sexta-feira, 27 de setembro de 2013

27 de setembro - Dia Nacional de Doação de Órgãos

Ascom/HGVC
Equipe  da OPO/CIHDOTT do HGVC celebra avanços

Na última terça-feira, 24 de setembro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista – HGVC realizou mais uma captação de múltiplos órgãos (coração, rins, fígado e córneas), que irão beneficiar pessoas na fila de espera por doadores na rede estadual. Este ano o Dia Nacional de Doação de Órgãos será celebrado com muito mais ênfase por parte dos profissionais envolvidos com este serviço no Hospital de Base. Principalmente porque no mês de setembro, todas as captações de múltiplos órgãos realizadas no Estado da Bahia foram originadas pela CIHDOTT/OPO/HGVC – setor responsável pelo serviço.

O Dia Nacional de Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro no Brasil. E a semana que antecede a data foi bastante aproveitada pela OPO/CIHDOTT/HGVC. Para desmistificar a questão dos transplantes e  colaborar para o aumento do número de doações de órgãos e tecidos, a equipe do HGVC concedeu entrevistas nas rádios Clube e UESB na quinta-feira, 26 de setembro e participou de uma Feira de Saúde no Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, importante Colégio Estadual.

Na sexta-feira (27/09) - DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – foi feita entrega de rosas e cartões às equipes da UTI, Centro Cirúrgico, Laboratório e Registro de Internamento para agradecer todo o empenho e cuidado da equipe com o potencial doador. Essa entrega foi realizada por um transplantado de córneas, cuja cirurgia foi realizada em Vitória da Conquista há três anos. Hoje ele enxerga e trabalha normalmente.

Eloneide Caracas - Assistente Social
Início - O Hospital Geral de Vitória da Conquista sempre se preocupou com a conscientização da doação de órgãos, através de diversas campanhas, porém foi em 2006 que o HGVC criou uma comissão para cuidar desta atividade, o que melhorou os resultados. Atualmente a OPO/CIHDOTT/HGVC é formada pelos seguintes profissionais: Dra. Edney Matos (Coordenadora do setor); Eloneide Caracas (assistente social); José Coqueiro Neto (enfermeiro); Marizângela Amaral (assistente social voluntária) e por estudantes de medicina da UESB.
  
Como funciona - A doação de órgãos só pode acontecer em casos de morte cerebral, isto é, quando o cérebro morre, mas o coração continua batendo e em casos de parada cardiorespiratória (PCR), quando a família pode doar as córneas (tecidos). Para chegar ao diagnóstico de morte encefálica a equipe obedece a uma série de critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. São necessárias três avaliações de médicos diferentes e vários exames complementares. Nesse momento é feita a entrevista para saber se os familiares desejam fazer a doação. Em caso positivo, a equipe médica que realiza a captação é acionada e vem de Salvador para realizar todos os procedimentos de coleta e transporte dos órgãos doados. “Segundos dados estaduais, na Bahia são mais de 3000 pessoas na lista de espera por um órgão”, enfatiza a assistente social Eloneide Caracas.

Para cada órgão há um limite de idade para doação. Conheça alguns deles:

Coração: 7 dias - 50 anos
Pulmão: Até 60 anos
Rim: 7 dias - 75 anos
Fígado: 7 dias - 80 anos
Córneas (tecidos): 4 anos - 70 anos
Válvulas cardíacas: até 60 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário