segunda-feira, 15 de março de 2010

HGVC terá acolhimento para dinamizar o atendimento


Diretoria define agenda de reuniões para planejar acolhimento no Pronto-Socorro da unidade



A diretoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista realizou recentemente, uma reunião de planejamento para implantação do acolhimento no atendimento ao cliente/usuário do pronto-atendimento. Participaram da reunião o diretor geral da unidade, Gerardo Azevedo Júnior; a coordenadora de Enfermagem, Carolina Dantas; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Valdenice Silva Rocha Vieira, além da coordenadora do Internato da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Rachel Salgueiro Rizírio, representando a instituição de ensino.

Para a efetivação do serviço, a diretoria do HGVC estabeleceu parceria com a UESB, por meio do Núcleo de Educação Permanente, setor que vem aproximando da unidade a comunidade acadêmica de Vitória da Conquista, garantindo oportunidade de aprendizado para alunos de vários cursos de formação superior.

Com o acolhimento será possível dinamizar o atendimento ao público, melhorando substancialmente o fluxo no pronto-atendimento, diminuindo o tempo de espera. Como se trata de um hospital de urgência e emergência, continuam sendo priorizados os casos mais graves, porém garantindo o atendimento a todo o público que buscar os serviços da unidade.

A direção do Hbase trabalhará com a Educação Permanente Continuada e, durante o mês de março, serão realizadas capacitações com médicos, enfermeiros e estagiários, para que sejam apresentados e discutidos os protocolos do acolhimento, com previsão de efetivação do serviço no início de abril. Um dos protocolos está relacionado à Classificação de Risco, que identifica cada usuário a partir da necessidade de atendimento. Esta metodologia deixa claro para o usuário que o atendimento obedece a gravidade do caso e não a ordem de chegada.

Segundo o diretor Gerardo Azevedo Júnior, este procedimento vai permitir redução do tempo de espera e do volume de atendimentos dos profissionais médicos. "A triagem no Hospital de Base vai melhorar a rotina do pronto socorro e garantir que os pacientes mais graves sejam atendidos com prioridade. A implantação da triagem está sendo possível graças ao empenho do NEP do HGVC e à parceria com a Uesb. Isso é extremamente importante para melhorar a qualidade no atendimento, até chegarmos ao acolhimento e implantarmos em definitivo uma política de humanização na unidade", concluiu Gerardo Júnior.

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