sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Gestores discutem regionalização do SUS

Gestores municipais de Saúde, coordenadores, Secretarias Executivas e Membros Efetivos dos Colegiados de Gestão Microrregional (CGMR) e Gestores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) participaram do 2º Encontro Estadual de Regionalização da Saúde no SUS-BA, em Salvador. O evento teve a sua abertura na terça-feira (22) e seguiu até ontem (24). Em paralelo aconteceu também a Mostra de Experiências dos Colegiados de Gestão Microrregionais.

Na conferência de abertura, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, que também representou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, fez uma apresentação com o tema “Os desafios da Gestão regionalizada do Sistema Único de Saúde, à luz do Decreto nº 7508/11”.

Em sua exposição, Jorge Solla falou, dentre outros assuntos, do financiamento do SUS, da hierarquização da oferta de serviços e dos investimentos que o Estado tem feito para melhorar o acesso da população à saúde.“Esperamos que nos debates desse evento possamos fazer articulações para continuar fortalecendo a relação extremamente positiva e solidária que a gente tem construído com os municípios do nosso estado”, disse Jorge Solla.

“Este é um espaço de troca de experiências que traduz o sucesso da Bahia no processo de regionalização”, complementou o superintendente de Gestão dos Sistemas e Regulação da Atenção à Saúde, Andrés Alonso.Entre os objetivos do encontro estiveram o fortalecimento da proposta de Regionalização Viva e Solidária do SUS na Bahia, ampliando o debate a partir de experiências desenvolvidas e em construção nos 28 CGMR; socialização das experiências desenvolvidas nos 28 CGMR visando potencializar as ações destes nas suas regiões; e estímulo à articulação das ações estratégicas da SESAB nas microrregiões da saúde para fortalecimento da gestão regionalizada.

Mostra de trabalhos

Paralelo ao encontro, a mostra de experiências divulgou os trabalhos realizados nas áreas de Regionalização em Saúde nas regiões de saúde do Estado da Bahia. Os trabalhos abordaram temas sobre a Regionalização da Saúde no SUS-BA a partir das experiências dos CGMR, enfocando diversos eixos, como Planejamento regional de saúde,Gestão regionalizada e Educação permanente.


L.R. DRT 2.600/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário