segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Telemedicina: Parceria HGVC/MS/Albert Einstein

 Ascom/HGVC
Presentes à apresentação do Projeto Telemedicina
O Hospital Geral de Vitória da Conquista recebeu nesta segunda-feira, 7 de outubro, profissionais que vieram desenvolver o Projeto: “Aplicação da Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências”, desenvolvido em parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS – PROADI-SUS.

Estiveram presentes a Técnica Sandra Lemos, coordenadora dos projetos do Proadi-SUS na Coordenação Geral de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde e o Dr. Milton Steinman, coordenador do projeto no Hospital Israelita  Albert Einstein-SP.

Sandra Lemos e Milton Steinman
“O projeto é um avanço na área de saúde que pode contribuir para melhorar a prestação de serviços, aumentar a qualidade da assistência, reduzir as desigualdades regionais, além de otimizar o atendimento do paciente que necessita de uma intervenção imediata”, comentou Sandra Lemos.

Telemedicina é um termo amplamente utilizado para representar o uso de tecnologias de telecomunicação e de informação para suportar serviços, treinamento e informação em saúde para provedores de assistência médica e pacientes.  A essência dessas áreas é a oferta de serviços e informação médicos para indivíduos em suas próprias comunidades, excluindo a necessidade de locomoção para os centros de referência.

De maneira geral a telemedicina é praticada em hospitais e instituições de saúde que buscam outras instituições de referência para consultar e trocar informações. Atualmente também vem sendo aplicada para a obtenção de uma segunda opinião médica, na assistência a pacientes crônicos, idosos e gestantes de alto risco, assim como na assistência direta ao paciente em sua casa. Assim, acredita-se que a telemedicina pode ampliar as ações de profissionais e agentes de saúde comunitários, integrando-os aos serviços de saúde localizados em hospitais e centros de referência, mantendo um mecanismo de atendimento contínuo para prevenção, diagnóstico e tratamento.

Dessa maneira, a telemedicina emerge como nova ferramenta significativa para transpor as barreiras culturais, sócio-econômicas e geográficas para os serviços e informação em saúde em centros urbanos remotos e comunidades carentes.
O HGVC disponibiliza o serviço de telemedicina à população desde 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário