quarta-feira, 3 de outubro de 2012

HGVC empossa primeira Comissão de Ética de Enfermagem



O Hospital Geral de Vitória da Conquista realizou na tarde de ontem (02), ato de posse da Comissão de Ética de Enfermagem da unidade, eleita este ano, composta por Simone Galvão, José Gustavo Cabral da Silva, Fabiana Lima Cavalcante, Tathiana Campos e Miriam do Espírito Santo.

A solenidade contou com as presenças da diretora geral do HGVC, Milena Rebouças Andrade, da presidente do Coren-Bahia, Maria Luiza Castro, da diretora de Enfermagem do HGVC, Gabriela Amaral, da presidente da Associação Brasileira de Enfermagem/Aben/Ba, Tânia Neves Bulcão e da fiscal de Subseção do Coren-Bahia, Patrícia Rocha Gonçalves Ferreira.

A criação da Comissão de Ética de Enfermagem em todas as instituições onde existem atividades de Enfermagem é uma determinação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio da Resolução COFEN-172/1994, além de ser um compromisso da gestão estadual e da gestão local.

O principal objetivo da Comissão de Ética é fortalecer o componente ético na prática de Enfermagem, como órgão representativo do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren/Ba), nas questões ética e disciplinar da profissão, além de ter a função educativa, consultiva, fiscalizadora e de assessoria nas questões éticas do exercício profissional da Enfermagem.

A diretora geral do HGVC, Milena Andrade, ressalva que a Comissão tem o papel fiscalizador da prática da enfermagem, mas também um trabalho preventivo e educativo. "A direção implanta a Comissão de Ética de Enfermagem do HGVC com muita satisfação, pois é um passo de vital importância para o equacionamento das questões éticas, buscando a melhoria no atendimento ao paciente e a harmonia entre os membros da equipe de enfermagem", avaliou a diretora.

Segundo Maria Luiza Castro, presidente do Coren-Bahia, a posse foi um momento extremamente oportuno, considerando que o órgão vive hoje uma nova realidade. "Uma das nossas prioridades é o fortalecimento da comissão de ética. Para o hospital é um fator de qualidade e de segurança importantes, que vai reverberar na qualidade da atenção e o grande beneficiado será o usuário", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário