segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HGVC promove campanha de incentivo à doação de órgãos



Em comemoração ao Dia Nacional de Doadores de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da unidade realizam a campanha “Doe Ógãos Doe Vida. O objetivo da campanha, que acontece de 27 de setembro a 01 de outubro, é informar e sensibilizar a população sobre a doação de órgãos e tecidos.

De acordo a Assistente Social da Cihdott, Eloneide Caracas, a fiscalização e a divulgação da doação são algumas das atividades desenvolvidas pela equipe. “A Coordenação Intra-hospitalar realiza um trabalho de organizar, no âmbito do hospital, o processo de captação de órgãos, além de trabalhar com a equipe médica da Unidade”, destaca a assistente.

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países que mais realizam transplantes de órgãos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de transplantes no país cresceu 16,4% no primeiro semestre de 2010, em relação ao mesmo período de 2009. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 2.367 transplantes de órgãos de doador falecido. No primeiro semestre de 2009, foram 2.033 cirurgias nesta modalidade contra 1.688 procedimentos realizados no primeiro semestre de 2008 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


A doação de tecidos, órgãos e partes do corpo humano é uma iniciativa importante. É através do transplante de figado, rins, coração e outros orgãos, que muitos estão sobrevivendo dignamente ou ganham melhores condições de vida. Para ser um doador é necessário que comunicar à família sobre o desejo, para que a mesma autorize a doação no momento oportuno. Em caso de doadores vivos, a pessoa precisa ter boas condições de saúde, ser maior de 21 anos e querer doar. O HGVC acredita que com apenas um ato muitas pessoas podem ser salvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário