quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HGVC implanta Núcleo de Gestão e Educação do Trabalho em Saúde



A atual gestão do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em consonância com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização da Gestão, que por sua vez busca a efetivação dos princípios do SUS, reconhece a necessidade de produzir mudanças nas formas tradicionais de gerir e prestar a assistência à saúde. Nesta perspectiva considera fundamental a ação de atores, entre trabalhadores e gestores, na construção do SUS, como participantes ativos na organização do seu processo de trabalho, como usuários corresponsáveis pela produção de sua saúde.

Com este objetivo está em pleno andamento o projeto de implantação do Núcleo de Gestão e Educação do Trabalho em Saúde (Nugets), do HGVC, cuja finalidade é, entre outras intervenções, adotar a humanização como política transversal, traduzida em ações nos diversos serviços, nas práticas de saúde e na construção de novas relações entre gestores, trabalhadores e usuários no âmbito hospitalar.

A enfermeira Maria das Graças Lima Cardoso, técnica do Núcleo de Educação Permanente (NEP), afirma que estas são ferramentas importantes para a consolidação desta política. "O HGVC propõe a criação do colegiado por considerar a necessidade de um espaço de discussão permanente dos problemas de saúde, bem como da organização do processo de trabalho, buscando promover as mudanças necessárias à organização dos serviços", analisou.

O Colegiado Gestor do Nugets será composto pelos seguintes profissionais: Milena Rebouças, Diretora Geral; Gabriela P. Amaral; Diretora de Enfermagem; Eliude Tanan, Diretora de RH; Jean Marcos, Ouvidoria; Claudine Souza, Assessora Técnica da Direção Geral; Maria das Graças Lima, Enfermeira Técnica do NEP; Christianne Schettine, Enfermeira da Emergência; Joelma Argolo, Coordenadora de Hotelaria Hospitalar; Rosânia Prado, Setor de Pessoal; Leila S. Meira, Enfermeira do Acolhimento; Maurício Sena e James Freire, da Coordenação de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário