Humanizar a recepção é propósito do HGVC |
O Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC está implantando
o projeto “POSSO AJUDAR?” como
estratégia para aprimorar o atendimento, levando em consideração o contingente
de pessoas que passam diariamente pela Unidade e a necessidade de organização
do fluxo. O projeto “POSSO AJUDAR?”,
elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente, NEP, e pela Coordenação de
Atendimento, surgiu a partir da iniciativa de servidores e gestores do HGVC que
perceberam a existência de uma demanda de informações que não conseguia ser
suprida pelos funcionários da instituição. Esta iniciativa faz parte da
Política Nacional de Humanização, que visa promover a humanização no
atendimento ao usuário do HGVC.
O “POSSO AJUDAR?”
está inserido no acolhimento que é uma diretriz da PNH, uma vez que colabora
para a melhoria da qualidade e da eficácia da atenção dispensada aos usuários.
O curso foi realizado nos dias 8 e 9 de outubro e foi oferecido aos profissionais
da recepção, com palestras ministradas pelo NEP e pelo SIAST.
“O projeto é
importante, pois promove um espaço de comunicação solidária, no qual o usuário
pode expressar suas angústias, ser ouvido e acolhido, alcançando níveis de
excelência no atendimento, e também atendendo as expectativas do gestor e da
comunidade, contribuindo para a qualificação dos serviços do HGVC”, avaliou
Valdenice Rocha, coordenadora do NEP.
Os pacientes do
HGVC e seus familiares são orientados sobre o sistema de classificação de risco
que é utilizado na emergência e têm acesso a informações sobre a rotina do
hospital; sobre o local onde são realizadas as consultas e exames,
oportunizando o diálogo e diminuindo a ansiedade. A proposta do POSSO AJUDAR é
de um acolhimento diferenciado a pacientes e familiares.
Ascom/HGVC
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