sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HGVC mobilizado no incentivo à doação de órgãos


O dia ontem (27) foi movimentado no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde foram iniciadas as atividades do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, com a coordenação do Grupo de Apoio à Doação (GAD) e Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da unidade. A mobilização começou com a distribuição de fitas verdes e selos de doador, além da entrega de cartas de agradecimento a profissionais de setores do hospital, pelo empenho em ajudar a salvar vidas.

Durante o período da tarde, mais cartas foram entregues, desta vez às instituições hospitalares e de saúde que também contribuem com o trabalho do GAD e da CIHDOTT, que são os hospitais Samur, São Vicente, IBR, Unimec e o Samu 192, que participam do processo de doação e transplante e também do incentivo à doação de córneas, informando sobre possíveis doadores, como é o caso também do Hospital dos Olhos de Vitória da Conquista (HOC).

Durante um ato simbólico, em homenagem prestada aos servidores da UTI 1, o aposentado Luiz da Rocha Bezerra, transplantado de fígado há dez anos, entregou ao diretor médico do HGVC, Sandro Marchesini, a carta de agradecimento e flores, sendo retribuído imediatamente pelo diretor. "Desde que fui transplantado, desenvolvo uma campanha em beneficio da doação, tentando conscientizar as pessoas, no sentido de que abram seu coração e levem a felicidade para outras pessoas que estão carentes deste gesto de amor", disse Luiz da Rocha, que parabenizou a equipe do HGVC pelo bom trabalho desenvolvido ao longo de seis anos.

Segundo Sandro Marchesini, o HGVC vem ganhando destaque importante, assumindo um papel importante no que diz respeito à captação, com uma equipe comprometida e efetiva. "Este é um trabalho que merece nosso respeito, porque gradativamente tem obtido resultados muito claros, graças ao engajamento e dedicação de seus profissionais e o apoio de tantas instituições e pessoas", analisou.

À noite, o grupo do Hospital Geral de Vitória da Conquista visitou Escola Militar, onde foi realizada palestra sobre a importância da doação de órgãos e o que representa para tantas pessoas transplantadas e os que ainda aguardam na fila de espera. A programação continua amanhã, quando acontece um minicurso sobre doação de órgãos, na Faculdade Juvêncio Terra.

O GAD/CIHDOTT do HGVC ocupa a segunda posição em captação de órgãos e o primeiro lugar em captação de córneas no estado da Bahia, um grande e importante salto para a região Sudoeste. "Esta conquista não seria possível sem as parcerias com o Hospital dos Olhos de Vitória da Conquista (HOC) e os estudantes de Medicina da UESB", conclui Marchesini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário