Pausa para a rotina do trabalho e um grupo de servidores do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) se reúne, às 17 horas, no auditório da unidade e começa a aquecer as vozes para ensaiar o repertório do Canto Coral Viver Bem, cujo repertório traz artistas como Guilherme Arantes, Milton Nascimento, Lulu Santos e Roberto Carlos. Esta é a quebra de rotina de toda quarta-feira.
As canções foram selecionadas com o cuidado de passar mensagens de como viver bem, como sugere o próprio nome do coral, que faz parte do Programa Viver Bem, coordenado pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGTES), que reúne vários setores da unidade na busca pela qualificação dos servidores.
O Programa Viver Bem, além do coral, traz uma série de atividades que estarão acontecendo ao longo de 2013, como ginástica laboral, esportes (futebol, voley, futsal), academia, cursos (informática, culinária, crochê), dança de salão, além dos projeto Emagrecer e Pulmão Livre, este último uma campanha contra o tabagismo, estimulando os funcionários fumantes a aderirem a um programa de tratamento e acompanhamento na luta contra a dependência do cigarro.
"Este programa começou muito bem, com uma apresentação memorável do Canto Coral Viver Bem no seminário realizado recentemente pelo HGVC, que reuniu mais de 700 funcionários", comemora a diretora geral, Milena Rebouças Andrade. "Temos assistido o processo de mudança na vida dos nossos coralistas, que tem dado testemunhos que nos estimulam a dar continuidade ao programa", declarou a diretora.
Para a diretora de Recursos Humanos, Eliude Tanan, embora ainda no princípio, o Programa Viver Bem já tem dado provas de sua importância. "Temos percebido uma sensível diferença no comportamento das nossas coralistas, na disposição e no humor, além da expectativa que elas ficam para cada dia de ensaio", avaliou. Eliude diz ainda que o coral possui 15 componentes, "mas com a nossa primeira apresentação, as pessoas entenderam a proposta e muitas já tem procurado nosso núcleo para se inscrever, o que é muito positivo e gratificante", concluiu.
"Eu tinha o sonho de ser caminhoneira, policial militar, agrônoma ou cantora. Consegui realizar parcialmente a de cantora, com o coral do Hospital de Base", disse no humor que lhe é peculiar a servidora Sônia Margarida Santos Ferreira (59). "Estou bem mais ligth, mas sociável do que já era", relata, afirmando que o Canto Coral Viver Bem a ajudou a sair do estresse. "Foi muito importante na interação com os colegas, para me acalmar, e tornar meu sonho realidade", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário