quarta-feira, 14 de abril de 2010

CENÁRIO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NA BAHIA SERÁ DISCUTIDO NA IV CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL

Promover um debate sobre saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental na Bahia, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros. Esse é o principal objetivo da IV Conferência de Saúde Mental - Intersetorial do Estado da Bahia (IV CESMI/Ba), que será realizada entre os dias 25 e 27 do próximo mês de maio, no Centro de Convenções da Bahia, numa iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, com o apoio da secretarias municipais de Saúde.

A IV CESMI/Ba, que terá como tema "Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios", está sendo precedida por conferências municipais e/ou regionais, instância em que estão sendo elaboradas propostas e escolhidos os delegados que participarão da etapa estadual. Ainda esta semana, acontecem conferências municipais em Salvador (13 e 14), Itaberaba, Planaltino, Irecê, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itabuna, Alagoinhas, Jacobina, Bom Jesus da Lapa e Amélia Rodrigues.

Para possibilitar a participação ampla e democrática de todos os segmentos representados na conferência e obter um produto final que realmente venha a contribuir para a consolidação do modelo assistencial de atenção integral à saúde mental na Bahia e no Brasil, a IV CESMI-BA terá mesas redondas, painéis específicos e grupos de trabalho, que serão responsáveis pelo aprofundamento dos eixos temáticos. Haverá também um espaço para exposição e divulgação das experiências institucionais relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; consolidando a rede de atenção psicossocial e fortalecendo os movimentos sociais; Direitos humanos e cidadania como desafio ético e intersetorial.

fonte: www.saude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário