Pela primeira vez no Brasil, os Correios colocam suas agências à disposição da sociedade para divulgação de informações sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis.
A Campanha "Correios na Luta Contra a Aids", uma parceria inédita entre Ministério das Comunicações, Correios, o Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Ministério da Saúde, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a União Postal Internacional (UPU), a UNI Global Union e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT) será lançada em Brasília, nesta terça-feira (9).
O Brasil é um dos sete países piloto da campanha, uma iniciativa global promovida por UNAIDS, UPU, OIT e UNI Global Union, lançada em julho de 2009 e que visa mobilizar a estrutura de mais de 660 mil Agências de Correios de todo o mundo. Nos sete países participantes da primeira fase (Brasil, Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria), as Agências de Correios se tornam pontos estratégicos para a distribuição de material informativo sobre prevenção para a população em geral e para os trabalhadores dos Correios. Para uma segunda fase, a OIT preparará kits com informações sobre o HIV e aids para os trabalhadores dos Correios. Na terceira fase, planejada para 2011, a UPU promoverá a distribuição de um selo em alusão aos 30 anos da descoberta do vírus da aids.
No Brasil, Correios, Ministério das Comunicações, UNAIDS, Ministério da Saúde, OIT e a FENTECT integram a Campanha Global dos Correios na Luta Contra a Aids. As mensagens, o
material de campanha e as estratégias de mobilização foram adaptados às necessidades e especificidades de nosso país. Em uma primeira fase, os materiais da campanha serão
distribuídos no Distrito Federal e em regiões prioritárias no Amazonas e na Bahia, estados onde as Agências de Nações Unidas atuam conjuntamente em uma parceria em apoio à resposta à aids. No entanto, a meta é fazer das mais de 12 mil agências dos Correios de todo o Brasil pontos estratégicos para distribuição de material informativo sobre prevenção às DST e aids.
Na Bahia, o material de campanha será divulgado nos 26 municípios das micro-regiões de Juazeiro e Vitória da Conquista, prioritárias para o Plano Integrado da ONU em apoio à resposta à aids na Bahia. Conhecido como Laços Sociaids, o Plano Integrado visa fortalecer as capacidades locais para melhor responder a epidemia da aids, otimizar e fortalecer as ações da ONU junto aos Estados e Municípios envolvidos e mobilizar novos recursos para apoiar as
respostas locais à aids nos estados. Até o momento, estima-se que foram alocados, pelo UNAIDS, Agências de Nações Unidas e outros parceiros, cerca de um milhão de dólares (USD 1 milhão) para essas iniciativas no Estado da Bahia. As três linhas de ação prioritárias são: prevenção da transmissão vertical (PTV), saúde e prevenção nas escolas (SPE) e enfrentamento da feminização da epidemia (EFE). O Plano Integrado contempla também a realização de uma pesquisa sobre o acesso tardio ao diagnóstico e tratamento do HIV/Aids na área metropolitana de Salvador, em parceria com a Universidade Federal da Bahia/Instituto de Saúde Coletiva.
O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, saúda a iniciativa e a considera "como mais uma ação de relevância que se desenvolve no Estado com vistas a ampliar o
acesso à informação e promover atividades de mobilização comunitária, aspectos fundamentais na consolidação dos esforços que a Secretaria vem desenvolvendo na luta
contra a epidemia do HIV, em consonância com a política nacional estabelecida".
Para o Coordenador do UNAIDS no Brasil, Dr. Pedro Chequer, "esta iniciativa fortalece e amplia a já sólida parceria estabelecida entre UNAIDS e agências da ONU e o governo do
Estado da Bahia, sob a liderança da Secretaria de Saúde, com vistas à implementação de novas estratégias para o cumprimento das Metas estabelecidas pela UNGASS e
Objetivos
de Desenvolvimento do Milênio no que concerne a infecção pelo HIV, dentre outras".
Material - Os folderes, cartazes, postais com mensagens de prevenção e as estratégias de mobilização da Campanha Correios na Luta contra a Aids foram adaptados às necessidades e especificidades de nosso país. O slogan internacional "Your post office cares" foi modificado para
"Os Correios estão na Luta Contra a Aids. E você? Proteja-se: use camisinha". A proposta brasileira amplia a iniciativa internacional e terá como peças cartaz, cartões postais disponíveis gratuitamente nas agências dos Correios e uma carta postada pelos Correios com informações para a população. Além disso, um site específico será lançado contendo informações sobre a Campanha, sobre aids e DST e também disponibilizará os materiais para "download" e envio
(www.correioscontraaids.org.br). As respostas à seção "fale conosco" estarão sob a responsabilidade do UNAIDS.
Com relação aos recursos financeiros, o UNAIDS investiu cerca de USD 100,000 para as ações desta fase inicial da Campanha "Correios na Luta contra a Aids" no Brasil.
Material de divulgação foi elaborado e seu conteúdo técnico foi desenhado em atividade conjunta entre UNAIDS, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Correios e OIT.
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