quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bahia tem aumento de 50,8% no número de transplantes em 2012

 
Com a realização de 644 transplantes de órgãos, a Bahia registrou, no ano passado, um aumento superior a 50% no número de procedimentos em relação ao ano anterior (2012), quando foram feitas 427 cirurgias. Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o médico Eraldo Moura, esse incremento é conseqüência do aumento no número de doação de múltiplos órgãos no Estado - em 2011, foram 69 doações, enquanto no ano passado, foram 77, um aumento de 11,5%.

Para Eraldo Moura, embora o número de doações e transplante de órgãos tenha crescido no ano passado em comparação com o ano anterior, o índice de negativa das famílias de potenciais doadores ainda é um grande entrave para reduzir as filas de pessoas à espera de um órgão para transplante. "Para se ter uma idéia", pontua o médico, "em 2012 foram feitas 412 notificações de morte encefálica. Dessas, 251 evoluíram para a entrevista familiar, e somente 77 famílias autorizaram a doação".

O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes acredita que o desconhecimento do processo doação/transplante por parte da população, e até de alguns profissionais de saúde, é a principal causa da resistência à doação, e defende a ampliação de ações educativas já desenvolvidas pela Sesab como de fundamental importância para reverter a situação. Estas ações, de acordo com o médico, devem contemplar não só as comunidades, mas também escolas, faculdades e hospitais.

Fila de Espera

Existem atualmente, na Bahia, cerca de 2.140 pessoas em fila de espera para transplante. No ano passado, foram feitas 644 cirurgias, sendo 408 de córnea, 119 de rim, 46 de medula, 56 de fígado e 15 de ossos. "O número de transplantes aumentou mais de 50%, mais a Bahia ainda detém um maiores índices de negativa familiar do país - 69,32%", conta Eraldo Moura.

Entre as ações que estão sendo desenvolvidas pela coordenação do Sistema Estadual de Transplantes está um trabalho de capacitação, voltado para todos os integrantes das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs), para que possam identificar pacientes que estão nas unidades hospitalares e que precisam de um transplante. "Nossa meta em 2013 é conseguir as comissões identifiquem não somente os potenciais doadores, mas também aqueles que tem alguma patologia que requer a realização de transplante", explica Eraldo Moura.

Ainda como metas para esse ano, o médico cita a implantação do serviço de transplante cardíaco e pulmonar no Hospital Ana Nery, o incremento do processo de interiorização dos transplantes e zerar a fila espera para transplante de córnea.

Atualmente já são feitos transplantes de córnea em Vitória da Conquista, onde deverá ser implantado o primeiro Banco de Olhos do interior baiano, e também em Juazeiro, Itabuna e Feira de Santana. Em Itabuna, já é feito transplante renal e ainda esse ano devem ser implantados serviços de transplante renal em Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.


Fonte: Ascom/Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário