segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ações de conscientização na Semana de Combate ao Fumo

   
NEP e estudantes do cotidiano SUS unidos contra o fumo.
O Hospital Geral de Vitória da Conquista está promovendo, numa parceria com o CAPS-Ad, seu primeiro projeto de extensão “extra-muro”: uma semana de conscientização anti-fumo.

O cigarro produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas. O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além disso, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.

   
Panfletagem na área externa do hospital.
Idealizada pelo Núcleo de Educação Permanente, NEP, a semana anti-fumo do HGVC teve início nesta segunda-feira, 26,  nas dependências do próprio hospital, com panfletagem de informação anti-tabaco e avaliação do grau de dependência da nicotina através do  Teste de Fagerström, realizado mundialmente como ferramenta na terapia para ajudar o fumante a abandonar o vício e altamente confiável dentro da medicina.

Dia 27 de agosto, terça-feira, o projeto continua na Escola Municipal Pedro Francisco de Moraes, onde estudantes do cotidiano do SUS, supervisionados pelo NEP, apresentarão a peça: “O julgamento do cigarro”, que deve mostrar aos alunos daquela instituição os malefícios do hábito de fumar. A mesma peça será encenada na pediatria e no setor de acolhimento do HGVC na quarta-feira, 28.

O projeto de extensão encerra-se no Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, na Praça 9 de Novembro. Ali será montado um stand onde os profissionais de odontologia do Hospital de Base estarão ministrando, durante todo o dia, aula expositiva com macro modelos sobre as interferências do fumo na boca e laringe e dando orientações sobre higiene bucal. Além disso, será disponibilizada ao público aplicação de flúor, como também este poderá fazer exame de boca para detectar e prevenir lesões de gengiva e mucosa.

Ascom/HGVC

Saúde bucal na Praça





Equipe do NEP
O julgamento do cigarro
em escola pública
Profissionais atuantes





















































Nenhum comentário:

Postar um comentário