terça-feira, 2 de março de 2010

Bahia se prepara para vacinação contra a Gripe A

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Programa Estadual de Imunização, está finalizando os preparativos para a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1). A Bahia já recebeu 161 mil doses da vacina, que serão utilizadas na primeira etapa da estratégia de vacinação, que contemplará, entre os próximos dias 8 e 19, trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena. "A expectativa é que cerca de 170 mil pessoas sejam imunizadas nesta primeira etapa", revela Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, acrescentando que mais doses de vacinas chegarão nos próximos dias, a fim de atender toda a população alvo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já circula em 209 países. A proposta é vacinar os trabalhadores de saúde, de forma a garantir que esses profissionais estejam em condições favoráveis para atender às pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de adoecer e ter complicações decorrentes da doença.

Na Bahia, as equipes das diretorias regionais de Saúde (Dires) já foram treinadas para a realização da campanha e estão repassando as orientações para as equipes dos municípios, responsáveis pela operacionalização da campanha. As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo encaminhadas para as 31 regionais de Saúde, que se encarregam de distribuir os imunobiológicos para os municípios.

Estratégia

Para garantir que todos os profissionais de saúde sejam vacinados contra a Influenza A (H1N1), as doses serão disponibilizadas em todas as unidades municipais de saúde. Profissionais lotados em hospitais de grande porte terão acesso às vacinas no próprio local de trabalho. No caso da população indígena, a operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde - Funasa.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização explica que a estratégia nacional de vacinação contra o vírus influenza A se insere numa estratégia maior, de enfrentamento da pandemia, e que incluiu outras medidas, como o fortalecimento da atenção básica, a ampliação do número de leitos de terapia intensiva e o aumento do estoque de medicamentos para o tratamento da doença.

Em junho do ano passado, segundo a OMS, a disseminação do vírus H1N1 passou para a fase 6, ou seja, houve a disseminação da infecção em humanos, no nível comunitário, ocorrendo em diferentes regiões do mundo, situação que atende o critério para definição de pandemia. A partir daí, o Ministério da Saúde vem acompanhando atentamente a situação e se preparando para o enfrentamento de uma possível segunda onda pandêmica. Em 2009, na Bahia, foram notificados 1.370 casos de Influenza A, com 14 óbitos. Este ano, não houve, até agora, confirmação de casos no estado.

fonte: www.saude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário