terça-feira, 25 de setembro de 2012

Laboratório do HGVC garante serviço de ponta a usuários do SUS

 
O Laboratório do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem passando por inúmeras transformações ao longo dos últimos dois anos. Neste contexto, sem contar com melhorias estéticas e de conforto para os colaboradores, podemos apontar avanços em diversos aspectos técnicos, a começar pela substituição de equipamentos básicos (microscópios, centrífugas, banho-maria, pipetas semi-automáticas) por novos equipamentos que permitem uma melhor qualidade na etapas pré-analíticas e analíticas, a implantação de um sistema de liberação de laudos que permite o acesso em rede a todo o hospital, o que tem permitido uma maior celeridade para o acesso aos resultados dos exames.

O laboratório tem oferta hoje exames que são disponibilizados por poucos laboratórios do estado da Bahia, tais como o Painel de Identificação de Lesão Miocárdica, que contempla a realização de exames como a dosagem de mioglobina, CK fração MB (massa) e troponina I. Ainda podemos apontar a dosagem de BNP - peptídeo natriurético, D- dímero e dosagem de fibrinogênio.
 
Atualmente, o laboratório do HGVC conta com seis equipamentos de automação de médio e grande porte no setor de hematologia, utilizados para realização do hemograma, provas de coagulação e VHS; quatro equipamentos de médio e grande porte no setor de bioquímica que permitem a disposição de uma grande possibilidade de exames, com também os de uroanálises, coproparasitológicos e líquidos cavitários.
 
Em parceria com o Laboratório Central (LACEN-Ba), são realizados exames imunológicos e microbiológicos para diagnóstico de meningites e de infecções como Gripe A, Coqueluche, Difteria e tuberculose.
 
Segundo o coordenador do laboratório, Márcio Vasconcelos de Oliveira, o setor está em fase de implantação da microbiologia clínica, com a perspectiva de realização de exames completamente automatizados para fins de isolamento, identificação e detecção do perfil de sensibilidade a fármacos para fungos e bactérias. "Este leque de serviços significa um grande salto na qualidade diagnóstica e terapêutica para muitos pacientes, sem contar no ganho que será contabilizado para a CCIH e comissão de farmácia terapêutica do hospital", afirmou.
 
O serviço conta com um quadro de profissionais altamente capacitados, que são os responsáveis por atender uma média de 110 pacientes por dia, em sua maioria, internos do HGVC. O laboratório é diariamente submetido a controle interno de qualidade e recebe continuamente alunos do curso técnico em patologia do colégio estadual Adélia Teixeira, do curso de Farmácia da UFBa, e está envolvido e preparado para receber residentes do Programa de Residência Multiprofissional, que se encontra em fase de implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário