segunda-feira, 12 de abril de 2010

HGVC oferece cursos de capacitação a servidores














Melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento é uma das principais metas da direção do Hospital Geral de Vitória de Conquista (HGVC) para este ano. Com este objetivo, têm sido realizadas reuniões, estabelecidas e reforçadas novas parcerias com instituições de ensino e saúde, cuja finalidade é promover a eficiência no atendimento ao cidadão, de forma humanizada.

Uma das propostas, já em andamento, é a agenda HGVC, que busca o aperfeiçoamento do quadro de servidores, oferecendo cursos e palestras com profissionais de cursos diversos, envolvendo os servidores nas estratégias de qualificação dos serviços, propostas pela diretoria e organizada pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade.

Na última sexta-feira (09), aconteceu a primeira fase do curso "Qualidade na Assistência: a busca na qualidade do atendimento ao público", ministrado por Eliane Assunção, Especialista em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com participação de 30 funcionários do atendimento do HGVC. O Curso, que terá emissão de certificado e duração de 8h, será concluído no dia 16.

Relações de Trabalho, o sentido do Trabalho e o comportamento do indivíduo na Organização, foram alguns dos temas abordados. Segundo a palestrante, Eliane Assunção, este processo obedece aos pressupostos da burocracia institucional, trazendo para discussão o contraponto dos processos de Humanização propostos e, principalmente, do chamado para a participação coletiva no processo de gestão e da análise do sentido da gestão dos serviços, dos princípios da qualidade no atendimento e principalmente da participação pró ativa e da co-gestão.

Segundo ela, o público foi totalmente solícito e participativo e o momento propiciou o levantamento de discussões importantes inclusive a abordagem futura de outros temas e a consolidação de um projeto de qualificação e capacitação contínua para os servidores do hospital.

Para a recepcionista Ivani Azevedo Viana Silva (46), funcionária do HGVC há 16 anos, foi uma experiência que só tem a acrescentar. "A qualidade do curso foi riquíssima. Achei uma importante iniciativa, porque nós atendentes aprendemos ao "pé da letra" como receber as pessoas. Isso é bom para os dois lados. Quero ter satisfação de tratar bem o cidadão, levando uma boa imagem do hospital, do nosso trabalho. Às vezes podemos não ter a resposta que a pessoa quer, mas o bom tratamento, ao menos, a tranqüiliza", avaliou.

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