Ouvidores
de toda a rede estadual estiveram em Salvador, de 12 a 16 de agosto, com o
objetivo de participarem do Curso de Atualização em Tratamento e
Encaminhamento de Demandas ministrado pela técnica do Departamento de
Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde
- DOGES/MS, Renata Lustosa. O município de Vitória da Conquista esteve
representado no encontro pelos ouvidores Laudionor Brasil, da Macrosudoeste e
James Freire Souza, do Hospital Geral, que trocaram experiências com os colegas
da SESAB, nível Central, Sub-rede e DOGES.
Segundo Celurdes Carvalho, Gerente de Planejamento e
Educação Permanente da Ouvidoria SUS - Bahia,
coordenação SESAB, "o objetivo do curso foi de cada vez mais estar
aperfeiçoando o trabalho dos ouvidores, para que a gente possa ter um trabalho
de excelência e atender melhor o cidadão, a fim de termos uma eficiência do
nosso serviço no Estado".
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Renata Lustosa - DOGES/MS |
Além de discussões sobre tratamento e encaminhamento
de demandas, o curso tematizou ainda sobre tipificação. A tipificação visa
categorizar as demandas do Sistema Único de Saúde. "Cada demanda
categorizada vai passar depois por um processo de gestão da informação com o
objetivo de gerar relatórios gerenciais para subsidiar o gestor", explicou
Renata Lustosa, do DOGES/MS. Encerrando o curso na sexta-feira, 16 de agosto, os presentes ouviram importante palestra sobre Assédio Moral, conduzida pelo professor das faculdades Jorge Amado e Dois de Julho, Renato Barros.
Fazendo um balanço do treinamento, Renata acrescentou: "Gostei
muito da participação de todos, percebi as ouvidorias bem atuantes, os
profissionais bem participativos e isso é fundamental. Eu acho que o
treinamento como um todo foi bastante exitoso".
A Ouvidoria constitui um canal
permanente de comunicação entre o usuário de serviços públicos e a instituição
que os oferece para recebimento de manifestações diversas, tais como:
reclamações, sugestões, reivindicações elogios e denúncias. Sua finalidade é
servir de instrumento de melhoria da eficiência dos serviços prestados pela
máquina administrativa. Atua no processo de respeito aos direitos do cidadão e
do fortalecimento da democracia.
Ascom/HGVC
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