sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasil leva experiência para encontro da FAO

Ministério da Saúde apresenta em evento internacional as políticas públicas voltadas para alimentação e nutrição no país “Segurança alimentar e nutricional: desafios, oportunidades e necessidades” este é o tema da 37ª sessão plenária do Comitê de Segurança Alimentar da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que será realizada em Roma, na Itália, no período de 17 a 22 de outubro. O debate conta com a participação do Brasil, na área da saúde, no painel Vozes de países em desenvolvimentos sobre suas experiências, desafios, oportunidades e necessidades.

O simpósio tem a importante tarefa depromover o diálogo sobre a segurança nutricional dentro do Comitê de Segurança Alimentar (CSA). Os participantes têm por objetivo ainda identificar maneiras de contribuir para acelerar progressos da situação nutricional dos países.

O assunto é complexto, porque envolve a preocupação mundial com a crise de alimentos, agravada pelas mudanças climáticas, combinada ao interesse e investimento na agricultura. A discussão coloca em debate a redução da desnutrição e da pobreza e de promoção de práticas alimentares promotoras da saúde.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, participará do painel. Ela destacará no simpósio a importância de políticas públicas voltadas para alimentação e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição existente no Brasil.

“Este encontro é uma oportunidade de mostrar as ações que cada país tem para incentivar uma alimentação saudável. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição do MS coopera com a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e outras políticas de desenvolvimento econômico e social do Brasil, ocupando papel importante na estratégia de desenvolvimento das políticas de SAN, principalmente em aspectos relacionados ao diagnóstico e vigilância da situação alimentar e nutricional e à promoção da alimentação adequada e saudável”, afirma.

O desafio que se impõe atualmente é garantir a segurança alimentar e nutricional para toda a população brasileira, de forma saudável em todas as fases do curso da vida, cumprindo o direito humano à alimentação adequada.

O Brasil é apontado pela FAO como um dos países que cumprirão os objetivos de redução da pobreza e da fome antes de 2015. Patrícia Jaime destaca que a garantia do alimento está incorporada a agricultura e projetos de segurança alimentar. “Assegurar o direito à alimentação adequada a toda a população é uma responsabilidade a ser compartilhada por outros setores governamentais e pela sociedade como um todo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário