segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Caminhão da Saúde leva treinamento de Cirurgia Minimamente Invasiva para profissionais de Saúde

Ascom/HGVC

Caminhão da Saúde já está no Hospital Geral de Vitória da Conquista
A Covidien, líder mundial na fabricação e distribuição de soluções para a saúde, lança o projeto Caminhão da Saúde. Um trailer equipado com simuladores cirúrgicos, produtos de alta tecnologia e um auditório para formação educacional em técnicas de cirurgias minimamente invasivas vai percorrer o país, oferecendo treinamento para profissionais de saúde, especificamente médicos residentes, principalmente em locais com acesso limitado a esses procedimentos.

O projeto faz parte do programa de Assuntos Profissionais e Educação Clínica (PACE, da sigla em inglês) da empresa, que prioriza o investimento no desenvolvimento científico e na preparação de profissionais de todo o mundo. A companhia reconhece o potencial de crescimento no Brasil, em muitas áreas, mas identifica uma lacuna significativa na formação médica, especialmente em técnicas de cirurgias minimamente invasivas.

A necessidade de formação e educação dos profissionais de saúde tem sido um tema de relevância em toda a administração pública e universidades do país, o que motivou a empresa a investir no programa de treinamento com a Unidade Móvel de Educação da Covidien (Umec).

"A cirurgia minimamente invasiva é uma grande oportunidade para o Sistema de Saúde Pública no Brasil. Procedimentos cirúrgicos, quando realizados com equipamentos de laparoscopia, são significativamente menos agressivos para o paciente, reduzindo as chances de complicações, tempo de recuperação e custos agregados", disse Antonio Carlos Salles, diretor de Relações Governamentais para a Covidien América Latina.

Parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia
Depois do lançamento oficial na 20ª Feira Hospitalar e uma rápida passagem pelo estado de Mato Grosso do Sul, o caminhão chegou à Bahia em meados de julho, onde planeja um itinerário de nove cidades. Após um mês em Salvador e uma semana nas cidades de Feira de Santana, Juazeiro da Bahia, Jequié e na região de Ilhéus-Itabuna, a próxima parada da Unidade Móvel de Educação Covidien (Umec) é Vitória da Conquista, onde permanece de 3 a 12 de setembro, no  HGVC Hospital Geral de Vitória da Conquista para levar treinamento em técnicas de cirurgias minimamente invasivas aos profissionais da instituição de saúde pública.

foto meramente ilustrativa
Durante esse período na cidade, o caminhão estará estacionado dentro do no HGVC Hospital Geral de Vitória da Conquista. Profissionais interessados no programa devem contactar diretamente a instituição, uma vez que é responsável pela agenda de treinamento.
Depois de Vitória, o Caminhão da Saúde se desloca para a cidade de Guanambi, onde fica de 16 a 20 de setembro, no Hospital Regional de Guanambi. De lá, ele passa por mais uma cidade do estado: Barreiras. Posteriormente, segue para o Distrito Federal, Goiânia e Ceará. 

Por Camile Freitas
Contatos para a imprensa
Ketchum Estratégia

Nenhum comentário:

Postar um comentário