quarta-feira, 31 de março de 2010

NEP promove reunião entre HGVC e instituições de ensino superior

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Geral de Vitória da Conquista promoveu ontem (30), encontro entre a diretoria da unidade e instituições de ensino superior públicas e particulares, para discutir, de forma ampliada, uma parceria formal voltada para a realização de estágios e possíveis contrapartidas das entidades na busca por melhoria nos serviços e atendimento do hospital. Participaram da reunião representantes da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

As instituições receberam a proposta de elaborar projetos que possibilitem espaços para os estudantes desenvolverem suas atividades acadêmicas, um módulo para Núcleo de Educação Permanente com biblioteca, sala de estudo, auditório, enfim um ambiente de educação que oportunize o desenvolvimento de competências pessoais. Como o projeto requer tempo para elaboração, foram propostos projetos menores, como a ampliação de clínicas com salas de estudos, destinadas a reuniões entre estudantes e seus preceptores, discussões de casos clínicos, entre outras atividades previstas para cada curso.

Este trabalho visa proporcionar à comunidade estudantil possibilidades de aprendizagem, na qual suas habilidades e competências sejam desenvolvidas para tenham a oportunidade de se tornar profissionais mais completos. "O HGVC é um grande campo de ensino em diversas áreas do conhecimento. Por isso, as instituições de ensino públicas e particulares recorrem à unidade, na busca de campo para estágio. Entretanto a demanda é grande para a realidade atual do HGVC", afirmou Valdenice Silva Rocha Vieira, coordenadora do NEP.

Para Valdenice, as instituições de ensino também são parceiras, na medida em que trazem novos conhecimentos, desenvolvem projetos de pesquisa, fazem cursos de capacitação para os servidores, contribuindo para a melhoria do serviço. "A reunião foi importante, pois proporcionou o encontro destas instituições e mostrou o compromisso que temos enquanto hospital com a formação de profissionais para a sociedade", disse Valdenice. "Para acolher, os estudantes precisamos de um ambiente que lhes ofertem instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, observando o estabelecido na legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho. Além disso, enquanto hospital, temos o compromisso com a sociedade de oferecermos serviço de saúde com qualidade", concluiu a coordenadora do NEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário