segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Treinamento em Ouvidorias - HGVC presente

Ouvidores de toda a rede estadual estiveram em Salvador, de 12 a 16 de agosto, com o objetivo de participarem do Curso de Atualização em Tratamento e  Encaminhamento de Demandas ministrado pela técnica do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS do Ministério da Saúde  - DOGES/MS, Renata Lustosa. O município de Vitória da Conquista esteve representado no encontro pelos ouvidores Laudionor Brasil, da Macrosudoeste e James Freire Souza, do Hospital Geral, que trocaram experiências com os colegas da SESAB, nível Central, Sub-rede e DOGES.

Segundo Celurdes Carvalho, Gerente de Planejamento e Educação Permanente da Ouvidoria SUS - Bahia, coordenação SESAB, "o objetivo do curso foi de cada vez mais estar aperfeiçoando o trabalho dos ouvidores, para que a gente possa ter um trabalho de excelência e atender melhor o cidadão, a fim de termos uma eficiência do nosso serviço no Estado".

Renata Lustosa - DOGES/MS
Além de discussões sobre tratamento e encaminhamento de demandas, o curso tematizou ainda sobre tipificação. A tipificação visa categorizar as demandas do Sistema Único de Saúde. "Cada demanda categorizada vai passar depois por um processo de gestão da informação com o objetivo de gerar relatórios gerenciais para subsidiar o gestor", explicou Renata Lustosa, do DOGES/MS. Encerrando o curso na sexta-feira, 16 de agosto, os presentes ouviram importante palestra sobre Assédio Moral, conduzida pelo professor das faculdades Jorge Amado e Dois de Julho, Renato Barros.

Fazendo um balanço do treinamento, Renata acrescentou: "Gostei muito da participação de todos, percebi as ouvidorias bem atuantes, os profissionais bem participativos e isso é fundamental. Eu acho que o treinamento como um todo foi bastante exitoso".

A Ouvidoria constitui um canal permanente de comunicação entre o usuário de serviços públicos e a instituição que os oferece para recebimento de manifestações diversas, tais como: reclamações, sugestões, reivindicações elogios e denúncias. Sua finalidade é servir de instrumento de melhoria da eficiência dos serviços prestados pela máquina administrativa. Atua no processo de respeito aos direitos do cidadão e do fortalecimento da democracia.

Ascom/HGVC

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