comissão Local de Saúde do Trabalhador - CLST e do Grupo de Trabalho Humanizado – GTH do Hospital Geral de Vitória da Conquista estiveram em Salvador, de 26 a 28 de agosto, no Fórum Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com lançamento do Manual de Implantação e Funcionamento do PAIST – Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Vaílson Monteiro Lopes (SIAST), Valéria Rabelo de Freitas (GTH) e Flávia Neves Cardim (CLST) participaram ativamente das discussões sobre humanização do trabalho e das oficinas de construção do Manual PAIST. Na realidade, o HGVC destaca-se como referência estadual, tendo sido implantados nesta Unidade a 1ª CLST e o SIAST como projeto piloto, pois o mesmo não existia ainda no interior do Estado. Assim, o hospital conseguiu atingir a proposta desde 2011, antes mesmo do lançamento do Manual. Vaílson lembrou que, para a SESAB, Conquista conseguiu extrapolar as expectativas no que tange à saúde do trabalhador com a implantação do SIAST do HGVC já naquela época.

Vaílson, Valéria, Anne e Flávia. Ações em saúde e Humanização
Falando sobre a importância desta obra para a gestão do serviço em saúde, Anne Cattuzo, coordenadora do SIAST, afirmou: “O trabalhador às vezes só vê o controle e esquece-se dos benefícios que ele tem com o SIAST. Então esta questão de faltas, homologação e revisão de atestados médicos, não foi a gente que criou. Tudo agora está regulamentado. Além de ser lei, ela está normatizada pela SESAB”.

Presente também ao evento, Valéria Rabelo destacou a necessidade de integralizar as ações dos diversos setores do hospital para cuidar do bem estar físico e mental do servidor em saúde. “É necessária uma valorização em relação a este Manual. O trabalhador tem que entender que este serviço beneficia a ele mesmo. Isso também é uma ação de humanização”, asseverou.

O Manual PAIST pode ser acessado na íntegra no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia: www.saude.ba.gov.br/dgtes. O Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador funciona no Hospital de Base de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Ascom/HGVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário